saudações a toda a comunidade
Mantive um longo silêncio, como foi pedido á família PAX... Hoje venho aqui só para uma "breve" resposta, que pode ser considerada a 2 posts recentes: este e o de "despedida".
Em primeiro lugar: a história! Acho sempre importante escrever a história das coisas... mas a história, a verdadeira história, nunca é verdadeira! Acaba sempre por reflectir alguma visão de quem a escreve e, nestes casos de "guerras" acaba sempre por reflectir a visão dos vencedores.
Se os derrotados, ou presumiveis derrotados, querem q a sua versão da história seja conhecida... têm q fazer algo mais do que vir aqui anunciar que desistem e lançar suspeitas sobre o valor dos adversários!
Em segundo lugar: os heróis do passado! Confesso q me irrita um pouco vir aqui ler "loas e odes" aos grandes jogadores, que foram grandes durantes uns tempos, ... (há mt tempo) e desistiram um dia por qualquer razão que fosse..
Dá-me a sensação que isso quer transmitir que os jogadores que ainda cá estão - e são grandes agora - só cá estão porque esses jogadores de outrora desistiram, ou pq lhes cairam no colo aldeias, exércitos e sei lá que mais!
Nalguns casos pode ter sido assim... mas na maioria não foi: falo por mim, e por mts dos que conheço da PAX desde o início.
Nós estamos aqui desde o primeiros dias,
nós estamos em guerra constante desde os primeiros dias,
nós perdemos e ganhamos aldeias e batalhas desde os primeiros dias..
Nós estamos aqui desde sempre, desde a altura em que os Spydons, os Clementes, os Abraãoes, os SCPs e todos mais, eram grandes. A única diferença, é q cá continuamos!
Podem querer dizer que cá estamos porque eles desistiram.. eu prefiro pensar que eles (tb) desistiram porque nós cá estávamos!
Sinceramente acho q não é mt dificil ser grande, ser o "maior", durante 3 ou 6 meses.. Dificil é continuar aqui a atacar e defender ao fim de 2.5 anos!
Terceiro lugar: a PAX! vejo apontar mts razões para o sucesso da PAX... a diplomacia, a jogadas de bastidores, a sorte, as multiplas contas, as desistências do inimigo, a administração... etc, etc.
Para mim a principal razão para o nosso sucesso foi conseguir sempre manter a
coesão e a união, mesmo nos momentos mais dificeis. Saber resistir e saber reerguer... e saber das os golpes certos na moral do adversário! Aconteceu nas fases iniciais, qd por exemplo na minha Wing perdemos todo K56 (lembrar o Nufi!!) e acontece agora - há 2 meses - qd soubemos aguentar, com enormes perdas, a fronteira do K47/48.. para agora podermos avançar triunfantes!
E acho q foi isso que faltou aos nossos adversários: sempre que foram apertados, vacilaram, desuniram-se, desistiram.. e perderam! Em Janeiro aconteceu apenas isso: por mts razões acessórias q tenham existido, qd a Metal foi apertada, quebrou!
E é tudo!
Apenas desejo a melhor sorte para todos os q cá continuam, amigos ou inimigos... mas q ganhe sempre a PAX, evidentemente!