Guerra HF-, *HF* vs SMF, SMF*

  • Iniciador do tópico DeletedUser49961
  • Data de início
Estado
Não está aberto para novas respostas.

Deleted User - 2795198

Guest
Parece-me que a correcção é bem pertinente.
Como tem vindo a ser hábito, deixo as estatísticas de guerra da última semana, pois é isso que tem animado e muito este mundo.
Lado 1:
Tribos: -HF-, *HF*
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Última semana

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 132
Lado 2: 81
Diferença: 51

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 1,186,437
Lado 2: 752,912
Diferença: 433,525

chart


Boa continuação de jogo a todos!
 

Deleted User - 2795198

Guest
Cá venho apresentar as estatísticas da semana, a ver se se anima o forum
Lado 1:
Tribos: -HF-, *HF*
Lado 2:
Tribos: SMF, SMF²

Timeframe: Última semana

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 118
Lado 2: 123
Diferença: 5

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 1,001,624
Lado 2: 1,143,408
Diferença: 141,784

chart


Embora com equilíbrio de números, há como novidade um saldo de 5 aldeias para a SMF. Lógico que os amigos felizes vão tentar contrariar esta situação...
;)
Continuação de bom jogo a todos!
 

DeletedUser21491

Guest
Não sou de falar ou dar atenção ao forum externo mas isto é triste...

f0e4a81d38dd4a1bbfc299741e0654e8.png


Embora exista inimigos que respeite a 200% no outro lado do mapa e me divirta a jogar contra eles, também existe este tipo de jogadores que para além da carteira funda para nobres e muralhas, ainda tem que recorrer a medidas tão baixas quanto comprar contas e espiar o inimigo.

Faz parte do jogo sim (a parte dos espiões ;)) mas é triste ver um espectáculo destes pela tribo que mais tem conquistado e dado a volta no M44.

Bem haja,
Black
 

DeletedUser38279

Guest
Quando um Líder perde aldeias não há problema pois pode sempre restabelecer o nr de aldeias perdidas a comer internamente
 

Deleted User - 2795198

Guest
Não sou de falar ou dar atenção ao forum externo mas isto é triste...

f0e4a81d38dd4a1bbfc299741e0654e8.png


Embora exista inimigos que respeite a 200% no outro lado do mapa e me divirta a jogar contra eles, também existe este tipo de jogadores que para além da carteira funda para nobres e muralhas, ainda tem que recorrer a medidas tão baixas quanto comprar contas e espiar o inimigo.

Faz parte do jogo sim (a parte dos espiões ;)) mas é triste ver um espectáculo destes pela tribo que mais tem conquistado e dado a volta no M44.

Bem haja,
Black
Boas, Hoje é o dia em que costumo colocar as estatísticas semanais. Além dessas nesta semana colocarei igualmente as estatísticas de guerra desde o seu início, já que foi a semana em que se cumpriu meio ano de guerra. Todavia este post obriga-me a algumas considerações prévias, partindo do princípio de que a imagem tem correspondência à verdade:
1. Mais do que triste, acho inovador um espião ou alguém que "compra" uma conta entrar na mesma como sitter, uma forma de entrar que é visível pelos vários elementos da liderança "espiada". Dá-me impressão que a história tem mais elementos do que os constantes na intervenção.
2. Por mais do q uma vez e mais do q um jogador da SMF se refere aqui a "profundidade" dos bolsos do soutop. Além de achar lamentável pois reflete um espírito muito lusitano de inveja, é um tiro no pé. E porquê? pq o 2º classificado, o kirgonix (que agora tem um nick de um deus qq) tem uma diferença de 20 aldeias do soutop, pelo que a sua "profundidade) de bolsos deve ser bastante equivalente e não se vêem postagens do pessoal da HF fazndo referência a isso, que de resto nada tem de irregular. Gostava de uma vez por todas q considerações dessas ficassem de fora da discussão e cada um guarde a eventual inveja para si próprio.
3. Um adversário querer saber informações do outro lado, é comum. Quem passa informações ou faculta instrumentos para o efeito é que comete uma traição para com os seus companheiros. Acho estranho fazer a referência ao soutop e omiti-la quanto ao vosso ex-companheiro.
4. Mais do que fazer referência ao soutop, referes "é triste ver um espectáculo destes pela tribo" ou seja arrastas a tribo toda, querendo com isso branquear o empenho, desempenho e nível da actuação da HF nesta guerra. Acho isto verdadeiramente lamentável.
5. Outros factos que me deixam curioso é o teu post ser de dia 24 às 00:24 horas. Todavia, o eventual traidor está a sr conquistado por vós desde dia 22. Seria bom saber qd ocorreu a eventual situação. Alguém que n dá importância ao FE vir aqui, chutar um eventual print para o ar sem contextualizar... parece-me mais interessado em criar confusão do que em esclarecer situações.

Mas vamos ao que interessa. Fez esta semana 180 dias que nos declararam guerra. Desde a declaração de guerra até ao momento temos estas estatísticas:

Lado 1:
Tribos: -HF-, *HF*
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: 24/05/2016 08:40:00para23/11/2016 22:29:59

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 2,714
Lado 2: 1,128
Diferença: 1,586

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 23,980,872
Lado 2: 9,706,485
Diferença: 14,274,387

chart


Será que o soutop era sitter desde o início????

E agora as estatísticas da semana:

Lado 1:
Tribos: -HF-, *HF*
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Última semana

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 196
Lado 2: 78
Diferença: 118

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 1,789,532
Lado 2: 734,143
Diferença: 1,055,389

chart


Acho que a resposta em jogo se encontra dada!

Continuação de bom jogo a todos
 

Deleted User - 2795198

Guest
E vamos continuando, devagar mas parece q bem. Aqui ficam os números da última semana:
Lado 1:
Tribos: -HF-, *HF*
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Última semana

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 113
Lado 2: 47
Diferença: 66

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 1,023,810
Lado 2: 415,077
Diferença: 608,733

chart
 

Deleted User - 2795198

Guest
Mais uma semaninha animada, embora hoje a SMF tenha feito um coordenado interessante, que significa que a HF terá que melhorar um pouco mais algumas coisinhas, as estatísticas da semana aqui ficam, mostrando que continuamos a ser consistentes no dia a dia.

Lado 1:
Tribos: *HF*, -HF-
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Última semana

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 134
Lado 2: 73
Diferença: 61

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 1,270,370
Lado 2: 668,905
Diferença: 601,465

chart


Boas batalhas e bom jogo!
 

DeletedUser52235

Guest
O Carlos Serra está calado , mas está a festejar as aldeias que está a noblar no K44 :p . Aliás Pynuts com tudo o respeito, mas o Serrinha está a dar-vos das boas! É no que dá desafiá-lo ;) Agora nem mexem 1 dedo com ele.
LOOOOOOOOL. No K34 foi bem fácil o serrinha
 

Deleted User - 2795198

Guest
O Carlos Serra está calado , mas está a festejar as aldeias que está a noblar no K44 :p . Aliás Pynuts com tudo o respeito, mas o Serrinha está a dar-vos das boas! É no que dá desafiá-lo ;) Agora nem mexem 1 dedo com ele.
Ena! Fico feliz em ver alguém registar-se para trazer aqui um post meu de há 4 meses! Muito obrigado pela atenção!
Então o Serrinha está a dar-nos das boas? Fico impressionado! Na altura do meu post, o serra devia ter um saldo de conquistas de guerra que lhe era favorável em talvez 5 aldeias. No momento em que escrevo este post, fui ver e o saldo actual de guerra dele é de 47 aldeias, mas negativo... É impressionante a sova q estamos a levar, no que ao amigo serra diz respeito eheheheheheheeh
Vamos ver, a guerra está muito animada, é um facto. Mas no balanço geral, tem estado fortemente favorável à HF.
Para quem não sabe, no tempo da aliança entre a HF e SMF, havia uma linha que separava os continentes com terminação em 4 (34, 44, 54) onde não era permitido a HF conquistar dos continentes acabados em 5 (35, 45 e 55) onde a SMF não podia conquistar.
Aquando da traição já referida efectuada por um conjunto de jogadores (shinept, teu tio, lord rad, losty, locc e pelikan0), abriu-se uma excepção no sentido da SMF poder conquistar no K45 estes jogadores, já que era aliada e a situação criada era uma ameaça séria à HF. Ou seja, mantivemos a impossibilidade de conquistar nos K34, 44 e 54, mas permitimos algumas conquistas da SMF no k45.
Isto significa que tínhamos uma presença inexistente ou residual nos K34 e K44. Mesmo K45, a nossa dominância andar em valores em torno dos 60%, com a saida dos jogadores mencionados, que sairam para a PIB (agora SMF).
O que vemos agora, seis meses volvidos?
Indo aos mapas actualizados automaticamente que o Kirgonix fez a gentileza de colocar no forum
https://forum.tribos.com.pt/index.php?threads/mapas-atualizados-automatiamente.132991/
verificamos que a HF tem 61% de dominância no K34 (se somarmos a *HF* dará algo em torno dos 70%). No que respeita ao K44, a dominância situa-se nos 14%, tendo vindo a aumentar de forma consistente. No K45 estamos em 77% mas observando a *HF* e juntando deve andar em torno dos 85%.
Eu diria que não é nada mau, para uma tribo largamente minoritária e dada como perdedora à partida...
Esta semana, verificaram-se umas expulsões de ambas as partes. Estranhamente, na expulsão do membro da HF, era possível atacá-lo, ao contrário das expulsões do lado da SMF, que só quando forem bárbaras poderão ser conquistadas. Esta situação pouco usual, permitiu à SMF fazer conquistas fáceis a um inactivo, contando para as estatísticas de guerra. Já no que respeita à HF, vamos apenas conquistar bárbaras. Mesmo assim, os números de guerra são estes:
Lado 1:
Tribos: *HF*, -HF-
Lado 2:
Tribos: SMF, SMF²

Timeframe: Última semana

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 155
Lado 2: 158
Diferença: 3

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 1,440,496
Lado 2: 1,484,661
Diferença: 44,165

chart


Acho-os excelentes, dadas as contigências!!!! E vocês?

Boa continuação de jogo a todos. Para a semana há mais...
:D
 

marcos1998

Membro Ativo
Pontuação de reação
208
Podes ter a certeza que amanhã há mais! Alguém se deve achar inteligente :D Pensas que se nao conquistarmos os inativos , voces nao vao a eles? Essa tua técnica de nos tentar comer o miolo e pararmos de conquistar inactivos saíu-te mal , isso só se usa quando se tem 8 anos , nao sei se é esse o teu caso xD Mas nao é por tu andares para aí a dizer disparates que nos te vamos fazer as vontades , sim disparates ;) O Serrinha , se agora nao está a fazer nada (pelo que disseste é porque tudo o que ele faz , sai do dedo , como ele disse) e ele como o melhor líder do pt44 nao toma apenas da conta dele , nem corrupto é , Abreijos Do Jorginho ! :rolleyes:

SMF MELHOR DO PT 44

Se a SMF fosse a melhor do PT44, não tinha levado tanto nna cabela como levou com 70% do mapa, sabendo a necessidades dos mesmos em se fundirem com a PIB e fazerem deles carne para canhão!
Uns jogam tribos á séria, outros precisam de fusões, recrutamentos e derivados que servem exatamente para o mesmo, ganhar terreno facilmente ao invés de lutar por ele.

A SMF não passa de uma tribo fraca, com uma liderança e que fica muito longe da HF em todos os aspetos.
 
Última edição por um moderador:

Deleted User - 2795198

Guest
Podes ter a certeza que amanhã há mais! Alguém se deve achar inteligente :D Pensas que se nao conquistarmos os inativos , voces nao vao a eles? Essa tua técnica de nos tentar comer o miolo e pararmos de conquistar inactivos saíu-te mal , isso só se usa quando se tem 8 anos , nao sei se é esse o teu caso xD Mas nao é por tu andares para aí a dizer disparates que nos te vamos fazer as vontades , sim disparates ;) O Serrinha , se agora nao está a fazer nada (pelo que disseste é porque tudo o que ele faz , sai do dedo , como ele disse) e ele como o melhor líder do pt44 nao toma apenas da conta dele , nem corrupto é , Abreijos Do Jorginho ! :rolleyes:

SMF MELHOR DO PT 44

Ena, para um membro tão tão recente aqui no forum, já conseguiste dizer mais disparates que todos os teus companheiros juntos ao longo deste tempo! Os meus parabéns pelo record!!!!

Dizes que a SMF é a melhor tribo do PT 44, sendo a sua liderança também a melhor, ok, pode ser uma perspectiva. Mas diz-me, quais são os critérios?
É a tribo com maior dominância? Nesse caso é verdade.
É a tribo com mais pontos? Nesse caso também é verdade.
É a tribo que conquista mas bárbaras e inactivos? Neste critério também é verdade.
Os meus critérios são diferentes para definir a melhor tribo e a melhor liderança.
Estamos perante uma guerra decretada há mais de meio ano pela SMF, a tribo largamente dominante. Neste periodo, a HF tem aumentado a dominância, apesar da sua pequenez, tem um saldo largamente favorável em conquistas de guerra, Tem ganho território... Tudo contra prognósticos que nos fizeram (por algum motivo se diz que os prognósticos só no fim...). Este conjunto faz-me dizer que, de acordo com os meus critérios, a HF tem-se mostrado, até ao momento, indiscutivelmente a melhor tribo em presença no mundo, sendo que a sua liderança deve também colher os seus merecidos louros. Para mim, tem sido uma honra e um orgulho jogar com camaradas de tal valia!
E para que as minhas palavras não soem a ocas, como as tuas, que falas mas não mostras nada, deixo aqui uns números que suportam o que este miudo com 8 anos (garantidamente que os tenho e várias vezes) diz:

SITUAÇÃO DE CONQUISTAS DESDE A DECLARAÇÃO DE GUERRA:

Lado 1:
Tribos: -HF-, *HF*
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Para sempre

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 3,979
Lado 2: 1,971
Diferença: 2,008

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 33,450,783
Lado 2: 16,189,512
Diferença: 17,261,271

chart


SITUAÇÃO DE CONQUISTAS DESTE HÁ 3 MESES:

Lado 1:
Tribos: -HF-, *HF*
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Últimos 3 meses

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 2,106
Lado 2: 937
Diferença: 1,169

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 19,388,420
Lado 2: 8,531,280
Diferença: 10,857,140

chart


SITUAÇÃO DE CONQUISTAS NO ÚLTIMO MÊS:

Lado 1:
Tribos: -HF-, *HF*
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Último mês

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 674
Lado 2: 419
Diferença: 255

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 6,245,551
Lado 2: 3,872,441
Diferença: 2,373,110

chart


Se perante isto achas que a SMF é melhor tribo em jogo... lá saberás definir melhor tribo eheheheheh

Vá boa continuação de jogo a todos, que a coisa anda animada
;)
 

DeletedUser52235

Guest
O serra no lugar do blade20 já tinha apagado a conta à muito. Liderar é muito mais que enviar mps de vez em quando. Acho piada o serra colher os frutos e o old é que está a aguentar a tribo. Sim aguentar ( parece que a dominância está invertida ) . Um Bom Natal e tudo de bom pessoal. Abraço
 

DeletedUser38279

Guest
Fazer melhor é uma coisa...agora ganhar o mundo a todo o custo falhando com a palavra, dignidade já é outra.

Eu sei...estava perto dele e esquece, mal atacava... jogo é ZERO e sei que é o Dogs que segura isso tudo, se calhar sei mais da tua tribo do que tu :D
 

Deleted User - 2795198

Guest
Balanço da semana:
Lado 1:
Tribos: *HF*, -HF-
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Última semana

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 186
Lado 2: 80
Diferença: 106

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 1,704,146
Lado 2: 761,103
Diferença: 943,043

chart


Boas festas!
 

Deleted User - 2795198

Guest
Oh Jorge...!!! Francamente, não sabes ver arquivos? Então vou ter que te explicar uma última coisa...
Lembras-te de teres escrito isto há uns dias?

O Carlos Serra está calado , mas está a festejar as aldeias que está a noblar no K44 :p . Aliás Pynuts com tudo o respeito, mas o Serrinha está a dar-vos das boas! É no que dá desafiá-lo ;) Agora nem mexem 1 dedo com ele.

Hoje as estatísticas de guerra foram estas...

Lado 1:
Tribos: *HF*, -HF-
Lado 2:
Tribos: SMF², SMF

Timeframe: Últimas 24 horas

Total de conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 68
Lado 2: 16
Diferença: 52

chart


Valor de pontos do total das conquistas contra o lado oposto:

Lado 1: 621,152
Lado 2: 150,231
Diferença: 470,921

chart



Como pelos links dos arquivos que apresentei não consegues entender o que isto significa, sugiro que perguntes ao Carlos Serra (aquele que agora não mexemos um dedo com ele) quem é o vosso inactivo que anda a ser comido hoje....
;)

Vá considera esta explicação a minha prendinha no teu sapatinho.
:D
 

DeletedUser13929

Guest
Boa noite

Eu nao gosto muito de vir para qui lavar roupa suja...

Que a HF esta a ganhar nos stats esta sim senhor...

Ninguem vos tira o mérito eu próprio estou surpreendido com a vossa stats mas voces que sao jogadores de varios mundos sabem tao bem quanto eu que nao e as conquistas de inimigos que definem o vencedor do PT , mas sim a dominância, ela sim define o vencedor do PT, pelo que vejamos:

Neste momento temos em termos de Dominância :

SMF: +- 57%

HF: +- 39%

Fora as bbs que estão no nosso lado (nível geográfico), que também influencia e mt, mas nao vale a pena estar a dar uma de professor pois todos voces sabem.

Com isto apenas quero dizer que de um lado e do outro há bons jogadores como jogadores menos bons.A diferença e que de um lado há o poder económico e do outro nao. O jogo permite a compra de nobres diminuição de tempos etc...Cabe a cada um conforme a sua carteira os utilizar.Nada contra, apenas uma realidade.Quando vejo uma subida de uma muralha de 0 para 20 em segundos sim em segundos começa o jogo a perder a piada...Como disse, o jogo permite ponto final.

Em relação ao que foi dito anteriormente por jogadores eu nao prendo ninguém aqui na SMF todos são livres de mudar se nao estiverem bem aqui.(sei de quem falam nao sou tolo nenhum).Se algum vos disser isso esta a enganar..Sei de todas as tentativas de recrutamento da HF, nao falaria se nao soubesse...

Em relação ao que sucedeu no inicio deste mês acho um jogo muito sujo de parte de jogadores da HF...É a minha opinião. As acções ficam para quem as pratica... Se calhar e algo que voces (hf) e jogadores de outros pts fazem sem problemas nenhuns.. Algo que nao me lembro de ver em TW mas tb nao sou mt destas andanças, jogo para me divertir e sobretudo para fazer amizades..

Ja me alonguei demasiado, Um Bom Ano a todos.
 

DeletedUser38279

Guest
Tens ai muitas incongruências no teu discurso djof.
Tais como:
bons jogadores de ambos os lados? Certo há certamente mas se não houvesse mais do lado da HF esta guerra não duraria o que está a durar nem com os stats que estão, pois vamos imaginar o contrário ( a PIB ter se fundido com a HF e a HF ter vos dado facada ) e queria ver se ainda estava o mundo 44 aberto.
Falas de poder económico quando o top1 é vosso e de certeza que há ai pps para valer.
O jogo perde a piada quando a top1 vai fundir se com a top3 em que a top3 tinha um acordo com a top2 e isso sim...perde a piada, pois demonstra falta de carácter e embora isto seja um jogo, é um jogo em que se verifica os valores morais e éticos das pessoas e a palavra e lealdade é algo inquestionável.
Em relação a recrutamento não vou nem comentar pois vindo de vocês é ridiculo e acredites ou não, não trouxe certos jogadores para a HF simplesmente porque o blade20 não os aceitou, agora pensa o que quiseres e como é óbvio não irei mencionar aqui nomes pois não é a minha forma de "jogar", sim porque falando também se "joga".
Em relação ao que aconteceu ou virá a acontecer, porque ainda há cartas por jogar, acho abismal quando falam de jogadas quando vocês fizeram a maior parte delas portanto não se ressintam pois quando se fundiram vieram aqui peito feito como já tivessem vencido o mundo.

E não te esqueças que as bbs estão a desaparecer senão não estavam com essa dominância.


Boas entradas para ti Djof

EDIT: Se jogasses só para te divertir não tinham recrutado toda a tribo top1 quando o acordado era terminar a PIB e ir para a guerra final, jogaram para ganhar fácil isso sim.
 

DeletedUser13929

Guest
Respondendo apenas aos teus comentarios:

bons jogadores de ambos os lados? Certo há certamente mas se não houvesse mais do lado da HF esta guerra não duraria o que está a durar nem com os stats que estão, pois vamos imaginar o contrário ( a PIB ter se fundido com a HF e a HF ter vos dado facada ) e queria ver se ainda estava o mundo 44 aberto.

Acho que ta ela por ela...O ''Se´s'' e complicado...As oportunidades surgem cabe-te a ti as agarrares, ou lutares por elas. Se eu fosse milionário tinha mais que fazer que estar no TW. Mas como nao sou vou andando por aqui.

Falas de poder económico quando o top1 é vosso e de certeza que há ai pps para valer.

Mas eu nao falei de top...se estao la nao e a farmar de certeza...Como disse o jogo permite a compra de nobres cabe a cada um ....etc. etc...

O jogo perde a piada quando a top1 vai fundir se com a top3 em que a top3 tinha um acordo com a top2 e isso sim...perde a piada, pois demonstra falta de carácter e embora isto seja um jogo, é um jogo em que se verifica os valores morais e éticos das pessoas e a palavra e lealdade é algo inquestionável.

Apenas posso falar da minha postura no jogo...sempre fui e sempre serei leal aos meus princípios...quer seja no jogo que seja na vida real.

m relação a recrutamento não vou nem comentar pois vindo de vocês é ridiculo e acredites ou não, não trouxe certos jogadores para a HF simplesmente porque o blade20 não os aceitou, agora pensa o que quiseres e como é óbvio não irei mencionar aqui nomes pois não é a minha forma de "jogar", sim porque falando também se "joga".

Como disse e volto a dizer sei do que falo...tb sei de jogadores que nao quiseram ir para alem das propostas...E tambem sei que continuas no jogo...no TW claro...em outos mundos certamente...;);););)

Em relação ao que aconteceu ou virá a acontecer, porque ainda há cartas por jogar, acho abismal quando falam de jogadas quando vocês fizeram a maior parte delas portanto não se ressintam pois quando se fundiram vieram aqui peito feito como já tivessem vencido o mundo.

Eu jogo sempre com o barralho todo nao deixo carta para tras...Mas também te posso dizer houve mt contratação em Agosto...Podem vir aqui dizer que nao etc...Que isso para mim é para o lado que eu durmo melhor!!!


Um Boa noite
 
Última edição por um moderador:
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Topo