[GUIA Parte 1] Lideranças modernas.

  • Iniciador do tópico DeletedUser50079
  • Data de início

DeletedUser50079

Guest
J8BzyoF.jpg

Boas comunidade do TW

Hoje trago um guia, um guia explicando como se deve liderar uma tribo nestes tempos modernos.

Sinceramente, não sou um bem líder bem sucedido, sempre procurei aprender com as minhas falhas, e diferente de muitos líderes eu não procuro somente o fecho do mundo ou o top 1. Eu procuro falhar, pois com os erros vou-me tornando cada vez melhor, e sim, aprendi muito na minha vida pessoal liderando no jogo.

Eu digo, nenhum homem bem sucedido lhe passará a formula do sucesso, mas um homem que realmente queira ensiná-lo contar-lhe-á sobre os seus fracassos.

Falando nisso, vocês sabem a tão famosa e bem sucedida fórmula da Coca-Cola??

Lembre-se que isso é um guia, não um tutorial e muito menos um passo a passo. Cada mundo é um mundo, espero que absorvam o que eu aprendi e moldem conforme as vossas necessidades


Índice - Os pilares da liderança moderna:​




1. Introdução - Criei a minha tribo, e agora?! (Primeira Parte)
2. Valores e estímulos; Criando um bom clima (Primeira segunda Parte)
3. Resolvendo e evitando problemas. (Segunda Parte)



Introdução - Criei a minha tribo, e agora?


Huguito, porquê está ali escrito liderança moderna? Qual é a diferença de se ter liderado há cinco anos atrás e liderar hoje?

Um líder hoje precisa de qualidades, valores e atitudes que antes não eram tão precisos. Assim como todo o equipamento, serviço ou produto precisam de ser atualizados, melhorados e repensados, um líder também precisa.
Eu costumo dizer que o líder é aquele acabamento final, aquela tinta metálica que se passa em cima de um carro no seu processo de produção, dando-lhe o toque final.

Liderar hoje torna-se mais complicado pois com os diversos anos de experiência, tutoriais, dicas e guias que estão disponibilizados na internet os jogadores tendem a pensar que sabem tudo, que são melhores sozinhos, que conseguem ganhar um mundo sozinho. Essa é a realidade do tribalwars português (não digo dos outros servers, pois não estou em outros servidores), os jogadores estão cada vez mais egoístas.
Ao criar a tua pre-made ou a recrutar no mapa, tens que ter a noção de que começarás a lidar com pessoas, e não há nada mais difícil do que lidar com o ser humano.

Da mesma forma que sabes que os teus membros são pessoas, também deves saber que estas pessoas têm vida, obviamente, estudam, trabalham, comem e fazem tudo o que tu fazes - a não ser que sejas patrocinado pelo tribalwars e vives só disso – deves lembrar-te também, que as pessoas tem emoções: ódio, felicidade, tristeza... entre outras.

Portanto saibam que para muitos, ou para quase todos, tribalwars não é nada mais do que DIVERSÃO, uma escapatória da dura rotina que passamos. E convenhamos, ninguém gosta de ser obrigado a fazer algo no seu trabalho ou em casa, muito menos num momento de diversão, num jogo.


"O mais importante ingrediente na fórmula do sucesso é saber como lidar com pessoas"
Essa é uma frase que gosto muito, de umas das pessoas que eu gostaria ter honra de conhecer. Theodore Roosevelt, sou suspeito para falar, sou fã e leio tudo o que posso sobre essa pessoa. Com certeza alguém que gostaria de liderar deve conhecer um pouco de T. Roosevelt.




Agora sabemos que devemos ser cautelosos a lidar com pessoas.


Huguito, criei a minha tribo, por onde começo?

Eu, ao criar uma tribo acredito que tenho 40 dias para “montá-la”. Muitos dizem que as tribos não se formam no começo do mundo, nos 2 primeiros meses, eu digo e afirmo com todas as letras I S S O É M E N T I R A, tu como líder, tens como principal função conhecer a personalidade de todos os jogadores da tribo antes de iniciar uma guerra, antes de estabelecer metas, objetivos ou qualquer outra imposição. Como podes enfrentar um inimigo, se não te conheces a ti mesmo?!

SE TIVERES COM PREGUIÇA DE LER O GUIA INTEIRO, TOMA ATENÇÃO E GRAVA O QUE VOU DIZER AGORA;

A verdade é que muitos líderes perdem tempo moldando metas de tropas, edifícios e pontos a fim de tentar determinar como aquele grupo de jogadores devem jogar e esquecem de moldar a tribo de acordo com a qualidade do conjunto que ela tem. POR QUE DIABOS, tu, que és líder, queres fazer um jogador que se destaca ofensivamente a fazer muitas defesas só para permanecer na tribo? Porque definiste aquilo como meta?! Não seria melhor estimular aquele jogador na sua qualidade, na maneira que ele gosta, que se diverte a jogar?! Porque obrigar aquele jogador, aquela pessoa a “divertir-se” de uma forma que para ele não é divertida?!


Pense lá em cima!!!
Diplomacias, muitos condenam, falam que tribos que querem vencer mundos não fazem diplomacias, isso é ultrapassado também e eu vos digo;


Façam diplomacias!!! Manipulem-nas! Aliás, não é um jogo de guerra?! E o jogo de manipulação está presente nas nossas vidas, desde de quando ligamos a TV até quando temos receio de fazer algo. Mas não confundam, manipulação com perda dos seus valores, coisa que falarei mais para a frente. Manipulem-nos sem perder o respeito, aliás, precisaremos de outra tribo para fechar o mundo, precisaremos de uma tribo amiga para nos ajudar na jornada. E como teus aliados, conhece a tua tribo e a tua aliada, afim de saber como aproveitar tudo aquilo que tens.

Qual é a hora certa de fazer uma aliança? Não sei, não é algo universal. Deve ser a altura que de facto entra o factor talento de um líder.




Valores e Estímulos; Criando um bom clima.


"0 próprio Deus, senhor, não
se propõe julgar o homem até o final dos seus dias
Por que o faríamos, tu ou eu?"
Frase retirada do texto: Father Forgets



Eu gostaria de explicar o motivo pelo qual não devemos julgar as pessoas na vida, seja num jogo ou em qualquer lugar... NÃO JULGUES, NÃO CRITIQUES, NÃO CONDENES, NÃO RECLAMES, NÃO SEJAS VINGATIVO. Talvez eu tenha aprendido isso tarde, da pior maneira, queria muito ter aprendido isso na altura da escola. E queria muito pedir perdão àqueles que julguei.
Isso pode parecer muito complexo para alguns, eu poderia realmente explicar, mas não entrarei em detalhes da vida, focarei tal conceito no jogo, na liderança no tribalwars.

Poderia também citar diversos valores aqui para vocês todos; mas sem fugir do tema, tribalwars, deixarei somente esse: não julgue.
Sabes porquê? Porque tu quando criaste a tua tribo sabias que estavas a lidar com pessoas que queriam apenas divertir-se, sair das suas rotinas.

Não aponte o dedo na cara dela a dizer que está errada, afinal, é só um jogo, não é?! E todos erram, ajudem as pessoas não as julguem.

PACIÊNCIA, preciso falar desse valor?


Vou citar um exemplo simples;


Sabes quando fazemos aquele pedido de apoio e quase ninguém responde nem o envia?! FICAMOS COM AQUELE ÓDIO, mas um dia pensei, o que será que eu estava a fazer de errado? O que levaria uma pessoa a não enviar o apoio?


Foi aí que pensei; talvez eu tenha pedido mal.

Agora mostro para vocês dois exemplos, o primeiro de um líder que não leu esse guia, o segundo de um líder moderno, os mesmos fazendo um pedido de apoio através de uma mensagem coletiva.


Final da 1º Parte
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser50079

Guest
2º Parte

2º Parte


1º - O líder que não leu o guia.

" ESSA É UMA MENSAGEM COLETIVA,

QUERO TODOS A ENVIAR APOIO PARA O JOÃO, QUERO QUE ENVIEM 10 LANCEIROS E QUEM NÃO ENVIAR EU VOU KIKAR MESMO, NÃO QUERO SABER, VOCÊS TEM QUE APRENDER A JOGAR ISSO, NÃO TOU PRA BRINCADEIRAS, VAMOS PERDER ESSA ***** DESSA GUERRA POR CULPA DE TODOS QUE NÃO ENVIAM A PORCARIA DO APOIO."


2º - O líder moderno

" Essa é uma mensagem coletiva para toda a tribo

Pessoal, estamos a sofrer ataques no norte, o João está a tentar segurar para que os inimigos não desçam porém após segurar uns ataques o mesmo ficou fraco de tropas e está a precisar de ajuda, podemos ajudá-lo de qualquer maneira, a quem está sem muita ação e não está a receber, ataques uma quantia de 2000 lanceiros seria excelente para ajudá-lo, quem estiver em situação mais complicada enviem um pouco menos, mas enviem. Vamos ajudar nosso amigo que já nos ajudou quando teve a oportunidade, espero ver todos os apoios a ir através do compartilhamento de comando, e lembrem-se que estou de olho em tudo! "


O primeiro exemplo parece forçado?! Mas eu juro que já vi muito disso, vamos lá, envolve um pouco de psicologia.
Lendo o pedido de apoio do 1º Líder pensei: Vou enviar apoio só porque ele quer?! Ele manda em mim? Quem é João mano?! Estou só a jogar e ele quer que eu mande a apoio só porque ele está zangado? Ele coloca o valor para 2000 lanceiros, eu nem tenho isso... Ele que me kike então! Eu sinceramente pensaria assim, se tivesse muitos amigos na tribo, enviaria o apoio, porque sei que é importante, talvez pela experiência... mas há gente que não sabe a importância.


O segundo exemplo, já vi muitos líderes assim, que realmente estimulam a enviar; primeiro ele informa onde estão a ocorrer os ataques, informando toda a tribo de onde a troca de ataques está a acontecer, segundo ele informa que o João está na luta pela tribo (odeio apoiar moitas). Ele pediu para que aqueles que estavam numa zona com menos ação que enviasse 2000 lanceiros, e aqueles que estivessem em situação mais complicada mandassem o que pudessem, mas que enviassem para que o norte não fosse perdido, foi uma obrigação? Não... foi um pedido gentil, sem massacre de autoridade e no final ele joga uma pressão falando que está de olho, é melhor do que dizer que vai kikar o jogador. Certo?

Sabes o que o líder moderno fez? MANIPULOU, sim. Esse tipo de manipulação que é o correto, tanto para as diplomacias como falei em cima, como para estes pedidos.

Não dizendo que o líder 1 não é funcional, mas atualmente não é o mais adequado para liderar jogadores que se querem divertir.

Não sei se fui claro a descrever, mas para mim há uma grande diferença, para mim isso são os valores que os lideres deviam ter. Como já disse, poderia citar outros, mas creio que a base para tribalwars seja essa. O resto vou deixar que vocês mesmos desenvolvam com a experiência.


"Magoar as pessoas não, apenas não as modificam, como jamais as despertam para suas atividades."
Essa frase lembro de ter visto em algum livro, anotei, infelizmente não me lembro de quem era e não achei no google.


Estimular os jogadores... hm, vi muito poucos fazendo isso..

A verdade é que 98% dos líderes que vi no tribalwars (e na vida também) não buscam isso, buscam apenas resultados.
Estimule seus jogadores, os elogiem em "público" quando o mesmo fizer algo que contribua para toda a tribo, elogie-o, converse com ele, não responda suas mensagens somente com um "ok", pergunte para seus membros o que eles acham da tribo, como eles se sentem, os faça abrir para ti, faça eles te verem como um amigo, e não somente como líder. A verdade é essa, tu és apenas um membro que estimula o restante, eu costumo dizer: esquece a palavra líder.





Resolver e evitar problemas

"Quando tu discutes, inflama-se e contradiz-se; pode, algumas vezes,
Conseguir uma vitória; mas será uma vitória sem proveito porque nunca contará com a boa vontade do seu oponente"


Para encerrar o guia, este último assunto.


Foi aqui o erro mais crucial que tive no último mundo que tentei liderar. Exatamente nesta frase, eu quis discutir, quis falar que estava a fazer um bom trabalho. Nunca caí da minha liderança e nem fui contestado, sabes porque? Porque eu sabia onde eu estava a ir, e deixava bem claro para onde eu estava a levar os meus companheiros de tribo. Todos sabiam o motivo pelo qual eu tomava X decisão, nunca escondas o motivo para tal decisão, deixe seus companheiros saberem o que estás a fazer, mesmo que prefiras esperar um tempo para explicar os motivos, explica.

Admite os teus erros quando errares, poderia acrescentar nos valores, mas deixarei aqui, sempre que errares admite os teus erros. Explica à tribo porque tu erraste, pede sugestões, isso é uma tribo.


"Cada homem que encontro
é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender
dele".
Também tirei de um livro, não me lembro de quem é essa frase, podes acrescentar isso no que eu disse sobre aliados acima, manipule certo e terás conhecimento a mais.

Sinceramente, resolver problemas no tribalwars é a coisa mais fácil que um líder pode fazer, se tudo der errado resolva no machado!

Só quero passar a mensagem, conheça o seu elenco, admite os teus erros e a solução dos teus problemas será resolvido com mais facilidade, aliás, é só um jogo.

 

DeletedUser42045

Guest
Um Lider antes demais tem de se adaptar.
Ex: Lidero o pt33 de uma forma e o pt36 de outra.
Tudo depende das pessoas, há jogadores que gostam de ser espicaçados e outros que acusam a pressão.
Ou seja nós temos primeiro de estudar o tipo de pessoas que a tribo tem mas uma coisa que não pode faltar é o respeito pelo trabalho de um Lider, seja top1 o jogador ou top1000. Muitas vezes os exemplos advêm de cima e se virem que o top1 da tribo é kickado por não respeitar algo então ganha se o respeito e os restantes jogadores vêm que as regras são para todos ( isto é um exemplo )
Algo que não pode faltar é sempre frases motivadoras essencialmente quando surgem adversidades, isto é um jogo psicológico e um jogo bastante complexo devido à panóplia de situações adjacentes ao jogo tais como: idades, feitios, personalidades e se souberes gerir isto tens meio caminho andado para a vitória final! Não esquecer que os Lideres indicam o caminho mas quem o trilha é a tribo.

Podes ter um bom leque de jogadores e não teres pura e simplesmente aptidão para ser Lider pois a meu ver o ser Lider já vem um pouco da pessoa em si.
E podes ser um bom Lider que com jogadores medianos e uns sprinters e fazes uma tribo top pela sua dinâmica e pelo factor estratégico.

Um bom Lider não se baseia apenas na motivação como tentaste demonstrar, ajuda mas não é o único factor, pois a estratégia também ajuda e de que maneira e se fores um bom estratega saberás que a tribo irá respeitar o caminho que queres que a tribo siga, mesmo que alguns pensem que seja suicida eles seguem.

Isto é apenas a minha singela opinião mas o ser Lider é algo mais complexo que isto

Mas tenho de te dar os parabéns que tens ai excertos muito bons! Embora como frisei não resultam com todos como é óbvio
 

DeletedUser35906

Guest
Quem ler aprende,mas é como diz o carreiras,de uma certa forma a linha tem de ser traçada,nao se pode seguir sempre a mesma,há que adaptar as necessidades e nao só.
Bom jogo
 
Topo