Em análise... Ideia - Liga mensal de speeds

duck that quacks

Membro Conhecido
Pontuação de reação
344
Para manter a atividade no servidor constante tive a ideia de uma liga recorrente que existiria com periodicidade mensal.
A cada mês, 5-10 rondas seriam aleatoriamente selecionadas para contarem para a liga mensal (excluindo rondas com uma duração superior a 6 horas e rondas noturnas).
Nestas rondas, haveria um sistema de pontos, que seriam depois atribuídos aos jogadores, algo semelhante ao torneio do rush que era

1º Lugar: 10 Pontos
2º Lugar: 7 Pontos
3º Lugar: 5 Pontos
4º Lugar: 3 Pontos
5º Lugar: 1 Pontos

Com isto, seria determinado um leaderboard de jogadores desse mês (estar a considerar todas as rondas era um bocado de mais porque pronto ninguém joga todas as rondas e estar a considerar apenas uma ronda específica seria injusto para as pessoas que não jogam tão bem nesse tipo de rondas).

Determinado o leaderboard não tenho muito bem a certeza do que aconteceria, mas eis algumas ideias :

- Os jogadores no primeiro e segundo lugar jogariam juntos contra o primeiro e segundo lugar do mês seguinte. Os vencedores desse 2v2 iriam jogar contra o top2 do mês depois, e por aí a diante. As configurações da ronda do 2v2 seriam decididas pela equipa que ganhou no mês (por exemplo, no segundo mês as configurações seriam decididas pelos vencedores do segundo mês). Estas rondas seriam moderadas e se possível até teriam os jogadores participantes a partilhar o ecrã com um admin, para garantir que tudo está legal. Rondas sempre de 3h. Seria ainda mais engraçado se existisse algum tipo de livestream (com delay) ou gravação destas rondas para depois poderem ser vistas por todos. Para os vencedores do 2v2 existiria um prémio a determinar pelos admins.
- Dentro do leaderboard mensal, existiriam duas equipas de 3, compostas uma pelo primeiro lugar, quarto e sexto, e outra pelo segundo lugar, terceiro e quinto.
Estas duas equipas jogariam 3v3 e decidiriam as configurações da ronda entre eles. Se não fosse possível chegar a uma decisão nas configurações da ronda, seriam as da ronda Duplas. O resto seria igual ao acima.

Vantagens e notas do primeiro - seria um bom teste para os jogadores que ganharam no mês anterior para ver se se adaptam a todo o tipo de configurações, visto que não são eles a decidir as mesmas. Por esta mesma razão, seria dificil existir sempre uma equipa consistente e se existisse seria merecido por se terem de adaptar a configurações em teoria preferidas pelos adversários. Os jogadores do mês anterior poderiam participar das rondas elegíveis para a classificação do mês seguinte mas
1) Não contariam (por exemplo, se o jogador em segundo lugar já tiver estado em segundo lugar no mês anterior, constitui a equipa vencedora do mês o primeiro e o terceiro lugar)
2) O jogador poderia decidir abandonar a pessoa com quem tem jogado até aí e jogar com a pessoa com quem ficou nesse mês (por exemplo, o segundo lugar ganha o mês e já era vencedor do mês passado, pode escolher não jogar com a pessoa que também venceu no mês passado) MAS o jogador do mês passado pode escolher qualquer outro jogador com quem jogar contra os vencedores do mês.

Vantagens do segundo - não seria tão complexo como o primeiro. obrigava os jogadores que participaram em outros meses a se manterem ativos durante as rondas elegidas para contar para a classificação mensal, enquanto que na primeira ideia não é preciso, pois os jogadores vencedores do mês anterior iriam jogar com os do mês presente.

Penso que é uma ideia interessante, a existência deste torneio não impossibilitaria a existência de outros e pelo facto de ser recorrente traria maior atividade ao servidor.
 

Tastic

Speed Admin
Membro da equipa
Pontuação de reação
644
Boa tarde,

Iremos analisar a sugestão.

Com os melhores cumprimentos
Nuno
 

duck that quacks

Membro Conhecido
Pontuação de reação
344
Queria também adicionar outra coisa
Pontos por OD, pois também são bastante importantes.
1º Lugar: 5 Pontos
2º Lugar: 3 Pontos
3º Lugar: 1 Ponto
 

estaramos

Novo Membro
Pontuação de reação
5
Copiando parte da ideia que o shoopieparpz escreveu em cima, seria interessante ter um torneio novo no .pt

Em vez do esquema que tem sido habitual de rondas privadas 3 vs 3 ou 5 vs 5 entre tribos (que fazem falta para o pessoal mais experiente), um campeonato com 15-20 rondas em que o top 1, top 2, top 3, top 4, top 5 etc.. teriam uma determinada pontuação (120-60-30-20-15-10-5 pontos...), com a existência de vários rankings, na categorias pontos, odd, oda, semelhante ao ciclismo. Seria possível incluir a categoria tribos, mas acho que essa categoria iria colocar em causa o resultado das restantes categorias, o objetivo seria fazer algo diferente do habitual, mais voltado para a componente individual.

Desta forma. os combates que existiriam seriam previsivelmente entre adversários diretos, top 1 - top 2 - top 3, entre top 4 e top 5, jogadores só a rushar oda, outros só a rushar odd seria algo interessante de se ver, talvez mais interessante do que um torneio entre os 3-5 melhores jogadores do servidor em tribo a lutarem contra outros 3-5 jogadores que se juntaram mas que previsivelmente não têm a mesma capacidade, com um desfecho mais previsível e menos emocionante (se fosse um torneio .pt seria isto que aconteceria, internacionalmente já existem mais equipas e mais competitividade).

Esta forma de torneio será sempre a mais justa e inclusiva até mesmo para captar iniciantes para as rondas speed, seria uma forma de terem uma forma de jogar um campeonato com os melhores jogadores sem serem automaticamente dizimados, os melhores jogadores teriam outros adversários e outras prioridades.

Fica a ideia e a sugestão.
 

duck that quacks

Membro Conhecido
Pontuação de reação
344
Aqui já houve um torneio semelhante, o do rush, foram feitas 30 rondas uma cada dia do rush e foram sendo atribuídos pontos aos jogadores.
Foi bom, como primeiro torneio, mas acho que estes sistemas de pontos têm várias falhas, por exemplo :
- Falham a determinar um verdadeiro vencedor. A verdade é que, em rondas públicas, é impossível fazer com que os jogadores não conspirem de qualquer forma mesmo que menor, por exemplo, é impossível evitar alianças e PNA's. Isso viu-se nesse torneio, houveram muitas vezes em que jogadores nem jogavam pela classificação, mas sim para mandar outros jogadores para baixo, vindo com outros 2 ou 3 amigos. Com isso, alguém que esteja a tentar competir para primeiro lugar pode-se sair prejudicado porque por exemplo correu-lhe melhor a ronda anterior e por isso várias pessoas o decidem atacar na próxima.
Não é um verdadeiro determinante de quem tem mais qualidade ou nível.
- A quantidade excessiva de rondas nesse caso não foi assim tão chato, por ser uma ronda de apenas 1 hora. Mas, mesmo assim, nem toda a gente vai sempre conseguir participar em todas, o que faz com que fiquem logo atrás comparado a jogadores que consigam jogar todas.

O melhor estaria em rondas privadas de 3v3 ou 5v5 mesmo, pois nessas existe sim uma forma de determinar quem claramente joga melhor. Em rondas públicas, nem tanto. Mesmo que as diferentes tribos não estabeleçam nenhum tipo de relações umas com as outras, o mapa vai sempre determinar quem é mais atacado (por exemplo, quem está numa posição mais central está mais sujeito a levar ataques de todo o lado), logo é muito difícil chamar isso de realmente "competitivo".
 
Topo