Lideranca de tribo / respeito !

Pontuação de reação
10
Ao se falar em liderança no Tribal Wars, pensa-se sempre em generais, comandantes, marchais, que são jogadores com experiência em criar tribos ou administra-las, mas que em geral esquecem-se de alguns princípios básicos na construção de uma tribo que todos respeitam :

Uma tribo tem de ser respeitada pelo seu poder de defesa das aldeias que estão sob sua protecção;

Explicando: Recrutar é óptimo, mas quando se recruta sem verificar parâmetros como distância da aldeia em relação as outras e pontuação, o que se está fazendo é simplesmente amontoar aldeias que darão pontuação inicial a tribo, mas que em breve também amontoarão problemas para o Líder, pois se ele não verificou a distancia da aldeia em relação a protecção necessária em caso de ataque, o que vai acontecer é que em breve a aldeia irá postar muitas mensagens e relatórios de ataques, sendo que a maioria das aldeias estarão muito distantes para oferecer uma ajuda adequada e a tempo.

Este problema é muito comum: Uma aldeia posta uma relatório de ataque que irá sofrer e cujas tropas do atacante chegará em 3 horas.

O Líder da tribo manda uma ordem para a tribo: MANDEM SOLDADOS PARA A ALDEIA !!
E começa a festa !! Ou o suicídio militar !!

Antes de enviar tropas, é absolutamente necessário saber quem é o atacante..mandar espiões, pegar o relatório e verificar o que ele tem de recursos, pois pela forma como a aldeia é construída, dá para ter ideia se ele tem atitude mais ofensiva ou mais defensiva.

Além disso, pela pontuação pode-se pelo menos ter uma ideia de como o atacante age !
Como exemplo: atacante tem 3 aldeias com 14 mil pontos, sendo que todas tem mais de 4 mil pontos. Pelo relatório dos espiões, a aldeia principal tem recursos de ataque maximizados.
Este atacante vai usar Cavalaria e tropas fortes contra a aldeia que deseja atacar.
Portanto, o Líder que mandar as aldeias da Tribo enviarem soldados para a aldeia que será atacada estará enviando provavelmente centenas ou milhares de soldados para o suicídio, pois vão se deparar com uma tropa de Cavalaria Leve e Pesada, além de provavelmente centenas de aríetes e Arqueiros a Cavalo.

As chances de derrotar um oponente deste porte é de 0,000000000000000000000000000001% (ou menos) se o Líder mandar que as aldeias mandem somente soldados ou não organize a defesa de forma consciente. Falo isso pelas dezenas de relatórios que já vi com problemas deste tipo.
Como Líder, deve-se verificar pelo menos alguns dos itens abaixo:

* Mandar espiões.
* Verificar Tendência da Aldeia (se ataque ou defesa)
* Verificar Pontuação entre atacante e atacado
* Verificar Distância entre as aldeias
* Verificar a Tribo do atacante.
* Avisar a Diplomacia imediatamente para entrar em contacto com o atacante ou sua tribo.
* Verificar as alianças que têm próximas da aldeia que está para ser atacada.
* Verificar as aldeias da tribo que estão no quadrante da aldeia que será atacada.

Baseado nas informações obtidas, com certeza o Lider terá como dar uma resposta satisfatória para a aldeia atacada e para a tribo que deverá saber o que está acontecendo e o por que do envio de determinado recurso (C.V / C.P / A.C / Aríetes / Catapultas / etc.).

Após receber o primeiro ataque, ganhando ou perdendo, todos ficarão satisfeitos com a liderança que fez o que estava ao seu alcance para proteger a aldeia.

Depois do primeiro ataque, já sabendo o que é necessário, o Líder saberá exactamente o que deve ser feito para resolver de vez o problema, entre outras soluções teríamos:

* Movimentar as tropas da aldeia atacada para outra aldeia da Tribo, para não perder mais soldados, enquanto resolvem sobre o que deve ser feito.
* Diplomacia com as aldeias próximas que fazem parte de Pactos de Alianças ou PNAs
* Envio de recursos para as aldeias da tribo que estejam próximas para que possam ajudar na criação de soldados. Fazendo isso por exemplo, muitas aldeias podem mandar recursos para duas ou 3 aldeias próximas e todas farão tropas que serão depois transferidas em apoio para a aldeia atacada.
* Ataque sistemático na aldeia atacante. Ou seja, contra-ataque maciço, já sabendo as armas que a atacante tem pelos relatórios.

Enfim...

Podemos ficar aqui discutindo dezenas de possibilidades de estratégias de defesa e ataque .
Mas minha intenção criando este tópico é apenas alertas que ser Líder é uma imensa responsabilidade.

Conheço lideranças de várias tribos que simplesmente deixam a aldeia ser invadida sem fazer nada ou então dão a ordem a toda a tribo de que todos devem enviar soldados ê aldeia atacada, sem critério nenhum, sem ver relatórios, sem comentar o ocorrido com a tribo toda..
A aldeia coloca um aviso no fórum da tribo : "ESTOU SENDO ATACADO!!" !! e recebe de volta uma mensagem logo abaixo do Líder : "Todos devem enviar soldados para a aldeia".. e pronto !! Está feito o trabalho de Líder !!

Não !! Não está !!

Ser Líder é TENTAR saber: O que ? Como ? Quando ? Onde ? Por que ? Para que ? Quantos ? Quem ?

E, claro, se o Líder não tiver uma Bola de Cristal para ver o futuro, basta se esforçar e esclarecer a tribo de tudo que está acontecendo e o que deve ou pode ser feito, baseado no seu conhecimento e no conhecimento das outras lideranças que compõem a Tribo. Afinal, nenhum Líder é uma ilha !!

Mais importante do que ganhar todas as batalhas é um Líder se mostrar consciente da força e das fraqueza de cada aldeia que compõe a Tribo a qual ele lidera.

Escrevi este tópico baseado em dezenas de relatórios que já li de aldeias sendo invadidas sem que a liderança tenha feito nada ou quase nada para resolver o problema.

É terrível ver uma aldeia postando relatórios desesperados de perda de recursos, soldados e lealdade e depois de alguns relatórios, a última mensagem é : "Perdi minha aldeia".

Para ser Líder, basta ter uma Tribo e mais um membro.
Mas para ser um Líder respeitado é preciso ser consciente e respeitar a todos que acreditam na sua liderança.

3634746135_a0ae6e8bfe.jpg
 

DeletedUser

Guest
concordo plenamente com o que disseste
outro bom tópico
mais uma vez parabéns!!!:D:D
 
Topo