[Tutorial] Inicio de uma tribo

  • Iniciador do tópico DeletedUser47373
  • Data de início

DeletedUser47373

Guest
Antes de mais vou falar um pouco de mim, eu jogo desde 2009 com um grande amigo meu e com experiência do M3 (BigFernas caso haja ai alguém do M3 ou curioso em saber) e depois de longos tempos fora voltei para o M36, e uma coisa que sempre me ensinaram desde cedo foi a ter organização quer nas aldeias quer nas tribos pois então decidi fazer este tutorial para ajudar alguns jogadores que não sabem muito bem que fazer no inicio de cada mundo (em relação as tribos) ou então quando montam/constroem uma, pois desde que entrei neste Mundo tenho visto muitas tribos a não conseguir avançar no caminho certo.

Vou dizer umas coisas (longas) que na minha opinião são importantes se querem ir longe no jogo enquanto lideres da tribo ou algum cargo importante (diplomatas, generais, etc...):

- Membros
Os membros devem ser principalmente activos (e acreditem que por vezes a tribo parece movimentada mas nem por isso), membros dispostos a ajudar e não a entrar na tribo por causa dos pontos da mesma e pensarem que estão protegidos dos "vizinhos". É preciso membros que entendam a lógica do jogo e que saibam o que estão a fazer para contribuir para o futuro da vossa tribo, é bom que saibam comunicar e que tenham acima de tudo um bom relacionamento com os restantes membros de maneira a criar união na mesma. Membros que vão de longe a longe ao jogo, que comunicam 0 com a tribo e que pouco contribuem para o desenvolvimento da mesma, são jogadores que não vão querer ao vosso lado na guerra.

- Diplomacia
É preciso ter cuidado com as guerras que criam e com o que fazem pois nem sempre podem aguentar com uma guerra. Vocês devem ter noção das vossas tropas e capacidades (farm, produção, etc...) e também noção do adversário que querem atacar, os pontos nem são o mais importante quando se compara uma tribo a outra mas sim o potencial em tropas e acreditem que podem ter surpresas. As alianças devem ser bem pensadas pois vocês só as devem fazer se ambas as partes tirarem beneficio disso, tal como apoios em caso de guerras, ajuda em recursos etc... Os PNA´s na minha opinião só há duas soluções, uma solução é as tribos terem um enorme respeito entre si mas como não se dão lá muito bem preferem fazer um PNA para não ter problemas para já, outra solução é quando uma tribo tem medo de ser atacada e pede um PNA, pois amigos o problema é que vocês ganham 0!com isto e ficam com pontos roxos a vossa volta sem conseguirem atacar, não caiam nesse erro pois no futuro eles pouco vão ligar ao PNA e começa a guerra (neste jogo só pode ganhar UMA tribo!)

- Fórum
O fórum deve estar sempre o mais simples possível e não com muita "palha". Quando dizem algo lá devem colocar pormenores do que querem dizer, pois dizer que sou atacado e preciso de ajuda não serve de nada e tópicos sem o mínimo interesse só atrapalha, tudo fora do jogo em si usem algo como a Taberna ou algo do género, pois facilita muito o trabalho do moderador e do resto da tribo em procurar o que precisa. Outra coisa fundamental é a vossa comunicação, como lideres (e até membros) devem sempre ser activos nos tópicos, falem e comuniquem com os vossos membros pois o convívio e a comunicação são aspectos muito importantes neste jogo!

- Tribo e academias
Antes de criar uma academia é preciso ter uma tribo bem composta e alguém de confiança e disposto a levar uma segunda tribo bem longe (nomeadamente criar "familias"), nomear uma pessoa que nem se conhece nem confiança tem dá mau resultado ou então ter uma academia só para tentar dominar um K é errado, pois vocês vão ter membros a entrar e a sair e sempre vai haver os famosos "espiões". Para quem tiver pessoas de confiança a jogar é excelente e pode dar bom resultado, mas também pode dar mau resultado para quem não conhece quem esta do outro lado, é sempre uma decisão complicada apesar de ser a favor da criação das mesmas a longo prazo pois ajuda nas guerras, expansão e domínio dos K´s.

- Recrutas
Isto podia ser inserido noutro tópico mas um pequeno a parte, não procurem jogadores pelos pontos mas tentem falar com eles ver se eles percebem e entendem o jogo e se são activos e ai sim devem recrutar, leva tempo é certo mas é preferível assim do que ter vários jogadores que nem se ajudam e que pouco ligam a tribo. É sempre bom conhecerem quem é que vocês tem na tribo e com quem podem contar, é uma enorme ajuda para o desenvolvimento da tribo e para o futuro da mesma. E claro como é óbvio tentem focar-se nos vossos "vizinhos" mais próximos, tribos com membros muito afastados não da resultado.

- Perfil Externo/Interno
Pode parecer banal este tópico mas entendam uma coisa, nas descrições podem por o que vocês quiserem (dentro das regras claro) mas é sempre importante pelo menos a nível interno ter umas simples regras pois para qualquer "sociedade" é sempre preciso algumas "leis" para correr tudo bem, coisas simples e básicas mas que ajudam a colocar ordem dentro da tribo e prevenir problemas como por exemplo o problema da inactividade, falta de respeito, etc... É sempre um factor que pode parecer banal mas ajuda a criar ordem dentro da tribo.

- Cargos
Como já falei anteriormente é preciso ter cuidado em quem se confia dentro da tribo, não se pode dar cargos ao primeiro jogador que vos aparece a frente e que seja "simpático" ou muito amigo de vocês. É preciso tempo para se confiar e provas que esse jogador merece o cargo, na minha opinião os cargos devem ser divididos em 4:

-Diplomata: Alguém bom com as palavras e que tenha uma noção da capacidade da tribo, e que tenha uma noção do que se passa no Mundo a nível de guerras e tribos. Alguém com conhecimentos e também de respeito, para o cargo é o ideal.

-General: (Pode ter outro nome): Este é quem trata das "metas" da tribo e dos apoios necessários a quem precisa, mas também quem faz e planeia ataques coordenados aos inimigos, tem que ser uma pessoa de respeito e com autoridade dentro da tribo e uma pessoa que já tenha uma boa experiência do jogo, alguém que entenda de tropas, distancias e que também seja muito activo no dia a dia, pois não esperem que os inimigos estejam a espera de vocês estarem online para vos atacarem, um General tem que estar sempre em cima do acontecimento.

-Moderador do Fórum: Parece simples, mas como já disse em cima é preciso uma pessoa bem organizada e com maturidade para tratar do fórum, saber acabar uma discusão entre membros a bem (um exemplo), tentar ser activo nos tópicos e tentar desenvolver o fórum com jogos de palavras, conversas de membros, etc...

Até pode haver mais mas estes são os essenciais e fundamentais para uma tribo no inicio.


- Isto é os básicos pessoal, cada um de vocês é único e a vossa maneira de pensar, o vosso tempo, a vossa maneira de estar é que vai influenciar a maneira como jogam e tomam decisões, isto é para aqueles confusos e com dúvidas do que fazer quando tem uma tribo com potencial ou no inicio. Não é isto que vos vai garantir a vitória e sucesso no mundo, isto é apenas uma ajuda para alcançar isso, o resto é com vocês!



Entre outras coisas isto é o mais principal e vou tentar actualizar pelos comentários sempre que achar necessário, como volto a repetir isto é A MINHA OPINIÃO!. Decidi por isto aqui porque vejo pessoal com tribos (e a criar várias quando o Mundo esta no inicio) com potencial mas não sabem como evoluir/avançar e depois acaba por dar mau resultado ou ficam no sitio onde estão. Alguma sugestão ou critica (construtiva ou de maneira a ter uma discussão saudável) digam ou mandem MP tenho todo o gosto em responder ou ajudar. Obrigado as pessoas que me deram ajuda/ideias dentro do jogo e aqui no fórum! (Tópico inicialmente criado aqui)

Abraço e acima de tudo bom jogo a todos, espero ter ajudado. ;)
 

DeletedUser

Guest
Parabéns pelo tutorial, ha uma coisa ou outra que devia ser acrescentada, mas o que tens já é o básico, e que tens já capacidade suficiente para liderar.

Meus parabéns pelo trabalho que tiveste
 

DeletedUser47373

Guest
Parabéns pelo tutorial, ha uma coisa ou outra que devia ser acrescentada, mas o que tens já é o básico, e que tens já capacidade suficiente para liderar.

Meus parabéns pelo trabalho que tiveste

Sim vai haver sempre algo que vai ficar por falar, tentei generalizar um pouco as coisas.

Mas muito obrigado!!
 

DeletedUser

Guest
Como eu disse amigo, é o basico e já chega, alias estas ajudar muitos que vao criar tribos, o que fará o servidor ao menos ter umas tribos mais resistentes, mais fieis e mais duradouras no jogo, porque o que temos visto é mass recruits, tribos sem pes nem cabeça. tribos sem princípios, tribos sem noção de um protejo vitalício e entre outras coisas.
 

DeletedUser48435

Guest
Bom trabalho amigo. Falaste no essencial do que é gerir uma tribo e mais completo do que isso, só mesmo ver com os próprios olhos ingame.

Mas a minha opinião é que liderar uma tribo não parte só da experiência dos líderes... conta muito, é verdade, mas também temos de avaliar muito o factor sorte, os oponentes de guerra e cada situação que uma tribo esteja a passar (se tem jogadores ativos, com vontade e garra).

Em suma, ser líder é como ser treinador: Moralizar a equipa, organizar ideias de jogo, etc. Mas temos muitos exemplos por aí - e é ai que eu quero chegar - que são excelentes lideres de equipas e não tem muito sucesso.

É um bocado filosófica a minha opinião, mas pronto :)

Bom jogo
 

DeletedUser47373

Guest
Bom trabalho amigo. Falaste no essencial do que é gerir uma tribo e mais completo do que isso, só mesmo ver com os próprios olhos ingame.

Mas a minha opinião é que liderar uma tribo não parte só da experiência dos líderes... conta muito, é verdade, mas também temos de avaliar muito o factor sorte, os oponentes de guerra e cada situação que uma tribo esteja a passar (se tem jogadores ativos, com vontade e garra).

Em suma, ser líder é como ser treinador: Moralizar a equipa, organizar ideias de jogo, etc. Mas temos muitos exemplos por aí - e é ai que eu quero chegar - que são excelentes lideres de equipas e não tem muito sucesso.

É um bocado filosófica a minha opinião, mas pronto :)

Bom jogo

Obrigado! Claro que vai depender de cada um e tens razão, por vezes ter um bom líder não adianta se os jogadores não corresponderem ao mesmo. Em cada Mundo, K ou Tribo as situações são diferentes mas, tal como disse, a escolha de membros é bastante importante para o desenvolvimento da Tribo.
 

DeletedUser49357

Guest
Obrigado! Claro que vai depender de cada um e tens razão, por vezes ter um bom líder não adianta se os jogadores não corresponderem ao mesmo. Em cada Mundo, K ou Tribo as situações são diferentes mas, tal como disse, a escolha de membros é bastante importante para o desenvolvimento da Tribo.

Boas cfg. recomecei agr a jogar e encontrei esta tua citação, adiciona me no mundo 36 vamos falar, bom trabalho ;)
 
Topo