duck that quacks
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Pequeno "aviso" - isto é a minha forma de jogar, não é obrigatório de se jogar assim para se saber jogar bem. Podem e devem ajustar o que eu faço ás diferentes situações que encontram.
Ao entrar numa ronda n1 o mais importante é saber se existe ou não estátua. Se houver estátua, o mais importante é assim que se entra na ronda construir a estátua e por o paladino a fazer.
Ele demora cerca de 1min a fazer, durante esse minuto faz-se tudo isto :
- Desativar as notificações de construções (pode incomodar quando se tenta snipar um nt por cancel ou simplesmente distrair o jogador) e confirmações de construção de edifícios quando custa mais do que o normal (aquela coisa que quando se tem 5 edifícios a construir começa a custar mais, e quando tentas construir alguma coisa aparece uma caixa de texto a perguntar se queres mesmo construir apesar de custar mais, sem esta confirmação demora-se menos tempo a refazer muralha, por exemplo)(nas configurações).
- Configurar a barra de acesso rápido - o mais crucial é ter uma tecla para o assistente de farm e uma tecla para o keypress. O ideal é se guardar uma barra global, e se entrar na ronda simplesmente importá-la. Scripts úteis para esta barra no fim deste texto.
- Preencher as unidades nos modelos do assistente e ativar já a opção do "mostrar ataques com perdas parciais";
- Criar um modelo na praça de reuniões com 4 leves, por exemplo, para adicionar novas aldeias bárbaras ao assistente.
Quanto mais rápido se for a fazer tudo isto, melhor.
Retomando ao aspeto do gameplay do ponto de vista de quem já fez estátua / de quando não existe estátua.
- Construir quartel, recrutar o máximo possível de lanças para ficarem já feitas, só depois tratar das coisas mencionadas acima, (simplesmente as disse primeiro porque comecei com o ponto de vista de uma ronda com estátua, o que nem sempre acontece).
- Começar a farmar com 9 lanças, é o valor ideal, não faz mt mal começarem depois, mas a partir das 9 já compensa.
A partir daqui é ter cuidado com todos estes aspetos :
- Tentar nunca parar de produzir lanças. No início é meio difícil, ou dependendo do mapa se o farm for mau pode ser complicado, mas é o principal objetivo;
- Ter sempre as lanças todas fora a atacar alguma aldeia, ir variando nas aldeias que se ataca conforme os recursos que vieram das aldeias e tentar ir alternando de aldeia em aldeia para não deixar encher as aldeias mais perto (por exemplo 3 aldeias a 1 campo, vai se uma vez a cada uma e não se foca numa, porque assim as outras duas aldeias vão encher de recursos);
- NUNCA deixar o armazém encher - se o recurso que se tem mais é ferro, evoluir um nível de mercado e fazer uma oferta (tentar ter sempre no maior rácio possível para ninguém aceitar, ou criar logo uma tribo e fazer a oferta como oferta privada), se o recurso que se tem mais é argila, evoluir o armazém.
Dependendo das aldeias no mapa (se existem aldeias bónus de algum recurso perto, a proximidade ás aldeias, etc) pode variar, mas quando se vai para estábulo os níveis estão mais ou menos assim
armazém 7-9
mercado 3-5 (todos os mercadores ocupados com trocas de ferro por madeira)
- Quando se tiver produção o suficiente na fila para chegar ás 125 lanças (120 é o número certo, mas como se farma 60/60 acabam por se perder algumas lanças por isso convém fazer sempre mais um bocado e se for preciso refazer) evoluir 3 níveis de bosque (até 10), para compensar do défice de madeira que existe sempre no começo;
- Começar a farmar pelo assistente de farm. Definir filtro "tempo", para não se atacar sempre as mesmas aldeias, e farmar com 60 lanceiros. Normalmente uso o "a" com 4 leves e o "b" com 60 lanças, porque não paro de farmar com lanças até ás 900. Nunca ter as lanças paradas em casa. O ideal é, quando se muda para o assistente e se começa a farmar por tempo, de se ter pelo menos 6 aldeias bbs no assistente, ou então vão estar sempre a ir ás mesmas e vai vir tudo vazio. Se mesmo assim estiver a vir tudo vazio é adicionar mais uma ou duas.
Rushar estábulo (não importa a ordem das construções para lá chegar)
Pesquisar leves, sempre sem encher o armazém, se for preciso evoluir +1 nível ou algo do género.
Produzir leves em força, tentar não parar nunca de produzir lanças também. Só se para de produzir para o rush ao estábulo.
A partir daqui é começar a farmar com as leves, sem nunca parar de produzir com as lanças, e ir coletando mais aldeias para o assistente. Ir tirando ofertas do mercado á medida que é preciso ferro (cuidado para não apagar todas de uma vez e encher o armazém) e continuar sempre a produzir leves.
Eu tento sempre evoluir 2 níveis de estábulo(até nível 5) também para ter uma vantagem de leves em relação aos outros. Se acharem que não têm recursos rápido o suficiente para isso, não o façam, mas eu acho bastante útil.
Como coletar aldeias bárbaras para o assistente de forma rápida?
- Modelo da praça de reuniões (que mencionei no início para ser feito) e usar os ataques rápidos no mapa.
Podem ser encontrados abaixo do minimapa, seleciona-se o modelo, neste caso o feito pelo jogador de 4 leves, e após definir o modelo como ataque há de aparecer um machado que, quando se clica com ele em cima de uma aldeia de bárbaros, aparece logo a tela de confirmar ataque, e o jogador apenas precisa de confirmar.
Contudo, dá para tornar este processo ainda mais rápido. Se se segurar a tecla "enter" (e continuar a segurar durante todo o processo) e só depois começar a clicar nas aldeias de bárbaros que quer atacar, o ataque vai sair basicamente instantâneo (dependendo do lag do servidor). É atacar aldeias que não estão no assistente. Normalmente são fáceis de identificar simplesmente passando com o cursor por cima das aldeias e ver se existe relatório da aldeia. Se se for alterando o tamanho do mapa aos poucos (por exemplo de 9x9 para 11x11, ou de 11x11 para 13x13), é mais fácil identificar as aldeias que não estão coletadas pois são as que estão nas bordas. Pode também ser usado o script de esconder aldeias bárbaras que estão no assistente (no fim deste texto). Isto só se usa quando é para coletar mais que uma aldeia de cada vez, se for para coletar só uma ou duas aldeias mais vale apena coletar normal do que ter de estar a ir selecionar os modelos rápidos.
Continuando com o jogo em si
- Se for preciso, evoluir mais uns níveis de bosque, normalmente não mais que até ao nível 14. Há sempre um déficezinho de madeira no início, convém compensar;
- Normalmente neste início do jogo tem-se sempre argila a mais, e o momento em que não temos muitos recursos dos outros e e muita argila é mesmo o bom momento para meter uns quantos níveis de muralha, normalmente não muito mais que a 10. Como demora algum tempo a ser construído, é sempre bom para não ter a fila parada;
- À medida em que o jogador consegue ter uma fila de produção de tropas (lanças e leves) estável, pode também então começar a pensar em evoluir mais coisas no edifício principal. Mesmo assim, o ideal é nunca ter nada parado;
- Algures por aqui sugiro redefinir o assistente para farmar por distância, pois devem haver mais jogadores a farmar á vossa volta. Se não houver grande competição, podem farmar por tempo na mesma, mas com mais leves.
- Convém existir um balanço entre edifício principal, quartel e estábulo. Normalmente tenho sempre uma diferença de 5 níveis entre o quartel e o estábulo (quartel > estábulo). Evoluir o edifício principal dá jeito quando se tem muitos recursos ou o farm está relativamente bom, assim é muito mais rápido evoluir as coisas. A meu ver, o ideal é nunca ter o edificio principal 5 níveis acima do quartel. Numa ronda com mais adversários evolui-se menos o edifício principal e mais edifícios de tropas, enquanto que numa ronda sem inimigos à altura pode-se rushar edifício principal 25, quartel 20 e estábulo 14-15 e simplesmente ir para academia depois para começar logo a limpar toda a gente;
- Balancear recursos - madeira a mais significa evoluir quartel (produzir mais lanças, que custam mais madeira que dos outros recursos), ferro a mais significa evoluir estábulo (produzir mais leves, que custam mais de ferro que dos outros recursos). Esta lógica funciona essencialmente no início do jogo.
- Mudar o número de leves que se usa no assistente. Se os relatórios estão a vir todos cheios, aumentar o número de leves que se usa, se estão a vir vazios, diminuir o número de leves. Se começarem a ter perdas, tirem o filtro das perdas e coletem mais aldeias para o assistente.
Se se chegar ao fim da lista das aldeias no assistente e mesmo assim se tiver muitas leves em casa, adicionar mais aldeias ao assistente ou aumentar o número de leves que se está a usar para atacar.
(max 10k caracteres)
Ao entrar numa ronda n1 o mais importante é saber se existe ou não estátua. Se houver estátua, o mais importante é assim que se entra na ronda construir a estátua e por o paladino a fazer.
Ele demora cerca de 1min a fazer, durante esse minuto faz-se tudo isto :
- Desativar as notificações de construções (pode incomodar quando se tenta snipar um nt por cancel ou simplesmente distrair o jogador) e confirmações de construção de edifícios quando custa mais do que o normal (aquela coisa que quando se tem 5 edifícios a construir começa a custar mais, e quando tentas construir alguma coisa aparece uma caixa de texto a perguntar se queres mesmo construir apesar de custar mais, sem esta confirmação demora-se menos tempo a refazer muralha, por exemplo)(nas configurações).
- Configurar a barra de acesso rápido - o mais crucial é ter uma tecla para o assistente de farm e uma tecla para o keypress. O ideal é se guardar uma barra global, e se entrar na ronda simplesmente importá-la. Scripts úteis para esta barra no fim deste texto.
- Preencher as unidades nos modelos do assistente e ativar já a opção do "mostrar ataques com perdas parciais";
- Criar um modelo na praça de reuniões com 4 leves, por exemplo, para adicionar novas aldeias bárbaras ao assistente.
Quanto mais rápido se for a fazer tudo isto, melhor.
Retomando ao aspeto do gameplay do ponto de vista de quem já fez estátua / de quando não existe estátua.
- Construir quartel, recrutar o máximo possível de lanças para ficarem já feitas, só depois tratar das coisas mencionadas acima, (simplesmente as disse primeiro porque comecei com o ponto de vista de uma ronda com estátua, o que nem sempre acontece).
- Começar a farmar com 9 lanças, é o valor ideal, não faz mt mal começarem depois, mas a partir das 9 já compensa.
A partir daqui é ter cuidado com todos estes aspetos :
- Tentar nunca parar de produzir lanças. No início é meio difícil, ou dependendo do mapa se o farm for mau pode ser complicado, mas é o principal objetivo;
- Ter sempre as lanças todas fora a atacar alguma aldeia, ir variando nas aldeias que se ataca conforme os recursos que vieram das aldeias e tentar ir alternando de aldeia em aldeia para não deixar encher as aldeias mais perto (por exemplo 3 aldeias a 1 campo, vai se uma vez a cada uma e não se foca numa, porque assim as outras duas aldeias vão encher de recursos);
- NUNCA deixar o armazém encher - se o recurso que se tem mais é ferro, evoluir um nível de mercado e fazer uma oferta (tentar ter sempre no maior rácio possível para ninguém aceitar, ou criar logo uma tribo e fazer a oferta como oferta privada), se o recurso que se tem mais é argila, evoluir o armazém.
Dependendo das aldeias no mapa (se existem aldeias bónus de algum recurso perto, a proximidade ás aldeias, etc) pode variar, mas quando se vai para estábulo os níveis estão mais ou menos assim
armazém 7-9
mercado 3-5 (todos os mercadores ocupados com trocas de ferro por madeira)
- Quando se tiver produção o suficiente na fila para chegar ás 125 lanças (120 é o número certo, mas como se farma 60/60 acabam por se perder algumas lanças por isso convém fazer sempre mais um bocado e se for preciso refazer) evoluir 3 níveis de bosque (até 10), para compensar do défice de madeira que existe sempre no começo;
- Começar a farmar pelo assistente de farm. Definir filtro "tempo", para não se atacar sempre as mesmas aldeias, e farmar com 60 lanceiros. Normalmente uso o "a" com 4 leves e o "b" com 60 lanças, porque não paro de farmar com lanças até ás 900. Nunca ter as lanças paradas em casa. O ideal é, quando se muda para o assistente e se começa a farmar por tempo, de se ter pelo menos 6 aldeias bbs no assistente, ou então vão estar sempre a ir ás mesmas e vai vir tudo vazio. Se mesmo assim estiver a vir tudo vazio é adicionar mais uma ou duas.
Rushar estábulo (não importa a ordem das construções para lá chegar)
Pesquisar leves, sempre sem encher o armazém, se for preciso evoluir +1 nível ou algo do género.
Produzir leves em força, tentar não parar nunca de produzir lanças também. Só se para de produzir para o rush ao estábulo.
A partir daqui é começar a farmar com as leves, sem nunca parar de produzir com as lanças, e ir coletando mais aldeias para o assistente. Ir tirando ofertas do mercado á medida que é preciso ferro (cuidado para não apagar todas de uma vez e encher o armazém) e continuar sempre a produzir leves.
Eu tento sempre evoluir 2 níveis de estábulo(até nível 5) também para ter uma vantagem de leves em relação aos outros. Se acharem que não têm recursos rápido o suficiente para isso, não o façam, mas eu acho bastante útil.
Como coletar aldeias bárbaras para o assistente de forma rápida?
- Modelo da praça de reuniões (que mencionei no início para ser feito) e usar os ataques rápidos no mapa.
Podem ser encontrados abaixo do minimapa, seleciona-se o modelo, neste caso o feito pelo jogador de 4 leves, e após definir o modelo como ataque há de aparecer um machado que, quando se clica com ele em cima de uma aldeia de bárbaros, aparece logo a tela de confirmar ataque, e o jogador apenas precisa de confirmar.
Contudo, dá para tornar este processo ainda mais rápido. Se se segurar a tecla "enter" (e continuar a segurar durante todo o processo) e só depois começar a clicar nas aldeias de bárbaros que quer atacar, o ataque vai sair basicamente instantâneo (dependendo do lag do servidor). É atacar aldeias que não estão no assistente. Normalmente são fáceis de identificar simplesmente passando com o cursor por cima das aldeias e ver se existe relatório da aldeia. Se se for alterando o tamanho do mapa aos poucos (por exemplo de 9x9 para 11x11, ou de 11x11 para 13x13), é mais fácil identificar as aldeias que não estão coletadas pois são as que estão nas bordas. Pode também ser usado o script de esconder aldeias bárbaras que estão no assistente (no fim deste texto). Isto só se usa quando é para coletar mais que uma aldeia de cada vez, se for para coletar só uma ou duas aldeias mais vale apena coletar normal do que ter de estar a ir selecionar os modelos rápidos.
Continuando com o jogo em si
- Se for preciso, evoluir mais uns níveis de bosque, normalmente não mais que até ao nível 14. Há sempre um déficezinho de madeira no início, convém compensar;
- Normalmente neste início do jogo tem-se sempre argila a mais, e o momento em que não temos muitos recursos dos outros e e muita argila é mesmo o bom momento para meter uns quantos níveis de muralha, normalmente não muito mais que a 10. Como demora algum tempo a ser construído, é sempre bom para não ter a fila parada;
- À medida em que o jogador consegue ter uma fila de produção de tropas (lanças e leves) estável, pode também então começar a pensar em evoluir mais coisas no edifício principal. Mesmo assim, o ideal é nunca ter nada parado;
- Algures por aqui sugiro redefinir o assistente para farmar por distância, pois devem haver mais jogadores a farmar á vossa volta. Se não houver grande competição, podem farmar por tempo na mesma, mas com mais leves.
- Convém existir um balanço entre edifício principal, quartel e estábulo. Normalmente tenho sempre uma diferença de 5 níveis entre o quartel e o estábulo (quartel > estábulo). Evoluir o edifício principal dá jeito quando se tem muitos recursos ou o farm está relativamente bom, assim é muito mais rápido evoluir as coisas. A meu ver, o ideal é nunca ter o edificio principal 5 níveis acima do quartel. Numa ronda com mais adversários evolui-se menos o edifício principal e mais edifícios de tropas, enquanto que numa ronda sem inimigos à altura pode-se rushar edifício principal 25, quartel 20 e estábulo 14-15 e simplesmente ir para academia depois para começar logo a limpar toda a gente;
- Balancear recursos - madeira a mais significa evoluir quartel (produzir mais lanças, que custam mais madeira que dos outros recursos), ferro a mais significa evoluir estábulo (produzir mais leves, que custam mais de ferro que dos outros recursos). Esta lógica funciona essencialmente no início do jogo.
- Mudar o número de leves que se usa no assistente. Se os relatórios estão a vir todos cheios, aumentar o número de leves que se usa, se estão a vir vazios, diminuir o número de leves. Se começarem a ter perdas, tirem o filtro das perdas e coletem mais aldeias para o assistente.
Se se chegar ao fim da lista das aldeias no assistente e mesmo assim se tiver muitas leves em casa, adicionar mais aldeias ao assistente ou aumentar o número de leves que se está a usar para atacar.
(max 10k caracteres)
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