Tutoriais Tutorial para o início de uma ronda n1 (sprint)

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duck that quacks

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Pequeno "aviso" - isto é a minha forma de jogar, não é obrigatório de se jogar assim para se saber jogar bem. Podem e devem ajustar o que eu faço ás diferentes situações que encontram.
Ao entrar numa ronda n1 o mais importante é saber se existe ou não estátua. Se houver estátua, o mais importante é assim que se entra na ronda construir a estátua e por o paladino a fazer.
Ele demora cerca de 1min a fazer, durante esse minuto faz-se tudo isto :
- Desativar as notificações de construções (pode incomodar quando se tenta snipar um nt por cancel ou simplesmente distrair o jogador) e confirmações de construção de edifícios quando custa mais do que o normal (aquela coisa que quando se tem 5 edifícios a construir começa a custar mais, e quando tentas construir alguma coisa aparece uma caixa de texto a perguntar se queres mesmo construir apesar de custar mais, sem esta confirmação demora-se menos tempo a refazer muralha, por exemplo)(nas configurações).
- Configurar a barra de acesso rápido - o mais crucial é ter uma tecla para o assistente de farm e uma tecla para o keypress. O ideal é se guardar uma barra global, e se entrar na ronda simplesmente importá-la. Scripts úteis para esta barra no fim deste texto.
- Preencher as unidades nos modelos do assistente e ativar já a opção do "mostrar ataques com perdas parciais";
- Criar um modelo na praça de reuniões com 4 leves, por exemplo, para adicionar novas aldeias bárbaras ao assistente.
Quanto mais rápido se for a fazer tudo isto, melhor.
Retomando ao aspeto do gameplay do ponto de vista de quem já fez estátua / de quando não existe estátua.
- Construir quartel, recrutar o máximo possível de lanças para ficarem já feitas, só depois tratar das coisas mencionadas acima, (simplesmente as disse primeiro porque comecei com o ponto de vista de uma ronda com estátua, o que nem sempre acontece).
- Começar a farmar com 9 lanças, é o valor ideal, não faz mt mal começarem depois, mas a partir das 9 já compensa.
A partir daqui é ter cuidado com todos estes aspetos :
- Tentar nunca parar de produzir lanças. No início é meio difícil, ou dependendo do mapa se o farm for mau pode ser complicado, mas é o principal objetivo;
- Ter sempre as lanças todas fora a atacar alguma aldeia, ir variando nas aldeias que se ataca conforme os recursos que vieram das aldeias e tentar ir alternando de aldeia em aldeia para não deixar encher as aldeias mais perto (por exemplo 3 aldeias a 1 campo, vai se uma vez a cada uma e não se foca numa, porque assim as outras duas aldeias vão encher de recursos);
- NUNCA deixar o armazém encher - se o recurso que se tem mais é ferro, evoluir um nível de mercado e fazer uma oferta (tentar ter sempre no maior rácio possível para ninguém aceitar, ou criar logo uma tribo e fazer a oferta como oferta privada), se o recurso que se tem mais é argila, evoluir o armazém.
Dependendo das aldeias no mapa (se existem aldeias bónus de algum recurso perto, a proximidade ás aldeias, etc) pode variar, mas quando se vai para estábulo os níveis estão mais ou menos assim
armazém 7-9
mercado 3-5 (todos os mercadores ocupados com trocas de ferro por madeira)
- Quando se tiver produção o suficiente na fila para chegar ás 125 lanças (120 é o número certo, mas como se farma 60/60 acabam por se perder algumas lanças por isso convém fazer sempre mais um bocado e se for preciso refazer) evoluir 3 níveis de bosque (até 10), para compensar do défice de madeira que existe sempre no começo;
- Começar a farmar pelo assistente de farm. Definir filtro "tempo", para não se atacar sempre as mesmas aldeias, e farmar com 60 lanceiros. Normalmente uso o "a" com 4 leves e o "b" com 60 lanças, porque não paro de farmar com lanças até ás 900. Nunca ter as lanças paradas em casa. O ideal é, quando se muda para o assistente e se começa a farmar por tempo, de se ter pelo menos 6 aldeias bbs no assistente, ou então vão estar sempre a ir ás mesmas e vai vir tudo vazio. Se mesmo assim estiver a vir tudo vazio é adicionar mais uma ou duas.
Rushar estábulo (não importa a ordem das construções para lá chegar)
Pesquisar leves, sempre sem encher o armazém, se for preciso evoluir +1 nível ou algo do género.
Produzir leves em força, tentar não parar nunca de produzir lanças também. Só se para de produzir para o rush ao estábulo.
A partir daqui é começar a farmar com as leves, sem nunca parar de produzir com as lanças, e ir coletando mais aldeias para o assistente. Ir tirando ofertas do mercado á medida que é preciso ferro (cuidado para não apagar todas de uma vez e encher o armazém) e continuar sempre a produzir leves.
Eu tento sempre evoluir 2 níveis de estábulo(até nível 5) também para ter uma vantagem de leves em relação aos outros. Se acharem que não têm recursos rápido o suficiente para isso, não o façam, mas eu acho bastante útil.
Como coletar aldeias bárbaras para o assistente de forma rápida?
- Modelo da praça de reuniões (que mencionei no início para ser feito) e usar os ataques rápidos no mapa.
Podem ser encontrados abaixo do minimapa, seleciona-se o modelo, neste caso o feito pelo jogador de 4 leves, e após definir o modelo como ataque há de aparecer um machado que, quando se clica com ele em cima de uma aldeia de bárbaros, aparece logo a tela de confirmar ataque, e o jogador apenas precisa de confirmar.
Contudo, dá para tornar este processo ainda mais rápido. Se se segurar a tecla "enter" (e continuar a segurar durante todo o processo) e só depois começar a clicar nas aldeias de bárbaros que quer atacar, o ataque vai sair basicamente instantâneo (dependendo do lag do servidor). É atacar aldeias que não estão no assistente. Normalmente são fáceis de identificar simplesmente passando com o cursor por cima das aldeias e ver se existe relatório da aldeia. Se se for alterando o tamanho do mapa aos poucos (por exemplo de 9x9 para 11x11, ou de 11x11 para 13x13), é mais fácil identificar as aldeias que não estão coletadas pois são as que estão nas bordas. Pode também ser usado o script de esconder aldeias bárbaras que estão no assistente (no fim deste texto). Isto só se usa quando é para coletar mais que uma aldeia de cada vez, se for para coletar só uma ou duas aldeias mais vale apena coletar normal do que ter de estar a ir selecionar os modelos rápidos.
Continuando com o jogo em si
- Se for preciso, evoluir mais uns níveis de bosque, normalmente não mais que até ao nível 14. Há sempre um déficezinho de madeira no início, convém compensar;
- Normalmente neste início do jogo tem-se sempre argila a mais, e o momento em que não temos muitos recursos dos outros e e muita argila é mesmo o bom momento para meter uns quantos níveis de muralha, normalmente não muito mais que a 10. Como demora algum tempo a ser construído, é sempre bom para não ter a fila parada;
- À medida em que o jogador consegue ter uma fila de produção de tropas (lanças e leves) estável, pode também então começar a pensar em evoluir mais coisas no edifício principal. Mesmo assim, o ideal é nunca ter nada parado;
- Algures por aqui sugiro redefinir o assistente para farmar por distância, pois devem haver mais jogadores a farmar á vossa volta. Se não houver grande competição, podem farmar por tempo na mesma, mas com mais leves.
- Convém existir um balanço entre edifício principal, quartel e estábulo. Normalmente tenho sempre uma diferença de 5 níveis entre o quartel e o estábulo (quartel > estábulo). Evoluir o edifício principal dá jeito quando se tem muitos recursos ou o farm está relativamente bom, assim é muito mais rápido evoluir as coisas. A meu ver, o ideal é nunca ter o edificio principal 5 níveis acima do quartel. Numa ronda com mais adversários evolui-se menos o edifício principal e mais edifícios de tropas, enquanto que numa ronda sem inimigos à altura pode-se rushar edifício principal 25, quartel 20 e estábulo 14-15 e simplesmente ir para academia depois para começar logo a limpar toda a gente;
- Balancear recursos - madeira a mais significa evoluir quartel (produzir mais lanças, que custam mais madeira que dos outros recursos), ferro a mais significa evoluir estábulo (produzir mais leves, que custam mais de ferro que dos outros recursos). Esta lógica funciona essencialmente no início do jogo.
- Mudar o número de leves que se usa no assistente. Se os relatórios estão a vir todos cheios, aumentar o número de leves que se usa, se estão a vir vazios, diminuir o número de leves. Se começarem a ter perdas, tirem o filtro das perdas e coletem mais aldeias para o assistente.
Se se chegar ao fim da lista das aldeias no assistente e mesmo assim se tiver muitas leves em casa, adicionar mais aldeias ao assistente ou aumentar o número de leves que se está a usar para atacar.

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duck that quacks

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A partir daqui restam-me somente pequenos detalhes, como por exemplo dizer que ao chegar ás 500 lanças altero o modelo no B de 60 lanças para 76, que é o valor certo a partir do qual não se tem qualquer tipo de perdas por causa da sorte em muralha de nível 0. O resto da evolução da aldeia varia de jogador para jogador, por exemplo alguém que jogue mais á defesa se calhar foca mais em evoluir o quartel e muralha que alguém que jogue ao ataque, que se foca mais em rushar oficina e aríetes.
Quantidades de tropas variam de jogador para jogador, da estratégia da ronda (ronda solo ou ronda de tribo), etc. O objetivo deste texto é simplesmente ajudar os jogadores no início do jogo, e não ensinar-lhes que estratégias usar para ganhar rondas.
Se o objetivo for consistência, evoluir um bocado mais de minas. Por exemplo, se se quiser jogar ao ataque mas ao mesmo tempo ser-se mais ou menos consistente, convém evoluir minas para se o ataque for perdido algures conseguir depois refazer. Sem minas alguém que perca as leves todas demora muito a começar a refazer depois.
Em relação aos scripts úteis para estas rondas, podem ser encontrados neste tópico de forum
o 4) e o 6) são mais scripts gerais do que propriamente para rondas n1. Todos os outros são bastante úteis para rondas deste tipo.
Este tutorial falha em rondas de torneio ou rondas muito competitivas. Em rondas em que existem mais jogadores a farmar um número mais pequeno de bárbaras convém existir um maior foco na evolução de minas para não se ficar para trás quando todos os jogadores tiverem a farmar o mapa todo e o saque não estiver a ser assim tão bom.
Qualquer tipo de dúvidas ou sugestões / coisas que eu me possa ter esquecido, discord
Duck#9792
 
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