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Peckito99

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Autor: André Manuel Góis Martins (Peckito)
Versão: Junho 2025
Nota: Escrevi este guia com base na minha experiência pessoal em vários mundos PT. Usei estratégias que funcionaram bem para mim, mas claro, adapta ao teu estilo.

Introdução​

Boas pessoal! Se estão a começar no Tribal Wars ou querem dar aquele salto de qualidade, este guia é para vocês. Nada aqui é mágico — é tudo resultado de tentativa, erro e muitas madrugadas a defender nobres às 3 da manhã.

O objetivo aqui é simples:

  • Ajudar-vos a crescer rápido sem cometer erros básicos.
  • Ensinar formas práticas de atacar e defender.
  • Mostrar como usar bem o Gestor de Conta (sem stressar).
  • Dar-vos uma base sólida para organizarem a conta e jogarem com cabeça.

1. Primeiros Passos & Objetivo​

Este jogo não é só clicar. Aqui ganha quem sabe esperar, planear, farmar e saber quando atacar. Se aguentas os primeiros 10 dias, estás no bom caminho.

  • Primeiro objetivo: sobreviver e crescer. Simples.
  • Primeira meta: ter o Quartel e Ferreiro prontos até ao 2º dia.
  • Depois disso: começas a pensar em farm, tropas, e nobre.

2. Crescimento da Aldeia​

Dia 1 a 3​

  • Vai subindo os recursos: Madeira primeiro, depois Argila e Ferro.
  • Constrói Edifício Principal, Quartel (nível 1 basta), e começa a fazer Lanceiros.
  • Junta uns 40 Lanceiros e 20 Espadas para não seres farm fácil.

Dia 4 a 10​

  • Estábulo e Ferreiro vêm agora.
  • Começa a treinar Cavalaria Leve e Batedores.
  • Prepara-te para o primeiro Nobre — mas não te apresses.

Especialização das Aldeias (depois do Nobre)​

Cada aldeia vai ter uma função. Não mistures tropas ofensivas e defensivas.

TipoQuartelEstábuloOficina
Ofensiva252010
Defensiva25150

3. Como Atacar​

Scouting​

  • Começa sempre por enviar batedores.
  • Se não tens info, envia mais — ou troca por uma aldeia com scout.

Timing de Nobre​

  • Envia a limpa primeiro, depois os nobres com intervalos de 300ms.
  • Usa temporizador externo se precisares (ou treina a mão).

Fakes​

  • Um fake básico usa 3 pop: 1 lança, 1 espada, 1 catapulta.
  • Manda para 20 ou 30 aldeias para baralhar o adversário.

4. Defender com Cabeça​

Identificar Incs​

  • Vermelho? Pode ser Nobre.
  • Se forem muitos ataques com diferença de segundos, prepara o stack.

Stackar Aldeias​

  • Pede ajuda à tribo. Não jogues sozinho.
  • Junta tropas em aldeias críticas (as que estão a ser mais atacadas).

Snipes​

  • Treina snipes. É o que separa os bons dos ótimos.
  • Usa o modelo no Gestor ou à mão. Tem de bater nos milissegundos.

5. Gestor de Conta​

Vale a pena ativar com PP. Mesmo.

  • Automatiza construções e tropas.
  • Recolhe recursos e envia mercadores sozinho.
  • Cria modelos de ataque para fakes e nobres.
Nota: se fores free-to-play, tenta pelo menos usar bem os scripts legais.

6. Organização da Conta​

Rotina Simples​

  • Manhã: limpa relatórios, vê construções.
  • Almoço: farms rápidos.
  • Final da tarde: revê tropas, vê ataques.
  • Noite: prepara filas para horas mortas.

Canais e Tribo​

  • Usa Discord. Evita jogar com tribos que só usam mensagem do jogo.
  • Partilha horários, defesas, e ataques com clareza.

7. Extras e Ferramentas​

  • TWStats: vê crescimento dos vizinhos.
  • Scripts legais: farm, TAGS, modelos — tudo aprovado.
  • Mapa 2D: para veres clusters e buracos no território.



Conclusão​

Jogar Tribal Wars não é para todos. Mas se leste até aqui, és dos meus. Se aplicares 20% disto, vais crescer. Se aplicares tudo, vais dominar.

Vemo-nos no campo de batalha.
 

wtvfrozzen1

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Obrigado pelo tempo que dedicas-te a fazer este tutorial para a comunidade.

Estive a ler e discordo em alguns pontos:
1. Passos e Objetivos: ter quartel e ferreiro prontos até ao 2º dia? o quartel e o ferreiro devem-se fazer no 1º, são condições muito basicas de se cumprir, nao quererás dizer estabulo ou assim?

2. Crescimento da aldeia: dia 1 a 3, quartel a 1? é troll, o minimo dos minimos é 3, as missoes do tribos até te dão 20 lanças e 20 espadas quanto completas o conjunto de missoes de ter quartel a 3 e fazeres recrutamento de 2 lanceiros.

Especialização de aldeias: tu queres mandar fakes do maximo numero de aldeias possivel, fakes levam arietes, portanto, nas aldeias de defesa queres ter oficina na mesma, nem que seja a nivel 2 para poderes produzir arietes e mandar fakes.

Fakes: Os fakes que disseste hoje em dia não resultam porque existe um minimo de população que tens de enviar, alem disso,1 lança 1 espada e 1 cata não são 3 pop, a catapulta sozinha são 8, +1 +1 = 10 pop no exemplo que deste.
Mas isso nao interessa. Num fake só te interessa que cumpras o minimo de pop possivel e que tentes mandar pelo menos uma das unidades mais lentas do jogo (ariete ou cata, excluindo o nobre) para simular uma limpeza. tenta mandar o conjunto de unidades que sejam o mais barato possivel em recursos ou entao, uma ariete acompanhada de batedores para tirares info das aldeias.

Identificar incs: disseste "vermelho?" então suponho que seja mundo com torre de vigia, caso contrario nao sabes essa info, no entanto, se for com torre de vigia, consegues ver se vem nobre, a torre consegue detetar os nobres.

De resto, apesar de discordar com algumas coisas, não acho que sejam relevantes ao ponto de mencionar.





 
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