Isto depende sempre da unidade. Se és atacado com vikings (18 minutos por campo) e queres contra-atacar com arietes (30 minutos) basta calculares o tempo em que as tropas do adversário chegarão à sua aldeia, planeares um ataques
e enviares o mais próximo possível dos :000 (milésimos), que é quando as tropas todas regressam à aldeia de origem.
Se for vikings x vikings, arietes x arietes, nobres x nobres etc, como as tuas tropas demoram o mesmo tempo a se mover que as do adversário, aí a coisa é diferente. Pensa, se tens um ataque que demora 30 minutos a chegar à tua aldeia e o teu ataque também demorará 30 minutos, tens que enviar o teu o mais próximo possivel do momento em que o ataque do adversário começa o seu retorno. Para isso, primeiro preparas uma janela com um ataque à aldeia desse jogador, faltando apenas clicar no "ok"; depois, quando faltar, digamos, extamente 1 minuto para o ataque dele bater na tua aldeia, atacas uma aldeia qualquer; 30 segundos depois (metade do tempo) cancelas essa ataque, fazendo com que ele chegue logo após o ataque do adversário bater na tua aldeia (cuidado com as milésimas, não queres que o teu ataque retorne antes do dele bater); e para finalizar, só te resta enviar o tal ataque que preparaste na outra janela.
A ideia é essa. Não é tão simples como parece dar um back time perfeito, mas também não é nada do outro mundo. Pratica que vais lá, eventualmente...