É exatamente isso que achei das configurações desde 75. São muito apelativas.
Analisando de uma perspetiva de marketing isto como licenciado em marketing o que vejo é isto:
- Mundos que sabemos sempre qual será o modelo e cujas configurações são as menos desejadas resulta em fraca aderência/fraca competitividade.
- Mundos que sabemos sempre qual será o modelo e cujas configurações mas são as desejadas resulta em moderada aderência/competitividade.
- Mundos que sejam uma incógnita e surpreendam pela positiva com configurações diferentes vão resultar num aumento da aderência porque tira a monotonia.
Isto porquê?
Quando jogamos um jogo, é bom haver coisas fixas mas a determinada altura a monotonia acaba por desmotivar jogadores.
Então, quantos mais fatores forem dinâmicos implicará mais complexidade e mais diferenças entre mundos o que implica que cada um seja único e não apenas mais um.
Coisas como as várias velocidades, ter nobres ou não, modos de jogo (acampamentos, segredos, universidades, runas, cerco, dominância), limite de membros, ataques a membros da tribo, apoios a jogadores fora da tribo, são coisas que podem ser sempre insconstantes.
Por exemplo, os mundos sem compra de nobres poderiam eventualmente usar o sistema dos níveis de academia, alguns mundos n se poder apoiar jogadores fora da tribo ou atacar a própria tribo (implicando a criação de tribos por zonas mais organizadas), velocidades diferentes etc etc, implica estratégias diferentes.
Pego em dois exemplos.
- No mundo 67 equiparado ao 73 uma mudança nas regras de cerco mudou toda a estratégia de jogo (boa mudança a meu ver o que resultou num mundo bastante interessante até ao momento).
- O V3 de recursos surpreendeu, servindo de ajuda a jogadores que n tenham tantos pps ou sejam mais defensivos e apenas penalizando quem vende pps no mercado, contudo em mundos v1 de compra de nobres os vendedores de recursos ganham muitos.
Parabéns. Já tinha dito e volto a dizer. A equipa de suporte nomeadamente a partir de 2018-2020 tem vindo a melhorar muito e nota-se no suporte quando é preocupado em ajudar o jogo a evoluir.
Antigamente n surpreendiam tanto em configurações, contudo desde o mundo 56 que o suporte tem feito um bom trabalho nesse sentido havendo um equilibrio uma vez que é sempre importante os mundos mais "default" mas existir outros mais alternativos.