Evolução/Adaptação

l0nesome

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Olá a todos!

Recentemente, voltei a jogar tw, mais especificamente neste mundo 97, depois de uma grande paragem, devido à falta de tempo ou mesmo de vontade. Entretanto, sempre estive por aqui (pelo menos pelo forrúm), seja a fazer brasões ou trabalhos para algum pessoal.

Entrentanto, e após voltar a jogar neste mundo, notei algumas mudanças às quais me deixam pensativo e até meio triste honestamente.
Todos os jogos tem as suas evoluções, jogadores novos vão surgindo e mecâncias/estratégias vão tendo as suas mudanças no decorrer dos mundos. Claro, isto é algo normal, a evolução é algo natural e é inevitável até mesmo nos jogos. Mas, o que tenho notado, é que os novos jogadores, que não são ativos no discord ou no forúm, acabam por ter um período de jogo relativamente curto. Isto devido ao facto de não serem inseridos em tribos com jogadores experientes ou por não terem os recursos/pp's para evoluirem de forma rápida. Qual o problema, então? Bem, o pequeno problema que tenho notado é que não existe a "vontade" de inserir/conhecer novos jogadores, se verificar-mos cada mundo, vemos que a grande percentagem de jogadores mais fortes são os jogadores "habituais", os jogadores que já são conhecidos.
Isto faz com que os novos jogadores tenham um perido pequeno dentro de um mundo, fazendo eles mudarem de mundo assim que um novo mundo inicia.
As proprias tribos criadas, acabam por ter um plantel de jogadores experientes, o que faz sentido, uma vez que o objetivo é a vitória, entretanto, não existe espaço para novos/recentes jogadores que podem ter um potencial muito quando dado a oportunidade. A meu ver, existe então uma repetitividade de jogadores, e uma falta de oportunidade a novos jogadores para que estes aprendam e melhorem as suas qualidades como jogador, alem de terem mais contacto com jogadores experientes no jogo.
Eu refiro isto como um ponto negativo, porque eu mesmo sofro disto, não tenho contactos, uma vez que os que eu tinha, ou não jogam mais ou mudaram de nicks tornando dificil o reencontrar esses jogadores.

O segundo problema/evolução, tem sido para mim a grande surpresa, e esta bem mais obvia e bem mais "preocupante", e isto é a famosa "conquista de aldeias vazias/barbaras".
Talvez por eu proprio ser de um tempo mais antigo, em que isso era quase um crime dentro de uma tribo, é bastante estranho e até um espanto quando verificamos o quanto os jogadores utilizam essa forma para evoluir. Eu digo, nada contra. Entrentanto, e como mencionei, é uma adapatação/evolução do jogo, que talvez seja só estranho para um jogador antigo. Claro, existem ainda jogadores que apenas conquistam jogadores ou que jogam da "forma antiga".


Enfim, um pequeno desafo, com um grande texto.
De qualquer forma, fico curioso para ler as vossas opiniões sobre isto, uma vez que é sempre interessante a interação de jogadores em diferentes assuntos.


Bom jogo a todos!
Nos vemos por ai ;)
 

-Kirgonix-

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Olá a todos!

Recentemente, voltei a jogar tw, mais especificamente neste mundo 97, depois de uma grande paragem, devido à falta de tempo ou mesmo de vontade. Entretanto, sempre estive por aqui (pelo menos pelo forrúm), seja a fazer brasões ou trabalhos para algum pessoal.

Entrentanto, e após voltar a jogar neste mundo, notei algumas mudanças às quais me deixam pensativo e até meio triste honestamente.
Todos os jogos tem as suas evoluções, jogadores novos vão surgindo e mecâncias/estratégias vão tendo as suas mudanças no decorrer dos mundos. Claro, isto é algo normal, a evolução é algo natural e é inevitável até mesmo nos jogos. Mas, o que tenho notado, é que os novos jogadores, que não são ativos no discord ou no forúm, acabam por ter um período de jogo relativamente curto. Isto devido ao facto de não serem inseridos em tribos com jogadores experientes ou por não terem os recursos/pp's para evoluirem de forma rápida. Qual o problema, então? Bem, o pequeno problema que tenho notado é que não existe a "vontade" de inserir/conhecer novos jogadores, se verificar-mos cada mundo, vemos que a grande percentagem de jogadores mais fortes são os jogadores "habituais", os jogadores que já são conhecidos.
Isto faz com que os novos jogadores tenham um perido pequeno dentro de um mundo, fazendo eles mudarem de mundo assim que um novo mundo inicia.
As proprias tribos criadas, acabam por ter um plantel de jogadores experientes, o que faz sentido, uma vez que o objetivo é a vitória, entretanto, não existe espaço para novos/recentes jogadores que podem ter um potencial muito quando dado a oportunidade. A meu ver, existe então uma repetitividade de jogadores, e uma falta de oportunidade a novos jogadores para que estes aprendam e melhorem as suas qualidades como jogador, alem de terem mais contacto com jogadores experientes no jogo.
Eu refiro isto como um ponto negativo, porque eu mesmo sofro disto, não tenho contactos, uma vez que os que eu tinha, ou não jogam mais ou mudaram de nicks tornando dificil o reencontrar esses jogadores.

O segundo problema/evolução, tem sido para mim a grande surpresa, e esta bem mais obvia e bem mais "preocupante", e isto é a famosa "conquista de aldeias vazias/barbaras".
Talvez por eu proprio ser de um tempo mais antigo, em que isso era quase um crime dentro de uma tribo, é bastante estranho e até um espanto quando verificamos o quanto os jogadores utilizam essa forma para evoluir. Eu digo, nada contra. Entrentanto, e como mencionei, é uma adapatação/evolução do jogo, que talvez seja só estranho para um jogador antigo. Claro, existem ainda jogadores que apenas conquistam jogadores ou que jogam da "forma antiga".


Enfim, um pequeno desafo, com um grande texto.
De qualquer forma, fico curioso para ler as vossas opiniões sobre isto, uma vez que é sempre interessante a interação de jogadores em diferentes assuntos.


Bom jogo a todos!
Nos vemos por ai ;)
O meu comentário abaixo é baseado somente na experiência pessoal que tive no jogo.
Eu enquanto jogador e líder sempre foi uma das principais coisas que me debati.
EU comecei no 37 à toa e por sorte de trocar mensagens com alguém da tribo top um acabei numa premade senão não teria continuado provavelmente. Sempre usei esse exemplo como forma de dar oportunidade a novos jogadores.
por exemplo, no mundo 91 onde estou como líder. Temos um jogador que ainda joga que foi recrutado através de uma brincadeira com uma receita de morangos .

Nos mundos casuais adotei uma política de convidar e ensinar novos jogadores em maior escala porque é um mundo que permite mais falhas.
Neste momento muitos deles já jogam em mundos regulares e até bem posicionados no entanto são raras as pessoas hoje em dia com paciência para ensinar.



Depois qualquer tribo hoje em dia premade consiste em pegar em antigos jogadores de mundos anteriores e ir "ganhar um mundo". Na prática acaba sempre por ganhar uma tribo com um maior núcleo duro de malta que já joga junta e experiente. Eu próprio faço isso sobretudo em mundos regulares (exceção do casual).


Neste sentido o que pode ser o caminho é tipo um projeto escola associado sempre a uma premade (uma mini academia) que tenha um grupo de malta nova na zona de back para poder aprender mais tranquilamente.

Só que dá trabalho e é preciso que queiram ensinar

Mas tenho visto alguns projetos a dar espaço a novos jogadores, nomeadamente no 92 e 94 vi muito Nick novo a ganhar destaque.


Quanto ao teu segundo ponto já acho que não é um problema mas sim uma estratégia que cada tribo pode optar adotar ou não.

Por exemplo a OP nos clássicos ou a tlm no 91 adotaram essa premissa de não conquistar bbs. A vista pelo mapa mundo dá para perceber isso, mas acho que quem faz o inverso não está nem melhor nem pior. É uma estratégia e cada tribo terá a sua.
 
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