[Tutorial] Como Relatar um Problema Ocorrido

  • Iniciador do tópico DeletedUser14254
  • Data de início

DeletedUser14254

Guest
Estou a criar este tópico porque penso que se devem relatar problemas ocorridos sempre da melhor maneira possível, para facilitar a compreensão de quem lê e para que quem leia possa tentar ajudar. Como sabem nesta área muito poucas pessoas respondem a problemas, porque esta é uma área em que é preciso conhecimentos um pouco aprofundados de Informática, algo que os nossos membros do fórum ainda não dominam. E sendo a ajuda tão rara, é preciso saber aproveitá-la e tentar fazer com que seja fácil de ajudar-vos.
________________________________
Realmente poucas pessoas respondem nesta área ao contrário, por exemplo do Perguntas & Respostas, pelo que é necessario que quem responda saiba de que problema se trata, senao não poderá ajudar.
________________________________
Vamos começar com o tutorial em si.

Título

O título é uma das partes mais importantes. Devem escolhê-lo bem de maneira a que quem leia o titulo perceba logo mais ou menos o que se passa sem ter de ler o corpo do tópico.
Então, sugiro que façam o título desta forma:
Relato do Problema - Desde Quando - Nível de Urgência.

E.g. Não Consigo Aceder ao Mundo - desde 12/10/2009 - Urgente!

Aqui tenham em atenção várias coisas: Especifiquem o problema
Na parte do Desde Quando, nunca escrevam "Desde Ontem", porque se o topico esta aberto há 1 dia, já nao sera desde ontem, mas sim desde anteontem. Coloquem sempre a data.
No nivel de urgencia, tenham em atenção em que é que o problema vos está a limitar a jogabilidade. Um problema minimo, do tipo: Nao aparece a imagem de um edificio, nao vos impede de jogar, por isso não será urgente.

Corpo do Tópico

Aqui é importante que expliquem tudo devidamente, sem erros ortográficos.
Para facilitar a compreensão, devem dividir o corpo em várias partes.

1º Façam uma pequena narrativa, que responda às seguintes perguntas:
Qual é o problema?
Quando deste conta do problema?
Aparece alguma mensagem de erro? Se sim, o que diz? (usa copy-paste e façam Quote para facilitar a leitura)
Achas que essa mensagem está correcta e o problema é realmente esse?
Alguma vez isso ou algo parecido te tinha acontecido?
O que pensas que origina o problema?

E.g.
Hoje, dia 12 de Outubro, ia tentar aceder no mundo 13 como normalmente faço e não consegui. Apareceu a seguinte mensagem:


Eu estou ligado à internet, por isso o problema não é esse.
Isto nunca me tinha acontecido aqui, se bem que por vezes não consigo aceder a alguns sites, aparecendo a mesma mensagem.
Infelizmente, não faço a minima ideia de qual é o problema, se alguém me poder aclarar, agradeço.

2º Depois podes ainda tentar aprofundar um pouco mais o teu relato, dizendo algumas coisas com menos interesse, tais como:
Ja falaste disso a mais alguem? Se sim, o que acham disso?
Tens conhecimento se foi geral ou não?
Etc Etc Etc.
_______________________________
Antes de postarem um problema, tenham várias coisas em atenção:
-> Se é acerca da CP (Conta Premium), aconselha-se uma Solicitação de Suporte
-> Verifica se o problema já nao foi relatado por mais alguem, evitando a repetição de um topico ja existente
-> Se ja foi relatado por alguem, mas mesmo depois de fazeres o que disseram no outro topico, o problema se mantiver, aí sim deveras abrir um topico.
-> Verifica se o Suporte nao avisou que ia ser feita alguma manutenção. O problema de mundos indisponiveis é por causa disso por vezes.
-> Se estás num mundo novo e estás a jogar normalmente até que a ligaçao vai abaixo, tem em conta que o mundo pode estar sobrecarregado o que origina esses problemas.
_______________________________
Mas também é necessário ter atenção ao responder, e não só a relatar.
Se pensas responder a um topico nesta área, tem em atenção o seguinte:

-> Responde apenas se tiveres quase certezas absolutas do que dizes! Não vale a pena dizeres algo que só vai dar trabalho ao outro a tentar isso se depois nem seuqre funciona!
-> Não respondas: "Nao sei o que se passa, tenta isto." Se nao sabes, nao podes dizer para tentar alguma coisa.
-> Não respondas: "Não sei, abre uma solicitação de suporte" Isso podes dize-lo por PM, embora nem seja necessario sequer. Quem abre um topico sabe que pode ser necessaria solicitaçao de suporte.
-> Não respondas: "Nao sei" Se nao sabes, nao respondes.
____

Se sabes o que se passa, faz o seguinte:
1º Diz que sabes o que se passa. Acalma o outro dizendo que sabes como resolver a situação.
2º Explica-lhe o que se passa.
3º Diz-lhe como resolver o problema, explicando tudo por passos, explicando muito bem, e se possivel usando imagens.
___________________________
Se todos cumprirem com isto, será muito mais facil responder a problemas.
 
Topo