Discussão - O que é preciso para ser um grande líder?

  • Iniciador do tópico Sir Paulo Ferreira
  • Data de início

DeletedUser

Guest
Boas,

Esta sub-aba não é apenas para sugestões, também o é para as Discussões relacionadas com o jogo.

Eu já tive a oportunidade de ler um Tutorial - chamemos-lhe assim - sobre a liderança de uma tribo, elaborado por Sir John. Aqui.

O que eu queria era que discutissemos, como indica o título, o que é preciso para ser um grande líder.

Deixo alguns tópicos.
  • Carisma
  • Organização
  • Espirito de Equipa
  • ...

PS: Podem dar exemplos de líder.
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser

Guest
um grande lider é aquele que lidera a tribo mas respeita os seus membros
é aquele que fica sitter quando é necessário
é aquele que ajuda quando é necessário
é aquele que arranja soluções
é aquele que tem espirito de equipa pois arranja pessoas para o ajudar como os subliders arranja ataques coordenados mesmo que não participe ajuda a eveluir os jogadores menos pontuados
é aquele que resolve os problemas da tribo
é aquele que organiza o forúm para que os jogadores possam falar e perseberem-se
é o jogador que diz aos outros a sua opnião e ensina quem não sabe a jogar em vez de ignorar que diz a quantidade de tropas e pontos quevada aldeia deve ter
que consegue "juntar" a tribo
que consegue, no fundo, manter e evoluir a tribo e, se tiver, as suas academias
entre outras coisas!!!
 

DeletedUser

Guest
Essa coisa do bom líder é já antiga... mas aqui vai o meu contributo:
Para ser líder antes de tudo deve-se saber jogar... depois dessa parte passa-se ao que realmente interessa... Temos de ter experiencia de jogo... saber pelo menos quais os caminhos que uma tribo atravessa e tbm deve ter experiencias nos mais variados cargos da tribo... e é isso que eu sempre aconselho, quer ser líder? seja 1º recrutador, depois moderador, depois diplomata, depois general(opcional) e por fim passe pelo cargo de administrador.... Quando desempenhados esses cargos temos os primeiros contactos com a tal "liderança" pois acabamos por se tornar a cabeça de determinadas areas e isso começa a abrir a nossa mente.
Depois de tudo isso lançamos a sorte... eu aconselho tentar a primeira vez em continentes de segunda e terceira divisão... vá para um continente ñ tão cobiçado e comesse a recrutar... jogue com noobs e ensine-os a jogar... só depois é que estaremos preparados para liderar uma tribo de verdade...
Mas além da parte da experiencia há tbm as caracteristicas pessoais de cada lider.... uns mais alegres e participativos, outros mais reservados e frios... aconselho sempre a ser frio(ou mais sério) em assuntos que realmente importam... deixe as brincadeiras para hora certa:rolleyes:
Há que ser organizado, ser participativo, saber tomar decisões e interagir com todos.
Isso foi mais para ajudar aqueles que agora começam... ser líder de uma grande tribo acaba por ser(se calhar) o sonho de muitos jogadores de TW.
Mas o segredo para uma boa liderança é nunca liderar sozinho... tenha sempre alguem do teu lado... que te ajude a tomar decisões e te previna de erros... é como se diz "duas cabeças pensam melhor do que um".
 

DeletedUser

Guest
Na minha opinião, já li o manual do bom líder de tribalwars e achei-o um bocado incompleto.

Competências para um bom líder:

- Saber Falar
- Um bom líder deve usar uma linguagem adequada, deve saber os termos a usar, deve conseguir fazer-se ouvir. Se virmos ao longo da história os melhores líderes eram os que sabiam falar, sabiam fazer com que os ouvissem e mais do que conseguir passar as ideias, conseguiam manipular a cabeça dos ouvintes.

- Saber Ouvir
- Tanto como jogador, como na personificação de líder ninguém deve achar que já sabe tudo, que as suas ideias são as únicas certas, saber ouvir os membros e avaliar as suas sugestões é importante e passa aos membros a imagem de um líder preocupado com os seus "súbditos".

- Saber Ajudar
- Um líder deve possuir conhecimento. Não precisa de ser uma enciclopédia mas deve poder ajudar os seus membros quando estes necessitam de explicações. Visto muitos membros não virem ao fórum externo, cabe ao líder passar por cá e depois contar-lhes as novidades (por exemplo o armisticio).

- Grupo de Amigos
- Para garantir a integridade da sua liderança e que não ameacem o seu poder, o líder deve manter perto de si um grupo de amigos que o ajude no controle da tribo.

- Dotes diplomáticos
- A diplomacia é das maiores armas, mas é preciso que se saiba usa-la da melhor maneira, nunca deixar que sejam os seus aliados a controlarem mas sim ele a controlar os aliados.

- Carisma
- O líder é a base da tribo, mas a base sem o resto da estrutura, não é nada. Logo, o líder deve ser carismático, deve agradar aos seus membros, evitando revoltas contra ele ou contra as suas decisões.

- Saber Liderar
- Parece estúpido dizer que um líder precisa de saber liderar mas a verdade é que existem muitos que não o sabem fazer. Um líder não tem só de criar regras, tem de saber aplica-las. Um líder tem de saber usar os seus poderes quando necessário, não pode ter medo dos seus membros só "porque 'x' tem num sei quantos mais pontos, é melhor não o castigar."

- Imparcial
- O líder tem de saber tomar medidas sem olhar a amizades. Incluindo a amizade consigo próprio. O líder não se sobrepõe às regras.

- Códigos BB
- Os códigos BB existem param serem usados, e o líder deve usa-los para realçar pormenores etc. e para tornar os textos menos enfadonhos. (pessoalmente uso códigos BB em jogo, aqui no fórum nem tanto).

- Classificação
- É estúpido mas a verdade é que os membros respeitam mais os líderes se estiverem no topo da classificação da tribo. Por vezes os primeiros classificados da tribo, quando não líderes, acham que podem mandar. Pensam que os pontos e a influência que exercem serve de chantagem aos líderes. Por esta razão o líder deve tentar acompanhar o ritmo de jogadores de topo.


Entre outras coisas, estas foram as primeiras que me vieram à cabeça :D
 

DeletedUser

Guest
Gostei muito de ler as vossas opiniões sobre liderança, estão correctissimas.

Acrescento apenas:

- não se nasce líder aprende-se a ser;

- o estilo de liderança é determinado pelas caracteristicas da equipa e pelo ambiente em que se insere, por exemplo, em alguns contextos é mais eficaz um líder democrático e noutros um líder autoritário
 

DeletedUser

Guest
Gostei muito de ler as vossas opiniões sobre liderança, estão correctissimas.

Acrescento apenas:

- não se nasce líder aprende-se a ser;

- o estilo de liderança é determinado pelas caracteristicas da equipa e pelo ambiente em que se insere, por exemplo, em alguns contextos é mais eficaz um líder democrático e noutros um líder autoritário

Não sei se concordo com a tua opinião Xicaaa.

Por mais organizado e qualidades que um jogador tenha, senão tiver carisma não terá a devida influencia.

Do mesmo modo que se tiver apenas carisma, mas não for organizado, não vai a lado nenhum.

É necessário que haja um combinação entre trabalho e talento.

:D
 

DeletedUser

Guest
Não sei se concordo com a tua opinião Xicaaa.

Por mais organizado e qualidades que um jogador tenha, senão tiver carisma não terá a devida influencia.

Do mesmo modo que se tiver apenas carisma, mas não for organizado, não vai a lado nenhum.

É necessário que haja um combinação entre trabalho e talento.

:D

Compreendo o que dizes Sir Paulo Ferreira. Nunca transmito bem o que penso.
É claro que qualquer líder tem de reunir um conjunto alargado de competências.
 

DeletedUser

Guest
Na minha opinião, já li o manual do bom líder de tribalwars e achei-o um bocado incompleto.

Competências para um bom líder:

- Saber Falar
- Um bom líder deve usar uma linguagem adequada, deve saber os termos a usar, deve conseguir fazer-se ouvir. Se virmos ao longo da história os melhores líderes eram os que sabiam falar, sabiam fazer com que os ouvissem e mais do que conseguir passar as ideias, conseguiam manipular a cabeça dos ouvintes.

- Saber Ouvir
- Tanto como jogador, como na personificação de líder ninguém deve achar que já sabe tudo, que as suas ideias são as únicas certas, saber ouvir os membros e avaliar as suas sugestões é importante e passa aos membros a imagem de um líder preocupado com os seus "súbditos".

- Saber Ajudar
- Um líder deve possuir conhecimento. Não precisa de ser uma enciclopédia mas deve poder ajudar os seus membros quando estes necessitam de explicações. Visto muitos membros não virem ao fórum externo, cabe ao líder passar por cá e depois contar-lhes as novidades (por exemplo o armisticio).

- Grupo de Amigos
- Para garantir a integridade da sua liderança e que não ameacem o seu poder, o líder deve manter perto de si um grupo de amigos que o ajude no controle da tribo.

- Dotes diplomáticos
- A diplomacia é das maiores armas, mas é preciso que se saiba usa-la da melhor maneira, nunca deixar que sejam os seus aliados a controlarem mas sim ele a controlar os aliados.

- Carisma
- O líder é a base da tribo, mas a base sem o resto da estrutura, não é nada. Logo, o líder deve ser carismático, deve agradar aos seus membros, evitando revoltas contra ele ou contra as suas decisões.

- Saber Liderar
- Parece estúpido dizer que um líder precisa de saber liderar mas a verdade é que existem muitos que não o sabem fazer. Um líder não tem só de criar regras, tem de saber aplica-las. Um líder tem de saber usar os seus poderes quando necessário, não pode ter medo dos seus membros só "porque 'x' tem num sei quantos mais pontos, é melhor não o castigar."

- Imparcial
- O líder tem de saber tomar medidas sem olhar a amizades. Incluindo a amizade consigo próprio. O líder não se sobrepõe às regras.

- Classificação
- É estúpido mas a verdade é que os membros respeitam mais os líderes se estiverem no topo da classificação da tribo. Por vezes os primeiros classificados da tribo, quando não líderes, acham que podem mandar. Pensam que os pontos e a influência que exercem serve de chantagem aos líderes. Por esta razão o líder deve tentar acompanhar o ritmo de jogadores de topo.


Entre outras coisas, estas foram as primeiras que me vieram à cabeça :D

Acho que este post resume quase por completo o que é ser lider. Mas mesmo assim acho que falta 2 coisitas para adicionar.

Ser Líder antes de mais é ser uma pessoa humilde.

Para ser líder, ja é preciso ter alguma experiência em jogo, é preciso ja ter sido liderado para saber liderar.

Vejo muitos que se vangloriam, que sao grandes lideres, que sao dos melhores do PT, mas nao passam de jogadores que falam, falam, e falam, mas, nao fazem nada.
 

DeletedUser

Guest
Pois,

Então um líder tem que ser um bom jogador humilde, solidário para com os seus membros, experiente, carismática, bom escritor...


Conhecem algum líder do PT ou não que tenha estas caraterísticas todas?
 

DeletedUser

Guest
Ora bem..

No Pt existem muitos lideres. Pq é que so consideram grandes lideres jogadores tipo do PT 9 para a frente?

Pq os melhores estão atras, nos outros mundos, calados, e ainda la desde que abriu o mundo.

Lideres, que se pode chamar isso sao jogadores como: Doublechesse, bakkkano, imbativel guerreira, entre outros que andam por ai.

Quando se considera que este jogador é o melhor lider do PT, como ja li muitas vezes por ai, é preciso ter em conta que existem centenas de lideres muito bons, mas simplesmente nao falam como muitos, que se auto-intitulam.

Por isso para mim, os melhores lideres sao aqueles que formam tribo, e simplesmente permanecem nela ate ao fim

;)
 

DeletedUser

Guest
Ora bem..

No Pt existem muitos lideres. Pq é que so consideram grandes lideres jogadores tipo do PT 9 para a frente?

Pq os melhores estão atras, nos outros mundos, calados, e ainda la desde que abriu o mundo.

Lideres, que se pode chamar isso sao jogadores como: Doublechesse, bakkkano, imbativel guerreira, entre outros que andam por ai.

Quando se considera que este jogador é o melhor lider do PT, como ja li muitas vezes por ai, é preciso ter em conta que existem centenas de lideres muito bons, mas simplesmente nao falam como muitos, que se auto-intitulam.

Por isso para mim, os melhores lideres sao aqueles que formam tribo, e simplesmente permanecem nela ate ao fim

;)

Percebi onde queres chegar.

O líder é o último a abandonar o barco.
 

DeletedUser

Guest
É mais ou menos isso!

Líder é a cara de um grupo, logo tem que ser o ultimo a abandonar.
 

DeletedUser

Guest
Então um líder tem que ser um bom jogador humilde, solidário para com os seus membros, experiente, carismática, bom escritor...

e se não for tudo isso deve de "arranjar" alguém que o ajude a ser e que possa sê-lo também quando preciso!
 

DeletedUser

Guest
Para mim um bom lidere e uma pessoa: oraganizada, que sabe fazer com que o sigam e principalmente que quando ele diz para darem cabo do canastro a alguem essas pessoas o façam sem questionar, tb acho muito importante que um lider tenha muito tempo para a tribo e por fim acho que tb e importante para um lider saber ser um bom diplomata!!!:D
 

DeletedUser

Guest
Pois,

Então um líder tem que ser um bom jogador humilde, solidário para com os seus membros, experiente, carismática, bom escritor...


Conhecem algum líder do PT ou não que tenha estas caraterísticas todas?

Conheço sim.

Vanmitra! Para mim, o melhor lider do Pt e preenche esses requisitos todos, quem o conhecer poderá comprová-lo.

Quanto aos skills que faltam alem daqueles que mencionei atrás eu sei que falta mas eu quis fazer um post resumido, talvez um dia tambem faça um manual sobre isso :D
 

DeletedUser

Guest
Sim,

Ser Líder não é uma coisa do outro mundo, mas ser um bom Líder, já exige dedicação e tempo acima de tudo.

:D

Mas um líder também têm que ter uma boa equipa.

:)

Senão não vai a lado nenhum.
 

DeletedUser

Guest
Ser líder de uma tribo de top implica muitas coisas mas acreditem a que mais necessitam é de paciência, sem isso esqueçam, atenção tribo de top.:rolleyes:
 

DeletedUser

Guest
Olá! :)

Um bom tópico sem dúvida alguma. ;)

Muito do que disseram aqui eu concordo...
Para ser líder também é necessário ter paciência, tempo, organização, saber jogar entre outras que disseram, mas isto são alguns pontos fundamentais que um líder precisa de ter para que a tribo possa evoluir e reinar o mundo.

Os melhores líderes que já conheci foram o KingCharles, Trocha e imune. (+ 3 ou 4) e estou a falar em mundos que joguei.
 

DeletedUser

Guest
Para mim o melhor líder que conheci foi sem dúvida o homemau, espectacular, nunca vi coisa assim, só quem jogou com ele é que sabe, não falha nada, desde o sistemas de reserva excepcional,que ele criou à organização, união e boa disposição, temos tudo.:)
Basicamente ele tem tudo o que um grande líder precisa
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser

Guest
Bom assunto!;)

Bem,vou dar a minha opinião.Acho que no geral é preciso ter bons jogadores,que saibam o que estão a fazer,né?:p
Mas claro depois temos uma série de factores,dos quais eu considero muito importantes estes dois...Intuição(aff!As mulheres têm vantagem..:D) e previsão.Sendo que a previsão é muito importante,saber os próximos passos do adversário...

Quanto a melhores lideres que já vi,aqui no PT ainda não encontrei um lider assim excepcional,mas a lili.p acho que é assim o nick,pelo que dizem é uma grande lider.
Vi no post acima o nome do Trocha,mas não lhe querendo retirar o mérito,considero que ele só será um lider excepcional quando as suas tribos durarem bastante tempo num mundo e não só no inicio.REPITO,ele é um bom lider faz falta-lhe a resistência de ficar num mundo não digo até ao fim mas durante um bom pedaço.;)
 
Topo