Guerras, sprinters, melhores jogadores, melhores tribos , e lideranças fruscinantes

  • Iniciador do tópico DeletedUser11877
  • Data de início
Estado
Não está aberto para novas respostas.

DeletedUser42045

Guest
Kumeke como o teca disse não vale apena... Sprinters sao sprinters endurances sao endurances e há os jogadores completos que sao ambos... Hoje em dia sprinta se com pps ..a qualidade vem no fim ao de cima
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser51220

Guest
A qualidade, a meu ver, acaba sempre por sobressair-se em relação a esta chamada juventude. Penso também que, hoje em dia, os jogadores atuais (ditos jovens), a grande maioria (não digo todos, existe sempre aqueles "x") quer sobressair-se de alguma forma, e que melhor forma se não ocupar o lugar 1 da tabela? Usufruem de todos os meios que acham possíveis para que isto aconteça, se estão em 1º logo devem ser os melhores (pensam eles?). Acho esta mentalidade errada, diversos casos presenciei na terceira pessoa em que ocorreu totalmente o oposto. Para finalizar, gostaria de desejar um bom jogo a todos os jogadores.
 

DeletedUser36185

Guest
Boa noite.

Foi com gosto que nós vimos ser criado um tópico interessante ideias bem debatidas,algo que podiamos dizer que era interessante para toda uma comunidade que tem em comum este jogo.

Deveras triste foi que depois de várias tentativas e esforços que fizemos para o manter aberto continuemos a presenciar uma constante fuga á ideia central que o mesmo tinha,e vejamos o mesmo ser usado para picardias e ofensas.

Com muita pena nossa iremos encerrar aquele que poderia ter sido um belo debate de ideias e formas de estar diferentes numa comunidade que nos brinda com um vasto leque de variadissimas personalidades.

Tópico encerrado.

Continuação de bom jogo.
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser36185

Guest
Boa noite.

Após vários pedidos que recebemos para voltarmos a reabrir este tópico,resolvemos fazê-lo.
Esperamos que consigam expor as vossas ideias de uma forma concisa e bem argumentada (dentro do tema),de modo a podermos mantê-lo.

Continuação de bom jogo e de um bom fim de semana.

cumps.
 

DeletedUser

Guest
Antes de mais quero agradecer ao moderador pela abertura do tópico.

Quanto ao tema em si creio que afirmar-se é algo que todos os seres humanos tenham necessidade, especialmente os mais jovens (eu poderia tentar dar uma explicação psicológica/hormonal para isto mas não o farei). Quanto aos sprinters qualquer um se pode tornar num bom endurancer basta motivação para tal
 

DeletedUser11877

Guest
Obrigado pela reabertura do tópico.
Ja agora peço a rapaziada que se mantenha dentro do assunto do tópico.

Este assunto é transversal a todas as tribos, por isso permite-nos ser isentos, alhearmo-nos um pouco da defesa acérrima dos interesses individuais de cada tribo, e focarmos-nos mais nos interesses comuns a todas sem tomarmos partido de A ou B ou C...

Vamos lá rapaziada quero ler o que têm a dizer sobre o assunto
 

DeletedUser44765

Guest
Qualquer sprinter verdadeiro chega ao final do mundo so basta ter um endurancer consigo e chegam bastante longe, algo bastante simples..

Um sprinter precisa de um endurancer a seu lado para quê? Não há nada que um endurancer saiba fazer que um sprinter não saiba. A única coisa que um sprinter precisa é de paciência, paciência para fazer durante muito tempo aquilo que ele gosta de fazer durante pouco. Quando um bom sprinter decide ficar até ao fim do mundo e joga com paciência e dedicação não há endurancer que o acompanhe.

Isto, é claro, se estivermos em mente que sprinter significa qqr coisa como "jogador que farma muito e que se esforça para ser dos primeiros a fazer tudo o que se pode fazer no jogo - recrutar, construir e conquistar". Mas para algumas pessoas o sprinter é rotulado como alguém que só faz ataque, que não joga para a sua tribo e que tem um ego tamanho de um navio. Há vários sprinters assim, é verdade, mas também há muitos endures com essas características.

Para mim a única coisa que difere um sprinter de um endurancer é paciência que ambos têm dedicar ao jogo. Se um sprinter entrar num mundo com intenções de ficar top no primeiro mês e conseguir isso, provavelmente sente-se tão (ou mais) realizado que um endurancer que ganha um mundo dois anos depois. Acho que a única coisa que deve ser motivo de distinção é a qualidade do jogador. Um sprinter por ser sprinter não quer dizer que consiga ter um início rápido, assim como um endurancer por ser endurancer não tem garantida a sua permanência no mundo.

PS: só faço mesmo essa distinção sprinter/endurancer porque estamos habituados a ela. Estou com aqueles que preferem bom jogador/mau jogador.

Quanto a isso da afirmação, acho uma coisa perfeitamente normal. O português é sempre muito vaidoso e procura sempre mostrar ser melhor do que aquilo que realmente é.
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser

Guest
Para começarmos primeiro temos de definir o que entendemos por Spinter.

1°- Se considerarmos um sprinter alguem que saiba desenvolver rapidamente atravez do seu proprio trabalho até obter academia compondo um exercito compativel com esse rapido desenvolvimento.

2°- Se chamamos um sprinter alguem que se se desenvolve rapidamente sem fazer esforços e sem costituir um exercito aquitavel com esse rapido desenvolvimento.

3°- Se chamamos um sprinter a um jogador ou a uma conta.

De seguida teremos de analizar essas informações de modo a decifra-la.

um sprinter como jogador é completamente diferente de um sprinter como uma conta.

No primeiro caso o jogador trabalha sozinho. tem as suas ocupações diarias como todas as pessoas mas atravez do seu conhecimento do jogo consegue tirar o maximo partido do tempo que dispõe.

No segundo caso o sprint é feito por uma conta de 2 ou 3 jogadores conseguindo assim manter a conta 24 horas ativa.

Ps:partindo do princípio que em ambos os casos os jogadores seguem as regras do jogo

Tambem penso que ser spinter nada tem a vêr com ser bom ou mau jogador.

Desenvolver mais rapido não é sinomimo de qualidade pois já vi muitos desses chamados sprinters a terem NT mesmo antes dos vizinhos terem academia e acabaram por ser limpos por eles, demolidos e a desistirem. E vi as dezenas.

Bom jogador nada tem a vêr com farmar muito ou farmar o suficiente( sem farmar não é possivel) até pelas razões que dei um pouco mais atraz.

Quem joga com varios jogadores na conta tem a obrigação de farmar muito mais. não quer dizer que sejam melhores jogadores.

Os melhores são aqueles que quando atacam são eficazes, quando defendem é complicado de lhes conquistar e segurar aldeias.
esses são os bons jogadores na minha opinião.
 

DeletedUser47557

Guest
Bom jogador nada tem a vêr com farmar muito ou farmar o suficiente( sem farmar não é possivel) até pelas razões que dei um pouco mais atraz.


Concordo com o que disseste, mas ao dizer que sem farmar não e possível já não sei se e bem assim, quando este jogo tinha qualidade sim, não era possível.. Agora o que mais se ve é ditos "sprinters" ou seja de evolução rápido com medalhas de 10 ou 100 aldeias farmadas.. e com 1k de recursos pilhados. Mas sim tens razão, no tw que eu jogo não e possível sem farmar, mas os tempos tem mudado... E cada vez chegam ao top mais rápido com menos farmado, isso é uma realidade
 

DeletedUser11877

Guest
Eu conheço bons jogadores que sabem fazer bons sprints e deixam de jogar ao fim de 3 ou 4 meses e conheço também péssimos jogadores que terminaram mundos alguns inclusivamente em tribos que venceram os mundos.

Percebe-se com alguma facilidade que ser bom ou mau jogador nada tem a ver com ser sprinter ou endurance, tem a ver com o jogador em si, com o interesse pelo jogo, pela forma que se dedicam a ele e pensam em formas de ultrapassar os problemas com que se deparam, em vez de ficarem a espera que os problemas desapareçam por obra e graça do divino...

Parece-me que podemos concluir com alguma simplicidade que ser sprinter ou endurance não tem directamente a ver com ser bom ou mau jogador.

Por outro lado, o João tocou ai em cima num ponto fundamental....

A diferença entre aquele sprinter que faz um jogo sustentável e que de certeza vai dar problemas a que o quiser conquistar, e os outros que realmente apenas pretendem intimidar o povo, com a quantidade de pontos que apresentam....

Um pensa o jogo em termos de futuro, a longo prazo e cria condições para dar continuidade ao trabalho inicial que fez, o outro negligencia a segurança e sabe a partida que não terá condições para suportar mais que os primeiros ataques que lhes fizerem...

Concordo com o que disseste, mas ao dizer que sem farmar não e possível já não sei se e bem assim, quando este jogo tinha qualidade sim, não era possível.. Agora o que mais se ve é ditos "sprinters" ou seja de evolução rápido com medalhas de 10 ou 100 aldeias farmadas.. e com 1k de recursos pilhados. Mas sim tens razão, no tw que eu jogo não e possível sem farmar, mas os tempos tem mudado... E cada vez chegam ao top mais rápido com menos farmado, isso é uma realidade

Eu ganhei o Mundo 6 com a GANG, e posso afirmar-te que praticamente não farmei, talvez por inexperiência admito que sim, no entanto se fores ver o meu ODA e ODD no mundo 6 podes ter uma ideia do que foi a minha passagem por aquele mundo.
É perfeitamente possível fazer-se um bom jogo de tribos sem farmar....

Agora é claro que não farmando, a evolução é muito mais complicada, torna-se mesmo num pesadelo, tendo em conta que a grande maioria dos jogadores actualmente fama até quando se levanta de noite para fazer um xixi, ou enquanto a professora escreve 3 letras e 2 números no quadro...
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser47557

Guest
Eu conheço bons jogadores que sabem fazer bons sprints e deixam de jogar ao fim de 3 ou 4 meses e conheço também péssimos jogadores que terminaram mundos alguns inclusivamente em tribos que venceram os mundos.

Percebe-se com alguma facilidade que ser bom ou mau jogador nada tem a ver com ser sprinter ou endurance, tem a ver com o jogador em si, com o interesse pelo jogo, pela forma que se dedicam a ele e pensam em formas de ultrapassar os problemas com que se deparam, em vez de ficarem a espera que os problemas desapareçam por obra e graça do divino...

Parece-me que podemos concluir com alguma simplicidade que ser sprinter ou endurance não tem directamente a ver com ser bom ou mau jogador.

Por outro lado, o João tocou ai em cima num ponto fundamental....

A diferença entre aquele sprinter que faz um jogo sustentável e que de certeza vai dar problemas a que o quiser conquistar, e os outros que realmente apenas pretendem intimidar o povo, com a quantidade de pontos que apresentam....

Um pensa o jogo em termos de futuro, a longo prazo e cria condições para dar continuidade ao trabalho inicial que fez, o outro negligencia a segurança e sabe a partida que não terá condições para suportar mais que os primeiros ataques que lhes fizerem...



Eu ganhei o Mundo 6 com a GANG, e posso afirmar-te que praticamente não farmei, talvez por inexperiência admito que sim, no entanto se fores ver o meu ODA e ODD no mundo 6 podes ter uma ideia do que foi a minha passagem por aquele mundo.
É perfeitamente possível fazer-se um bom jogo de tribos sem farmar....

Agora é claro que não farmando, a evolução é muito mais complicada, torna-se mesmo num pesadelo, tendo em conta que a grande maioria dos jogadores actualmente fama até quando se levanta de noite para fazer um xixi, ou enquanto a professora escreve 3 letras e 2 números no quadro...

Sim, nao digo o contrario, e desde que se pode comprar recursos, cada vez menos se farma, mas eu falo por mim, tento sempre farmar o maximo que consigo, ate porque assim para alem de evoluires amis rapido, os outros a volta evoluem mais devagar porque nao tem onde farmar, por exemplo tribos que jogam em nucleo, nao farmam quase nada e algumas safam se.. é relativo farmar muito ou nao, depende do mapa tambem, mas claro que e sempre melhor farmando
 

DeletedUser

Guest
mas vocês acham que o fórum serve para quê?

o fórum serve para as pequenas discussões e atritos, para apimentar o jogo
é normal que existam jogadores com mais ego que outras

se saírem à rua também verão pessoas com mais ego que outras

quanto à discussão do sprinter vs endurance
por normal os bons sprinters dão 10-0 à maioria dos endurances
sabem todas as técnicas do jogo e sabem usá-las melhor

mas concordo com o que foi dito, já não há quase sprinters de jeito no pt
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser11877

Guest
A rapaziada n se dá sequer ao trabalho de ler para entender o que está aqui em discussão...

Não se trata de tirar méritos aos sprinters longe disso...
a questão é mais....

O TW é um jogo de estratégia que tem como objectivo uma tribo conquistar o domínio do mundo de forma a ganha-lo.
- tal como o xadrez consiste em conquistar o domínio do tabuleiro e dar xeque mate ao rei adversário...
- tal como no monopólio levar os parceiros de jogo à falência,
- tal como no futebol, marcar o mais golos que o adversário....
podia enumerar aqui uma quantidade de jogos sem fim....

Em todos estes jogos TW incluido, existem pontos comuns, como por exemplo uma estratégia que possibilite chegar ao final e vencer o jogo.

Faz algum sentido num jogo de xadrez um dos jogadores sair a comer a peças todas ao adversário e depois a meio do jogo, quando começa a perder as suas peças desistir do jogo, ou levar um cheque mate quando acha que esta na "mó de cima"?

Ou um jogador de monopólio comprar a maioria das propriedade e não construir as casas e os hoteis, indo a falencia porque não o fez?

Ou uma equipa de futebol fazer grandes fintas ao adversário e não conseguir marcar golos, marcando a outra equipa sem sequer saber fintar?

Não estou a falar de sprint's estou a falar de objectividade de estratégias de analise, de previsão de estudo de planeamento.....

E estou a falar nisto porque o que invariavelmente acontece é que existe um grande numero de jogadores que não vem jogar tribos, vem jogar outra coisa qualquer que consiste apenas em conquistar aldeias indiscriminadamente aqui ou ali onde der mais pontos para conseguirem ficar no TOP o máximo de tempo possível.

O que é que há de errado nisto???
Em que é que esses jogadores contribuem para a jogabilidade e competitividade de um mundo?

Porque podem faze-lo?? sim podem, é entrar num mundo e seguir em frente até desistir.

são úteis ao mundo?? em minha opinião muito pelo contrario, são prejudiciais...
São bons jogadores de tribos? não são seguramente.... porque??

Tal como disse no inicio.... "O TW é um jogo de estratégia que tem como objectivo uma tribo conquistar o domínio do mundo de forma a ganha-lo."

Coisa que dificilmente ou nunca acontecerá, jogando sem qualquer tipo de preocupação com o futuro da sua conta e muito menos da tribo que representam....

É uma característica comum a quase todos os novos jogadores querem chegar a um mundo, depois de terem colhido alguma informação na NET de como fazer um jogo rápido, e alcançarem os primeiros lugares das tabelas classificativas, quando o que deviam fazer seria exactamente o contrario... um jogo mais lento mas sustentável, assente em bases solidas precavendo a continuidade no mundo até ao final para o ganhar...

Cotas vs juventude, quem ganha??

Eu arriscaria dizer COTAS, pelo simples facto de terem uma coisa que a juventude dificilmente tem,
a capacidade de ter uma leitura do funcionamento do jogo mais correcta, mais tranquila e mais objectiva, permitindo-lhes não entrar em stress quando perdem um aldeia, porque sabem que a aldeia que perdeu agora vai recuperar em dobro ou em triplo mais a frente, ha excepções e não é tão claro como a água, óbvio que não, mas eu arriscaria sempre no voto de confiança à perspicácia da "velhada" em detrimento da pressa da juventude...

Ha uns dias eu estava a conversar por MP com um adversário meu que estava a ser atacado, e dizia-lhe, tem calma e pede apoio a tua tribo, a resposta dele disse-me tudo... "é difícil ter calma quando mandas uma mensagem a tribo porque estás a ser atacado por 4 jogadores, e ninguém te responde"
- E qual era o titulo da mensagem que enviaste?? perguntei....
- Apoio... responde ele....

Ok da próxima vez que estiveres numa situação destas o titulo da mensagem será boa noite, ou oi, ou olá, e vais ver que obtens respostas lol nem que seja a dizer que não te podem ajudar.... lol

Seja como for.... uma tribo que não responde a um pedido de apoio de um dos seus membros, sabemos todos à partida qual será o seu futuro......

É isto que eu gostava de ver discutir aqui.

Está ou não nas nossas mãos ter um jogo mais competitivo, o que podemos fazer para tornar o TW mais competitivo
vamos lá pensar nisto SFF...
 

DeletedUser

Guest
os sprinters dão mais competição ao jogo que os endurances, mas de longe
qualquer líder decente que tenha um plantel com sprinters sabe que a maioria vai acabar por desistir e deve estar preparado para colmatar essas perdas.

cada um joga o que bem lhe apetece.
nem todos os endurances são ''cotas'', há aí muitos jovens
 

DeletedUser

Guest
O que este jogo tem mais são endurances jovens:)

existe sprintar mais rapido do que os outros. nesse caso é impossivel termos academia quando os nossos vizinhos ainda nem 500 pontos as vezes têm.
outra coisa é comprar e fabricar o sprint. nesse caso ninguem a nossa volta tem tempo de evoluir.

terçeiro, esses jogadores jogam para a gloria pessoal e tudo o que interferir com essa gloria pessoal é visto como um obstaculo, nem que seja a propria tribo onde estiverem inseridos.

As verdadeiras guerras começam quando os que jogam a velocidade de cruzeiro(sempre ao mesmo ritmo ao longo do mundo) se começarem a chegar a frente.

conquistar 50 aldeias metade dos jogadores do pt conseguem conquistar.
conquistar 1000,2000,3000 já não esta ao alcançe de toda a gente.


concordo quando dizes que cada um joga como lhe apetecer. de outra maneira nem o jogo teria piada.

mas por cada um jogar como lhe apetece é que depois existem aqueles que ganham sempre ou quase sempre de um lado, do outro lado existem os eternos derrotados.

se fosse tudo igual toda a gente ganharia.


tentem fazer comentarios fundamentados com exemplos, etc..

Dizer que o céu é azul quando toda a gente ao olhar para o alto o consegue observar, isso não é nenhum comentario costrutivo.

Se disserem que o céu é azul por causa da condensação das moleculas de agua e de outras moleculas tais como o azoto,ozono,etc... sobre uma forte pressão atmosferica. ai sim, estão a fundamentar a vossa opinião.

este é o objetivo deste topico
este topico não é de comparar jogadores e tribos:)
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser51871

Guest
Enquanto continuarem a fazer mundos com essas funcionalidades, é começar a ir ao passado e ir buscar os mundos em que o pessoal divertia-se mais a jogar e começar a meter essas configurações na atualidade, nem que façam um mundo com funcionalidades e quando abrisse outro era sem funcionalidade, mas isso tem de mudar :/
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser11877

Guest
Enquanto continuarem a fazer mundos com essas funcionalidades, é começar a ir ao passado e ir buscar os mundos em que o pessoal divertia-se mais a jogar e começar a meter essas configurações na atualidade, nem que façam um mundo com funcionalidades e quando abrisse outro era sem funcionalidade, mas isso tem de mudar :/

Huguito ...
Quando comecei no PT32, foi nos dias finais do PT6, joguei no PT6 cerca de 4 anos e meio, foi feita uma inovação nesse mundo que consistiu em colocar igrejas, de resto funcionalidades Premium era as normais, não havia gestor de conta, nem gestor de farm comprar nobres falava-se por brincadeira no ultimo ano do mundo porque tínhamos o mundo ganho e não conseguíamos ter nobres suficientes para conquistar as aldeias, e estávamos numa monotonia desgraçada, até que o suporte decidiu descer o custo dos nobres, o que animou por um lado o mundo, o lado da GANG claro está, os adversários puseram as mãos na cabeça porque se ja não nos seguravam sem nobres, com eles a metade do custo... enfim....

Isto para dizer que quando comecei no 32, e vi bandeiras pela primeira vez, pacotes de bandeiras, a hipótese de comprar nobres, batedores cegos, a possibilidade de comprar a redução de tempo de construção, e todas as funcionalidades que desconhecia, achei, e comentei com o outro líder da tribo, que este era um mundo á partida viciado sempre para o lado de quem não teriam mais onde gastar o seu dinheiro sem ser no jogo... confesso que me assustei com as inovações do poder do PP.

O meu parceiro da liderança da tribo tratou de me sossegar, e disse-me que numa fase inicial sim, iria existir alguma diferença na evolução, mas na continuação essa diferença iria diluir-se, e tinha razão dilui-se por completo, com o passar dos meses com o desenvolver natural do mundo.

Nunca mais falamos do assunto, mas apesar dele ter tido razão na sua afirmação, isso deveu-se 100% à qualidade da tribo onde estamos, (atenção que não quero aqui de forma nenhuma fazer propaganda, ou de alguma forma fazer a apologia da nossa tribo do 32, tem a sua qualidade e não precisamos que nos digam isso ou fazer publicidade disso), que soube interpretar o jogo, soube criar estratégias, soube planear e executar, soube ser humilde o suficiente para conseguir anular a vantagem que a compra de nobres deu a quem teve hipóteses de os comprar, também comprei alguns embora em muito menos quantidade que os ditos sprinters daquele mundo compraram...

Realmente consegue-se anular a vantagem que os PP oferecem, dependendo sempre do factor mais importante do Jogo, a tribo onde estão os jogadores que investem PP's a serio na sua conta e estou a recordar-me de um jogador que era da tribo, saiu da tribo ha cerca de 2 anos mais ou menos, acabou por virar bárbaro mas que se tivesse continuado em jogo mesmo sem conquistar aldeias, neste momento e passados os tais 2 anos ainda estaria em 3º lugar com 1606 aldeias.

No entanto, estou em condições de afirmar que todos os outros TOP'S 1 que compram nobres e usaram funcionalidades extra, foram autenticamente arrasados e conquistados.

Em suma... de nada serve gastar rios de PP's numa conta, a não ser que tenha uma tribo digna desse nome que lhe de suporte.

Num comentário ai mais atrás eu disse que muitas vezes os sprinter´s se tornam alvos mais apetecíveis (ou algo semelhante) não o disse por dizer, deu-nos imensa satisfação o desafio de derrotar jogadores que tinham quase o mesmo numero de aldeias que a nossa tribo inteira não foi nada fácil, foi necessário muito trabalho muito empenho de toda a tribo, mas conseguimos...
Conseguimos sempre...
 

DeletedUser37535

Guest
Isto para dizer que quando comecei no 32, e vi bandeiras pela primeira vez, pacotes de bandeiras, a hipótese de comprar nobres, batedores cegos, a possibilidade de comprar a redução de tempo de construção, e todas as funcionalidades que desconhecia, achei, e comentei com o outro líder da tribo, que este era um mundo á partida viciado sempre para o lado de quem não teriam mais onde gastar o seu dinheiro sem ser no jogo... confesso que me assustei com as inovações do poder do PP.

O meu parceiro da liderança da tribo tratou de me sossegar, e disse-me que numa fase inicial sim, iria existir alguma diferença na evolução, mas na continuação essa diferença iria diluir-se, e tinha razão dilui-se por completo, com o passar dos meses com o desenvolver natural do mundo.

Nunca mais falamos do assunto, mas apesar dele ter tido razão na sua afirmação, isso deveu-se 100% à qualidade da tribo onde estamos, (atenção que não quero aqui de forma nenhuma fazer propaganda, ou de alguma forma fazer a apologia da nossa tribo do 32, tem a sua qualidade e não precisamos que nos digam isso ou fazer publicidade disso), que soube interpretar o jogo, soube criar estratégias, soube planear e executar, soube ser humilde o suficiente para conseguir anular a vantagem que a compra de nobres deu a quem teve hipóteses de os comprar, também comprei alguns embora em muito menos quantidade que os ditos sprinters daquele mundo compraram...

É também de realçar que numa fase inicial do mundo, quando ainda se vende recursos por pp's, veio também anular um pouco a compra efectiva de nobres, porque se pensares bem, tu para cunhar o 5º nobre necessitas de 5 moedas de ouro, ou seja, (28k+30k+25k) x 5, e se venderes 100k's de recursos por 1 pp cada K tens ai um nobre, com 1/4 dos recursos gastos, embora continue a achar ridículo a forma como em certos aspectos o jogo evoluiu.

Cumprimentos,
Bobalhão.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Topo