Estratégia de CP/Catapultas
Estratégia de CP/Catapultas do OpenEye
Algumas coisas que precisarão de saber, para acompanharem.
1) Primeiro que tudo, esta estratégia não é a melhor, falando em números. No entanto, o que resulta no papel, raramente resulta na vida real. Para aqueles que pensam que se aplica, precisam de mais contacto com a Vida Real e com o TW. Não conheço ninguém que use exércitos de 20 mil Vikings, no entanto, constituem a estratégia ofensiva que mais sentido faz, matematicamente.
2) Por causa dos limites das pesquisas, esta estratégia poderá ser um "tudo ou nada". Se as tuas aldeias não têm a pesquisa de CP (Cavalaria Pesada) a nível 3, não podes enviar CP para lá, para defender. Simplesmente perderias demasiada CP para poderes continuar a usar essa estratégia. Com CL (Cavalaria Leve) nas tuas aldeias ofensivas, perdes a capacidade de pesquisar CP até nivel 3. Além disso, a uniformidade é mais simples.
3) Esta estratégia é originalmente do Thargoran (pelo menos no .net) apesar de o OpenEye a ter modificado um pouco. Principalmente na parte das catapultas, embora todos a alteremos um pouco, ao longo do tempo...
4) Se não consegues identificar Fakes nem, de forma eficiente, temporizar/acumular (acumular = fazer stacking) tropas defensivas, falharás no TW, e, particularmente nesta estratégia.
5) Isto funciona ainda melhor se todas as tuas aldeias tiverem o mesmo nome, o que aumenta a confusão dos vossos oponentes, quando confrontados com esta estratégia.
6) Além disso, é com velocidade 1.5. Embora possa sofrer algumas alterações, baseando-se na velocidade do mundo onde jogas, os rácios permanecem iguais.
7) Obviamente que esta estratégia é para mundos com unidades e tipos de pesquisa clássicos. No entanto, pode ser adaptada para os mundos mais recentes.
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Estratégia Ofensiva:
Aldeias agrupadas em grupos de 10, baseados em proximidade (principalmente por organização e para manter os rácios).
6:3:1
Ofensivas : Defensivas : Batedores
Aldeia Ofensiva:
(cerca de)
11500 Vikings
1250 CP
200 Aríetes
Aldeia Defensiva:
(cerca de)
11500 Lanceiros
1250 CP
200 Catapultas
Aldeia de Batedores:
(cerca de)
8500 Lanceiros
5000 Batedores
200 Catapultas
Pesquisas:
Aldeia Ofensiva: Lanceiros:Espadachins:Vikings:CP:Aríetes
Defensive/Scout: Lanceiros:Espadachins:Batedores:CP:Catapultas
Primeiro, queria frisar que o OpenEye usou esta estratégia tendo as suas aldeias (mais de 100) todas vizinhas. Isto não é só para jogadores com as suas aldeias espalhadas. Aliás, até resulta melhor em jogadores que tiverem as suas aldeias bem próximas umas das outras. Esta estratégia, obviamente que não é melhor que as outras nos valores defensivas. É óbvio que o teu exército médio será consideravelmente mais fraco do que os exércitos de Lanceiros/Espadachins e Vikings/CL. No entanto, ganhas em Versatilidade, Velocidade, Agilidade, Inteligência e em Desmoralizar os teus inimigos.
Porque é que o número de CP é precisamente 1250? Simples: é uma questão de equilíbrio. Visto que são mais fracos (em valores defensivos) que os seus "opostos" (Espadachins/CL), é melhor não fazer muitos. Simplesmente por uma necessidade de manter o equilíbrio. Apesar de 10k Lanceiros/1250CP não ser uma defesa equilibrada, basta veres o número de aldeias a partir das quais poderás enviar 1250 CP (até das ofensivas), para veres que essa defesa não é tão desequilibrada quanto isso. Além disso, dado que os Vikings, comparados com CP são muito melhores (ofensivamente), é melhor manter bem mais Vikings do que CP.
Estratégia Defensiva
Esta estratégia de Lanceiros/CP produz-se praticamente 3x mais depressa do que outras, o que por si só, é uma vantagem enorme. Em tempos de guerra, os tempos de produção de um exército são um dos factores mais imporantes. Além disso, como os Lanceiros são mais rápidos que os Espadachins e os teus apoios são tão rápidos quanto a sua unidade mais lenta, conseguirás mover bem mais exércitos para aldeias bem mais longínquas, quando necessário.
Comparando com outras estratégias, esta é muito melhor, por exemplo, quando fazes log in e vês vários ataques a chegar dali a uma ou duas horas.
Exemplo 1:
Fazes log in e vês ataques a uma das tuas aldeias, ou, numa aldeia recém-conquistada, vês ataques a chegar que iam a caminho antes de a teres noblado. Em nenhum dos casos consegues identificar a unidade mais lenta e só tens 2 horas até que os ataques cheguem.
Com defesas de Lanceiros/Espadachins, apenas consegues apoiar com tropas de aldeias defensivas completas a 2 quadrados da aldeia sob ataque, com Lanceiros, consegues a 3 quadrados de distância. Provavelmente, apenas terás 1-2 aldeias defensivas por perto (se tiveres sorte e for tudo perto do teu núcleo de aldeias). Como tal, apoias a aldeia com essas 2 fazendas esperando baixas pesadas (particularmente no caso da aldeia recém-noblada, por causa da muralha) ou então, esperas, preparando um contra-ataque. Não tens grandes opcções e ficas numa situação vulnerável: ou perdes uma aldeia ou uma grande quantidade de tropas.
Com a estratégia de CP, terás bem mais opções. Em 2 horas, podes receber apoios de Lanças/CP de aldeias que estiverem até 3 quadrados de distância (duplicando, praticamente, o nº de aldeias a partir das quais poderão surgir apoios) e de CP, até 7 ou 8 quadrados de distância. O que te dá 2-3 aldeias defensivas a partir das quais podes enviar apoios (fazendas cheias) e, considerando que as tuas aldeias ofensivas também são capazes de defender, provavelmente 4-5 aldeias a partir das quais poderás enviar CP (talvez mais, se tiveres as aldeias em "ninhos" compactos).
Em duas horas, estamos a falar de 20kLanceiros/20kEspadachins ou de 30kLanceiros/10kCP. Sofrerás menos baixas, menos danos na muralha e vais perder tropas de mais de 8 aldeias, permitindo que reconstruas os exércitos em menos de 1/4 do tempo, em vez de perderes tropas só de 2 aldeias. Agora, tens 8 aldeias a produzir no quartel e no estábulo, em vez de ser só em 2 quartéis. Espalha as perdas, Espalha a reconstrução.
Esta estratégia é mesmo útil quando as tuas aldeias estão próximas umas das outras, em situações semelhantes a esta que ilustrei. Quanto mais próximas as tuas aldeias estão umas das outras, mais tempo demorarão os ataques do inimigo e mais apoios conseguirás pôr nas aldeias sob ataque. A defesa funciona porque faz com que possas fazer stacking, minimizando as tuas baixas e maximizando as do teu oponente. O objectivo não é igualar as perdas do inimigo; o objectivo será que para cada tropa tua perdida, hajam 4, 5 ou mais tropas perdidas inimigas.
Exemplo 2:
O teu pior receio é conretizado: ataques massivos, muitos inimigos e muitos nobres a chegar. Tens tempo de reagir, mais de 24 horas, mas com tantos ataques, não serve de nada...
Primeiro que tudo, não entres em pânico. Simplesmente, marca os ataques de acordo com os seus tempos de chegada. Mais de metade dos ataques são "palha": fakes, Batedores, Exércitos sem nobres, etc. Marca os ataques de Nobres e possíveis Nukes (tal como qualquer bom jogador faria, certo?). A maioria das operações em grande escala deste género têm mau timing, talvez não em aldeias, isoladamente, mas entre as aldeias. O Noble Train na aldeia "A" embate 5 horas depois do da aldeia "B", nas aldeias "C" e "D", duas horas depois, etc... Adivinha o que isto é? Uma repetição do exemplo 1... É em grande escala, mas não é impossível de defender.
Por vezes, não consegues apoiar a tempo, as muralhas estão baixas e os ataques embatem em várias aldeias ao mesmo tempo. Então, o que podes fazer? Tens a melhor defesa de Dodge possível! Cada aldeia tem um exército defensivo que pode bloquear nobres em qualquer lado. Enquanto estás a bloquear um nobre no sector A, podes encher o sector B de apoios, para defenderes uma ou duas Nukes e, 2 horas mais tarde, moveres esses apoios para defenderes outras Nukes em algum lado (além do apoio chegar às aldeias sob ataque ao dobro da velocidade, volta à aldeia origem e é enviado de novo também bem mais depressa).
Com uma defesa de Lanceiros/Espadachins, não conseguirias fazer isto. No entanto, há situações em que não conseguirás "sobreviver" de forma alguma. Neste caso, podes sempre simplesmente armazenar pacotes e ir para a rim.
Eventualmente, os ataques começam a abrandar. Após uma ou duas semanas de batalhas intensas, sem que o teu oponente consiga nada, este tende a ficar desencorajado. Além disso, daí a uma ou duas semanas, terás de novo os teus exércitos prontos para mais batalhas.
No entanto, se estiveres já "a dar as últimas", podes sempre dedicar-te a bloquear nobres. Para isso, a CP é a melhor tropa, sem dúvida. A CP é mais rápida e, tendo CP em cada aldeia, tens sempre várias hipóteses para enviá-la, caso falhes o timing nas primeiras tentativas.