Moderação de linguagem

  • Iniciador do tópico miguelangelo1
  • Data de início
Estado
Não está aberto para novas respostas.

DeletedUser

Guest
Olá,

É verdade, tem razão! E mesmo por isso, creio que a proibição/permissão deva partir dos pais, tal como muitos já aqui referiram. Generalizar não é viável, pelo menos neste caso concreto.

No fundo, o jogo acaba por não ser muito mais do que uma partida de basket, ping pong, etc: um HOBBIE. Alguém que não tem grandes problemas em faltar às suas responsabilidades para jogar TW, também não os teria, com certeza, para jogar futebol ou matraquilhos. É preciso ter as tais prioridades bem definidas, seja pelos pais/encarregados de educação, seja pela própria pessoa!

Para quê proibir o TW aos menores? Para que estes não faltem às aulas e se foquem unicamente nelas? Se é esse o objectivo, então a única solução é mesmo tirar os tempos livres dos jovens (pois quando se tira o TW, aparece outro jogo, se desaparecem esses jogos todos, então aparece mais X tempo para os jogos de futebol, etc).

Na minha opinião, muito simplesmente (e pegando no teu último post):
- se um menor fica viciado no TW e começa a prejudicar a sua vida por este, os seus pais devem intervir;
- se um maior fica viciado no TW e começa a prejudicar a sua vida por este, deve ter auto-controlo e auto-disciplina para resolver o seu problema.

E quem diz TW, diz qualquer outra coisa, pois tudo o que é em excesso faz mal. Desde que com conta, peso e medida, quaisquer hobbies (fazer desporto, jogar um joguito ou outro que puxe pela cabeça, ler, etc) são saudáveis e falo por mim quando digo que já aprendi imenso, mesmo não relacionado com o TW, através dele.

Em suma, creio que o TW, bem como quaisquer outros hobbies apropriados (desporto, leitura, música, jogos, etc) não devem ter proibições desse género, tal como se passa actualmente. A partir daí, se começarem a haver excessos, as medidas devem partir dos pais, caso se trate de menores de idade ou da própria pessoa, caso se trate de maiores de idade.

Cumprimentos,
guyincognito
 

DeletedUser17964

Guest
Caro guyincognito, boa contra argumentação, mas pelo que eu li, a tua argumentação baseia-se na comparação de menores a adultos, ora bem, ai está o teu erro, os adultos são responsáveis por eles próprios... contudo os jovens menores não...

N estou a defender d qqr forma que se um adulto faltar ao trabalho está tudo bem, muito pelo contrario, n entanto, um adulto sofre as consequências e está no exercício da sua vontade, por muito que custe a vocês os menores, n podem fazer isso, pois n têm capacidade (claro que alguns têm mas outros não) de discernir o bom do mau....ou de antever as consequências dos seus actos.

Noob, respeito a tua opiniao, uma vez que e essa a minha obrigaçao.

Mas por muito que respeite nao deixo de pensar que e incorrecta.

Existem no jogo varios adultos que deveriam ter a cabecinha no lugar, mas infelizmente nao a tem.

Enquanto que ha aqui menores (exemplo: mewt ou guyincognito) que tem mentalidade.

Nao quero daqui tirar conclusoes porque nao as ha. Nao posso pegar em dois exemplos e torna-los universais.

Se existem pessoas que nao conseguem antever as consequencias, nao sao so menores disso posso-te garantir;)

Tambem existem adultos que fazem as coisas sem pensar e depois da no que da.

Por isso nao coloques logo tudo em cima dos menores;)
 

DeletedUser21283

Guest
Aqi qem nao concordar co noob ta errado, noob, e respeitares as decisoes dos outros? se qeres qe respeitemos a tua, respeita a nossa...e pedia a um mod pa fechar o topico, pois ja se prolonga demasiado, e é um topico qe nao leva a lado nenhum :cool:
 

DeletedUser

Guest
Aqi qem nao concordar co noob ta errado, noob, e respeitares as decisoes dos outros? se qeres qe respeitemos a tua, respeita a nossa...e pedia a um mod pa fechar o topico, pois ja se prolonga demasiado, e é um topico qe nao leva a lado nenhum :cool:

Caro ikarus deves ter dificuldades de compreensão, sabes o que é uma discussão? um discussão é quando 2 ou mais pessoas discutem através de argumentos com dois ideais normalmente antagónicos....

Só porque contra argumento n respeito? tens as noções erradas, o tópico só n leva a lado nenhum do teu lado... E caro os tópicos são fechados quando A) provocam spam, B) O criador do mesmo assim o pede, C) o moderador acha que o assunto está resolvido (entre outros)

Que eu saiba não funciona por pedidos...

Vamos ao que interessa:

Noob, respeito a tua opiniao, uma vez que e essa a minha obrigaçao.

Mas por muito que respeite nao deixo de pensar que e incorrecta.

Existem no jogo varios adultos que deveriam ter a cabecinha no lugar, mas infelizmente nao a tem.

Enquanto que ha aqui menores (exemplo: mewt ou guyincognito) que tem mentalidade.

Nao quero daqui tirar conclusoes porque nao as ha. Nao posso pegar em dois exemplos e torna-los universais.

Se existem pessoas que nao conseguem antever as consequencias, nao sao so menores disso posso-te garantir;)

Tambem existem adultos que fazem as coisas sem pensar e depois da no que da.

Por isso nao coloques logo tudo em cima dos menores;)


Caro Infectedking, o post que tu citas-te tem lá o meu argumento: Maiores de idade assumem as responsabilidades dos seus actos, menores não (muito resumidamente)




Para quê proibir o TW aos menores? Para que estes não faltem às aulas e se foquem unicamente nelas? Se é esse o objectivo, então a única solução é mesmo tirar os tempos livres dos jovens (pois quando se tira o TW, aparece outro jogo, se desaparecem esses jogos todos, então aparece mais X tempo para os jogos de futebol, etc).

O Objectivo não é este, mas sim excluir os pagamentos, sendo esse um dos argumentos, Uma partida de futebol dura 90 min em escalões profissionais, um jogo de playstation, 1 mês.... o tribos dura ANOS....

Na minha opinião, muito simplesmente (e pegando no teu último post):
- se um menor fica viciado no TW e começa a prejudicar a sua vida por este, os seus pais devem intervir;

Devem, no entanto nem sempre actuam... e os pais que podem nem saber?

- se um maior fica viciado no TW e começa a prejudicar a sua vida por este, deve ter auto-controlo e auto-disciplina para resolver o seu problema.

Achas que todos os miúdos de têm auto-controlo e auto- disciplina? miúdos de 10 11 12 13 14? alguns podem ter mas todos?
 

DeletedUser

Guest
Bem, eu tenho de dar as minhas palavras a este topico.

Noob

Por ser miudos nao devem jogar?

Deixa me dizer-te, gajos com 20 anos para cima fazem mais porcaria ke os putos, alcool, drogas, etc.

Eu tenho 15 anos, fumo, etc, mas keres saber, se nao fosse o PC, eu andava a fazer mts porcarias e asneiras.

E so os maiores de 18 anos e ke devem jogar ?

Eu concordo numa coisa, este jogo devia de ser para os maiores de 13 ou 14 anos, devido aos foruns das tribos.

Agora nao venhas dizer coisas dessas, idade nao e maturidade, alias, ja vi adultos ke se comportam como crianças.

Alias, tenho visto miudos de 12 anos ou mais com maturidade bem boa comparada com os restantes adultos ate.

E sim, sou mt novo pa fumar etc, mas como o Ikarus disse, os da faculdade e ke deviam de estudar mais.

Nos ainda somos mt novos, todos nos faltamos as aulas para tar com os amigos etc.

E vens aki dizer, ke so por serem mais velhos sao mais responsaveis, sinceramente, ke falta de humildade e respeito pelas mentes maduras.

Meu conselho a ti, cresce e aparece nao faças da idade uma desculpa nem uso para as tuas palavras e actos na vida.

Abraços.
 

DeletedUser

Guest
O Noob, abandona este tópico, amigo.. É escusado argumentar

Não te querem perceber.. quem percebeu, não criticou.. de resto, dos menores que aqui postaram só o GuyIncognito me fez continuar a ter esperança nas novas gerações.. :eek: :D
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser

Guest
Meu conselho a ti, cresce e aparece nao faças da idade uma desculpa nem uso para as tuas palavras e actos na vida

Exacto noob, nao fales mais aqui..

Ves por este comentario aqui de cima que nao vale a pena...

tu podes jogar e sabes jogar, os outros, a vida é deles...
 

DeletedUser

Guest
O Noob, abandona este tópico, amigo.. É escusado argumentar

Não te querem perceber.. quem percebeu, não criticou.. de resto, dos menores que aqui postaram só o GuyIncognito me fez continuar a ter esperança nas novas gerações.. :eek: :D

Por favor não fale de insultos quando você mesmo o faz. Sou da nova geração e me senti ofendido, pois parece que não tenho um futuro bom para mim.
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser

Guest
Por favor não fale de insultos quando você mesmo o faz. Sou da nova geração e me senti ofendido, pois parece que não tenho um futuro bom para mim.

Sentiste-te ofendido? Oh, que pena.. :rolleyes:

Se há ou não um futuro bom para ti depende apenas e só das tuas atitudes.. e já agora: insultei alguém? :confused:
 

DeletedUser

Guest
É... Realmente esse tópico mostra a maturidade de uns e imaturidade de outros e posso afirmar que não tem nada a ver com a idade isso.
 

DeletedUser

Guest
Sentiste-te ofendido? Oh, que pena.. :rolleyes:

Se há ou não um futuro bom para ti depende apenas e só das tuas atitudes.. e já agora: insultei alguém? :confused:

Boas,


Eu acho que não insultaste ninguém. Até falaste muita coisa verdade, sem a que quero destacar é o chamamento à mensagem do GuyIncognito.

Li atentamente o post dele e vi que ele tem razão, e que o Noob, embora esteja e pensar o mais correcto possivel, nós - e falo por mim - agimos muito parentoriamente à sua opinião porque eu não gosto que julguem um livro pela capa, como julgam uma pessoa pela idade.

Peço desde já desculpa se a vossa opinião não é referente à maturidade de cada um, mas o simples facto de o TW ter opurtunidade de obter outras vantagens, implicando o gasto de dinheiro, não deve ser proibido por menores por isso. Cabe sim aos pais, como já foi dito, darem ou não responsabilidades aos filhos. O meu pai sempre me disse:

"Dou-te responsabilidade, liberdade e confiança até ao momento em que falhares"

Será que falhei? - Claro, todos falhamos, mas o falhar não é grave.

Mas o TW para mim é um jogo onde eu posso dar asas à minha imaginação e fazer uma grande estratégia militar com o uso da palavra - Comunicação.

Sim a origem deste tópico é mesmo isso - Comunicação.

Muitos de vós se perguntam por dizem os ditos palavrão que todos conhecemos, que não valem a pena serem ditos, e que os miúdos tanto se divertem a dize-los e os mais os condenam por isso, quando a culpa é dele. Porque é que aqueles que adultos são, ou deveriam ser dizem - " Vai-te ...." - não foi eu que ensinei nada. Porque é que aqueles avós que tanto se babam dos netos lhes ensinam aquelas duas palavras de grau de parentesco com uma preposição no meio e que a última palavra é uma profissão - se é que assim lhe podemos chamar - e depois quando a criança diz ficam todos admirados e riem-se posteriormente. Porque é que... não, não vale a pena continuar - culpar os outros é mais facil. Quando o resposável erra o justo e humilde inocente paga: Porque tal como nós levamos com os erros dos políticos que temam em não assumir os seus erros, porque é que os aqueles que têm responsabilidade sobre os menores, na hora das responsabilidades todos fogem.

Ou porque o sal não salga, ou a terra não se deixa salgar. - Caríssimos, aprendei a assumir os erros. Porque eu tenho a certeza que os miúdos de 7 anos que já se falaram não andavam a ver pronografica senão soubessem o que era sexo. De certeza que não é tirando a liberdade aos menores que vamos formar os homens e mulheres de amanhã.

Uma das coisa que mais me revolta e mais me remoi a minha revolta é a dita história dos 18 anos. Sim, não imaginam a quantidades de vezes que eu já ouvi - " Nunca mais tenho 18 anos, quero ter a carta... quero ser independente"....blá blá blá....
Sim algo se passa aos 18 anos e a sociedade é horrenda e cruel na sua forma de pensar e agir, porque somos crianças até aos 17 anos 11 meses e 30 dias, e no dia seguinte somos um adulto, responsável e já não é criança.

A maturidade não nasce de um dia para outro, nem demora 9 meses a ser formada, nem é diretamente proporcional ao tempo e podemos fazer uma recta linear, nem é nenhuma parabola... não, a maturidade oscila todos os dias, todos os meses, todos os anos...é como o Sol... nasce e morre todos os dias, mas ao contrário do Sol, nem sempre nasce a nascente e morre a ocidente.

Essa maturidade forma e reforma a nossa perfonalidade, a forma que nós vemos o dinheiro é relativo à nossa maturidade, e muita dela vem dos pais e dos educandos.

Não venham pois julgar esta geração, pois os culpados são aqueles que deviam lançar o sal para que salgasse a terra, e nada fizerem, simplesmente fugiram às responsabilidades.

Sem mais demoras ou inquietações,
Apenas a certeza que a culpa de ter olhos verdes... é do meu pai, que também os tem!


Cumprimentos,
Sir Paulo Ferreira
 

DeletedUser

Guest
Sim existe um problema, e qual é a solução?

Proibições são facilmente contornadas e prejudicam o Tribos..

As causas para uma possível proibição, se não me falta nenhuma, são:

- Linguageme conteúdos impróprios

- Existência de adicção.

- Proteger as crianças do mundo :confused:


Se querem resolver este problema, o melhor é a Internet ser proibida a menores.



Se não gostarem de proibições, podem apenas sensibilizar as pessoas através do diálogo, e se quiserem ir mais longe na questão de conteúdos impróprios, "educar" alguns dos jogadores que andam por aí..

PS: tenho 16 anos ;)
 

DeletedUser

Guest
Olá,

O Objectivo não é este, mas sim excluir os pagamentos, sendo esse um dos argumentos, Uma partida de futebol dura 90 min em escalões profissionais, um jogo de playstation, 1 mês.... o tribos dura ANOS....

O tribos ocupa minutos/horas por dia. Uma partida de futebol também, assim como um jogo de playstation. Não me referia à duração total, mas sim ao tempo que ocupa por dia, nas vidas de cada um. Peço desculpa se me expressei mal, mas não era, realmente, a isso que me referia ou tencionava referir.

Se o objectivo é excluir os pagamentos, então criar-se-ia o tal fosso já referido (no meu 2º/penúltimo post neste tópico, inclusivé) entre maiores e menores de idade, pelo que mais valia ou impedir por completo os menores de jogar (pois nem sequer poderiam estar no mesmo pé que os maiores de idade), ou fazer com que este tipo de jogos não fossem para fins lucrativos. Como é óbvio que a segunda hipótese é inconcretizável e que a primeira é ridícula (se os conteúdos do jogo não têm nada de obsceno e o clima que se pretende criar é de amizade e respeito, não vejo problema nenhum em haver menores no jogo).

Devem, no entanto nem sempre actuam... e os pais que podem nem saber?

Isso são problemas que partem da família. Pois pais tão ausentes que não se apercebam que têm um filho viciado nalgum jogo online (pois só chegando a este extremo é que é realmente preocupante) também não estarão propriamente presentes aquando de outros problemas da vida dos seus filhos de certeza.

Achas que todos os miúdos de têm auto-controlo e auto- disciplina? miúdos de 10 11 12 13 14? alguns podem ter mas todos?

"Miúdos de 10, 11, 12, 13 e 14" maiores idade? Repare que nessa citação falo exlusivamente de maiores de idade.

Bom post, Sir Paulo Ferreira! Totalmente de acordo!

Cumprimentos,
guyincognito
 

DeletedUser

Guest
Meu conselho a ti, cresce e aparece nao faças da idade uma desculpa nem uso para as tuas palavras e actos na vida.

Abraços.


basta ler isto para saber que o que acima foi dito de certeza que n tem ponta que se lhe pegue...

se os conselhos fossem bons, vendiam-se não se davam...

post´s como este mais vale ficarem na cabeça das pessoas, pois nada acrescentam ao tópico... sem argumentos e pura e simplesmente um discurso inflamado sem qqr argumento plausível visando a parte pessoal, a ti digo-o eu, falta-te maturidade para pensar num assunto, e conseguir atingir uma opinião fundamentada e própria.

O Noob, abandona este tópico, amigo.. É escusado argumentar

Não te querem perceber.. quem percebeu, não criticou.. de resto, dos menores que aqui postaram só o GuyIncognito me fez continuar a ter esperança nas novas gerações.. :eek: :D

Exacto noob, nao fales mais aqui..

Ves por este comentario aqui de cima que nao vale a pena...

tu podes jogar e sabes jogar, os outros, a vida é deles...


Caro mark e filip;P obrigado pela defesa no entanto n é calado que as coisas mudam tenho pena que 80% dos jogadores de fórum tenha menos de 15 anos e por isso veja isto como um ataque a si, fruto da sua "idade" e maturidade (tão anunciada) contudo isto vai muito além disso, vai em defesa das famílias de pequenos orçamentos, e pelos miúdos que podem estragar o seu futuro... sinceramente dos que aqui comentaram, só 2 ou 3 valeram a pena como diz o filip e decerto que n me vou andar a cansar o meu português para convencer os inconvencíveis...

Já a minha avó dizia: "O pior cego é aquele que não quer ver" que por sinal é quase um sinonimo para a frase das palas, que por alguns é entendida como insulto (LOOL)



Boas,



Li atentamente o post dele e vi que ele tem razão, e que o Noob, embora esteja e pensar o mais correcto possivel, nós - e falo por mim - agimos muito parentoriamente à sua opinião porque eu não gosto que julguem um livro pela capa, como julgam uma pessoa pela idade.


Uma das coisa que mais me revolta e mais me remoi a minha revolta é a dita história dos 18 anos. Sim, não imaginam a quantidades de vezes que eu já ouvi - " Nunca mais tenho 18 anos, quero ter a carta... quero ser independente"....blá blá blá....
Sim algo se passa aos 18 anos e a sociedade é horrenda e cruel na sua forma de pensar e agir, porque somos crianças até aos 17 anos 11 meses e 30 dias, e no dia seguinte somos um adulto, responsável e já não é criança.

A maturidade não nasce de um dia para outro, nem demora 9 meses a ser formada, nem é diretamente proporcional ao tempo e podemos fazer uma recta linear, nem é nenhuma parabola... não, a maturidade oscila todos os dias, todos os meses, todos os anos...é como o Sol... nasce e morre todos os dias, mas ao contrário do Sol, nem sempre nasce a nascente e morre a ocidente.

vou citar uma frase minha dita neste fórum, neste preciso tópico, justificando a minha opinião,[no entanto que muita gente insiste em não ler o conteúdo e apenas o tema, "aquele "gajo" tá a dizer que os menores n devem jogar?" "vou critica-lo" sem sequer lerem o pq de as pessoas terem uma opinião, ter uma opinião é fácil, justifica-la e argumentar durante a sua defesa n é fácil, mas normalmente quando estou errado chego ao ponto de duvidar da minha própria opinião, e acreditem nesta discussão nunca duvidei se estava certo ou errado e quem me conhece sabe que eu sei dar a mão á palmatoria, quando sei que estou errado], [isto foi um desabafo de quem não mais irá postar neste tópico.... Aos que criticam por criticar, cantem vitoria sabendo interiormente (os que sabem) que estão errados, eu sairei com uma derrota, sabendo que estou correcto] Fica então um dos meus argumentos que numa frase responde ao Sir Paulo Ferreira

é a minha opinião e vale o que vale, claro que o argumento da maturidade é importante pois existe "miúdos" de 15/16/17 anos mais maduros e mais responsáveis que muitos "cotas", no entanto isto não é mensurável... e a idade é...

cumprimentos...
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser

Guest
Boas Noob,

Fico contente com a tua resposta.

E deixa que te diga, que eu não te crufixo pois isso vai contra a minha ectica, sendo eu a favor do Dialetico Filosófico.

Uma coisa que queria deixar clara sim, é que respeito totalmente a tua opinião, e já vi que é devidamente fumentada, os meus parabéns por isso. A minha mensagem não é dirigida frontamente a ti meu caro amigo, mas sim aqueles que deixam os seus erros nos outros - Falo pois de estar farto de ouvir os meus pais dizerem: " Que será desta geração" - esquecendo-se pois que foram pessoas da idade deles e eles que não trasmitiram a devida educação ao filho, e acontessem as cenas do Caronila Michel.

Mas quando a terra não se deixa salgar, e os filhos esquecem do que os mais lhes ensinaram e vão por outros - procurando caminhos mais faceis - aí sim a culpa é em grande parte, mas não só, deles.

Sim tens razão, um Hobbie tão viciante como este Jogo não devia ser jogado por todos, mas, no meu parecer, essa questão não é monetárias, mas sim mental e educacional - como o post original do tópico o diz.

Peço desculpa Noob se passei uma mensagem de condenação atavés das minhas palavras, gostaria também que não abandonasses este tópico, pois quando uma das partes se quebra, ambas perdem qualidade.

Espero no fim chegar a uma conclusão, que nem seja de A nem de B, mas sim AB.


Cumprimentos a todos,
Um bom diálogo
,
Sir Paulo Ferreira
 

DeletedUser

Guest
Olá a todos!

Felicito o autor deste tópico - por lançar um tema muito interessante, e todos os que comentaram - por partilharem as suas opiniões.
Aprendemos sempre alguma coisa com o debate.

Pessoalmente considero:
- o jogo é fascinante e, de facto, suscita interesse a pessoas de todas as idades;
- poderá o jogo ter vertentes que se revelem perversas para algumas pessoas? Penso que sim, mas não mais que N outras situações no mundo real ou online;
- se pensarmos na linguagem menos própria, infelizmente não é exclusiva de alguns jogadores aqui. Se abordarmos os aspectos relacionados com o dinheiro gasto no jogo, a dependência, a maturidade etc etc, voltamos ao mesmo: como é na vida real?

Em suma: estamos perante um conjunto de variáveis que não controlamos e que fazem parte e/ou interagem no mundo complexo de quem somos e onde estamos inseridos na vida.

Na minha opinião, a participação no jogo não influencia substancialmente, positiva ou negativamente, aquilo que somos ou fazemos na realidade.

Tanto quanto tenho observado, reproduzimos no jogo grande parte daquilo que somos enquanto pessoas, ou seja, evidenciamos os nossos valores, a nossa personalidade, o carácter ou a falta dele, entre muitos outros aspectos.

Acho notáveis as dinâmicas que se criam. Por vezes, é como se estivessemos a olhar para a sociedade.
Cada tribo é uma pequena ou média equipa semelhante a muitas outras num contexto real. E naquelas, efectivamente o ambiente geral releva das respectivas lideranças - diz-se que o exemplo vem de cima. Se os líderes são competentes nas funções que desempenham as tribos são harmoniosas.

Termino, com o meu pedido de desculpa por este longo "testamento" e com um apelo a todos os jogadores:

- nunca se esqueçam que se trata de um jogo, é suposto ser muito divertido;
- nunca se esqueçam que por detrás de cada jogador está uma pessoa, mais ou menos igual a nós;
- não se limitem a conquistar muitas casinhas de campo :) usufruam de todas as potencialidades do jogo, como pessoas integras, generosas, divertidas, pedagógicas e, naturalmente, como grandes guerreiros.
 

DeletedUser

Guest
É relevante sáber que +ou- 80% dos guerreiros são de pessoas de maióridade.E comigo aconteceu ao contrário !!Estáva eu atákando duas aldeia bárbara,e uma délas foi conquistáda antes de minhas trópas chegarem,mas acabei por conquistar éla(e meus apoios sempre mando) enquanto isso as outras trópas a caminho dá segunda aldeia,acabou que éla foi conquistada pelo mesmo guerreiro dá primeira(e antes de mim)e minhas trópas nóvamente conquistaram a aldeia.O guerreir em quêstão me mandou uma mensagen com todo tipo de palavrões de baixo nivél.Enviei mensagen dizendo que ia denunciá-lo e que ele iria perder a conta,seria bánido,e que ficaria com todas aldeias dele,ele pediu desculpas ,más eu disse que não voltaria atraz com minha descisão.Não és que uma guerreira, que se dizia mãe dele através de mens., me pediu p/ adciona-la no msn p/ conversar-mos a respeito.Me mostrou-me o gároto na CAN,ele tinha 10 anos,e estavas dôente em pensar que seria banido pela sua ação!!!Lógicamente eu não denunciei,mas que foi uma lição a ele, foi!!!Hoje somos amigos,e teclamos em familia.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Topo