[Tutorial] Unidades do Tribal Wars (especialização de aldeias)

  • Iniciador do tópico sirManteigas
  • Data de início
Estado
Não está aberto para novas respostas.

DeletedUser

Guest
Aldeias especializadas: Ataque / Defesa

No TW existem 11 unidades bélicas:
-lanceiros(L), espadachins (E), arqueiros (A), cavalaria pesada (CP) ---> unidades de defesa
-bárbaros (B), cavalaria leve (CL), arqueiros a cavalo (AC), arietes (RAM) ---> unidades de ataque
-nobre (N) ---> unidade de conquista

Não vou incluir as catapultas pois sao uma unidade desnecessária (irei explicar á frente porquê).

No inicio é normal que façam aldeias mistas, com tanto unidades defesivas como unidades ofensivas MAS numa altura avançada do jogo é inadmissivel que as vossas aldeias nao estejam especializadas em ofensivas e defensivas. Todos devem especializar as vossas aldeias, e porqê? Porque se nao irão ter um poder ofensivo e defensivo muito baixo, e qualquer jogador mesmo mais fraco que especialize as aldeias poderá facilmente derrotar-vos. Se usarem o simulador (o vosso melhor professor de TW) poderão comfirmar o que eu digo, coloquem as vossas tropas de aldeias mistas e depois simulem um ataque espcializado com 6000 B, 3200 CL e 380 RAM e verão quem é que perde mais tropas.

Vou começar por introduzir as unidades ofensivas e respetivas configurações:

Unidades Ofensivas


Bárbaro

Ataque: 40

A unidade de ataque com maior poder ofensivo, sendo no entanto mais fraca que as CL comparativamente. Numa configuração ofensiva mais de 7000 B é desperdicio de tropas, pois tenho reparado que no servidor br cerca de 90% dos jogadores utiliza pra cima de 700 CP nas suas aldeias defensivas alem de que abusam nos espadachins e arqueiros, sendo por isso esta unidade susceptivel a morrer se forem utilizadas sozinhas.


Cavalaria Leve (CL)

Ataque: 32.5
(valores relativos a cada espaço ocupado na fazenda)

A minha unidade de ataque favorita! Apesar de ter um menor poder ofensivo que os barbaros é mais eficaz que eles pois todas as configurações de defesa são especialmente adaptadas às CL, pois não são abundantes em lanceiros. Sem duvida a melhor unidade ofensiva pois alem de serem unidades rapidas tambem têm um otimo saque. Ataque sem CL é desperdicio de tropas.


Arqueiro a Cavalo (AC)

Ataque: 24
(valores relativos a cada espaço ocupado na fazenda)

Apesar do baixo poder de ataque os AC são unidades de ataque bastante eficientes. Pessoalmente uso poucas ou nenhumas nas minhas configurações de ataque pois nao gosto muito desta unidade, no entanto é muito forte contra defesas em que a principal unidade são os arqueiros, pois com uma quantidade reduzida matas todos os arqueiros inimigos.


Aríetes

Passo a explicar porque incluo aqui os aríetes e não as catapultas. Muitos jogadores consideram erradamente que o uso básico do aríete é para destruir a muralha, por isso preferem usar a catapulta porque ela tem melhores valores e pode ser direccionada para atingir qualquer edifício. Isto está errado por 3 motivos:

1 - O aríete é muito mais eficaz a destruir a muralha do que a catapulta.
2 - A catapulta usa mais habitantes, tendo aríetes podes usar esses habitantes para criares bárbaros que tornarão mais eficaz o teu ataque.
3 - A razão mais importante: os aríetes diminuem o bónus que a muralha dá aos defensores. Pelo que aprendi testanto o simulador, se usares pelo menos 213 aríetes, uma muralha de nível 20 é tão eficaz como uma de nível 10, e isto faz uma enorme diferença nos ataques, especialmente quando milhares de tropas estão envolvidas. Mais aríetes podem causar mais destruição na muralha, mas aparentemente o bónus de uma muralha Nível 20 nunca baixa do de uma de Nível 10 (quando destruida na própria batalha). A destruição da muralha depende do número de aríetes e tropas envolvidas no ataque e defesa.

Agora que foram introduzidas as unidades ofensivas passemos às configurações:

Fazer uma aldeia de ataque só com barbaros, AC ou CL é uma estupidez autentica, pois o vosso ataque será fraco para defesas mistas (com os vários tipos de unidades defensivas). Os meus conselhos (ou melhor, imposições) é que utilizem 1 dos seguintes modelos (podem até utilizar os 4 em aldeias diferentes, quanto mais especializadas forem as vossas aldeias melhor):

Modelo 1 --> 3:1:0
7000 B
2500 CL
330 RAM

Este modelo é especialmente indicado para defesa do tipo 2:1:1, pois é o que tem mais barbaros. Na minha opiniao pessoal é o modelo mais fraco, pois peca por excesso de barbaros.

Modelo 2 --> 4:2:1
5000 B
2800 CL
500 AC
330 RAM

Este modelo é mais indicado para defesas 1:2:2, pois já conta com arqueiros a cavalo, e tambem é efetivo contra a defesa 0:1:1. Um bom modelo de ataque com alta probabilidade de sucesso.

Modelo 3 --> 2:1:0
6000 B
3200 CL
330 RAM

Este é o meu modelo predileto, pois é eficaz contra qualquer tipo de defesa. Por vezes retiro 700 CL e coloco 600 AC, mas no final o resultado é quase o mesmo, dependo do gosto de cada um. E alem disso é o de mais rapido recrutamento, em 5 dias e meio têm a aldeia refeita!

Modelo 4 --> 0:1:2
1500 CL
2000 AC
330 RAM

Este é um modelo mais lento de repor, sendo no entanto igualmente eficaz contra os nossos adversários, pois muitos deles, como foi dito anteriormente, adoram as CP, tornando-se vulneraveis a este ataque. Defesas com arqueiros tb caem facilmente. Aconselho a terem uma aldeia destas por cada 20 das outras de ataque.

Alem destes existem outros modelos, mas pra mim este são os fundamentais. Ataques só com barbaros, CL ou AC são ineficazes e nao têm qualquer utilidade, pois são faceis de defender. Lembrem-se, quanto mais especializado for o seu ataque mais dificil fica para o inimigo defender.

------------------------------------------------------------

Introduzindo agora as unidades defensivas e respetivas configurações:

Unidades Defensivas


Lanceiro

Geral: 15 - 37.5%
Cavalaria: 45 - 138.5%
Arqueiros: 20 - 83.3%

Apesar de ser a 2ª unidade (à frente das CP) com os stats mais baixos, acho que é uma unidade indispensavel na defesa. Não incluir lanceiros na vossa defesa é uma burrice tremenda, pois ficam expostos a ataques de CL e AC. Recomendo a ter pelo menos 4000 lanceiros nos vossos exercitos de defesa, pois trata-se de uma unidade muito eficaz contra a cavalaria (a mais eficaz de todas), e nao se safa mal contra arqueiros. Por vezes jogadores experientes excluem os lanceiros dos seus exercitos, o que é um tremendo erro.

Espadachim

Geral: 50 - 125%
Cavalaria: 15 - 46.2%
Arqueiros: 40 - 166.7%

Qualquer que seja a tua configuração defensiva, tens de incluir esta unidade. Eles são a base do teu exército defensivo. Eles fornecem a melhor defesa possível contra infantaria e são fantásticos contra arqueiros a cavalo. O seu único ponto fraco e a defesa contra cavalaria leve, o que a torna vulneravel a ataques só de CL. Um contra é que eles são mais lentos que as outras unidades, portanto é mais difícil utilizá-los como tropa de suporte.


Arqueiro

Geral: 50 - 125%
Cavalaria: 40 - 123.1%
Arqueiros: 5 - 20.1%

Na minha opinião, a segunda unidade defensiva no teu arsenal mas ao mesmo tempo a mais cara. Defende tão bem como espadachins contra infantaria e quase tão bem como lanceiros contra cavalaria leve, mas é muito pouco eficaz contra arqueiros a cavalo. Apesar de alguns jogadores o fazerem, não é aconselhavel usar defesas apenas de arqueiros, pois uns miseros 1500 AC matam todas as tuas tropas mesmo com muralha nivel 20.


Cavalaria Pesada (CP)

Geral: 33.3 - 83.3%
Cavalaria: 13.3 - 40.1%
Arqueiros: 30 - 125%
(valores relativos a cada espaço ocupado na fazenda)

CP é tão boa como 4 espadachins, mas usa 6 unidades de fazenda. Pode não parecer mas ter 6000 espadachins em vez de 4000 faz uma enorme diferença. A única vantagem da CP é a sua velocidade, portanto devem ser recrutadas algumas para as enviar como apoio quando alguem precisa. Não as recrutes na vila onde tens o paladino. Na minha opiniao pessoal é uma inutilidade ter CP em aldeias onde usas outras unidades de infantaria misturadas. Alem disso já vi pessoas a usarem espadachins com CP, o que é um tremendo erro, as CP são fortes na DG (defesa geral) e na DA (defesa contra arqueiros), assim como os espadachins, o que torna a vossa defesa inutil contra ataques com CL.

Passando agora às configurações:

Modelo 1 --> 1:1:1
6900 L
6900 E
6900 A

Este é o modelo predileto da maioria dos jogadores mais experientes, no entanto para mim tem um factor que nao abona muito esta defesa, que é a muralha. É mais vulnerável a ataques com ariete que a 1:2:2. No entanto nao deixa de ser uma das melhores configurações que podem usar.

Modelo 2 --> 1:2:2
4000 L
8500 E
8500 A

Este é o modelo que eu uso, nao tem pontos fracos e é o mais eficaz para ataques com mais arietes que o normal! Aconselho esta defesa, no entanto, assim como todas as outras defesas que usam apenas infantaria, leva cerca de 1 mês / 3 semanas pra recrutar.

Modelo 3 --> 1:1:0
10000 L
10000 E

Este modelo é mais rapido a recrutar que os 2 de cima, no entanto é um pouco mais fraco e o facto de nao incluir arqueiros torna-os vulneravel a ataques mistos com tanto de CL como de barbaros.

Modelo4 --> 5:0:0:1
10000 L
1800 CP

Este é o modelo mais eficaz em tempos de guerra, pois em 1 semana está reposto! Convem utiliza-lo para aldeias que conquistamos dos inimigos, pois repomos a defesa bem rapido. Claro que é mais fraco que os outros, mas mesmo assim compensa pela rapidez de recrutamento!

==============================
Tópico original por Reavstone
 

DeletedUser

Guest
Excelente tuturial, os meus parabens ao autor

Obrigado :)

O tuto é originalmente meu, apesar de me ter baseado um pouco em outros tutos. Mas 70% do que aí está é baseado nos meus cálculos e experiências com o simulador.
Como ainda não tinha visto nenhum do género aqui decidi postar.
 

DeletedUser

Guest
o manteigas teve fexado no karto durante 2 meses e depoix sai m com este grande trabalho!!!

continua assim fexado no quarto xD:eek:
 

DeletedUser13440

Guest
Muito bom tutorial

Finalmente um tutorial com as diversas maneiras de especializar, mas e explicar os seus pontos fracos e fortes!
 

DeletedUser

Guest
Gostei muito do tutorial e só tenho uma dúvida:

Passando agora às configurações:

Modelo 1 --> 1:1:1
6900 L
6900 E
6900 A

Este é o modelo predileto da maioria dos jogadores mais experientes, no entanto para mim tem um factor que nao abona muito esta defesa, que é a muralha. É mais vulnerável a ataques com ariete que a 1:2:2. No entanto nao deixa de ser uma das melhores configurações que podem usar.


Qual a unidade que defende melhor os arietes? Os espadachins e os arqueiros? :)

Foi o que percebi pelo que citei.. Desculpem se fiz uma pergunta muito noob.. :eek:

EDIT: uma das razões também pelas quais é estupidez usar catapultas na destruição da muralha é porque as catapultas atacam no fim do combate.. ;)
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser13440

Guest
os arietes estao incluidos na defesa geral, logo uem os defende melhor sao os espadachins e os arqueiros
 

DeletedUser3481

Guest
O tutorial, tem vários erros. :rolleyes:

A muralha NUNCA funciona a menos de metade do seu nível original.

Ainda não percebi quais os calculos feitos para as tuas contas, principalmente a nivel de rácio de tropas.


Modelo 1 --> 3:1:0
7000 B
2500 CL
330 RAM
7000/2500 é 2,8; é aceitável.
No entanto anteriormente baseias-te para ataque pela população unitária.

Se virmos, dessa forma: 7000/(2500*4)=7000/10000 = 0,7

nem vale apena continuar para os restantes.

Arqueiro

Geral: 50 - 125%
Cavalaria: 40 - 123.1%
Arqueiros: 5 - 20.1%

A defesa mais utilizada não é que colocaste, mas sim a 0:1:1
ou então 10k arcos + CP.

No ataque não consideras a CP porque?!
a meu ver é a unidade mais util e mais completa do jogo.
se usares um ataque baseado, em CP, consegues defender pequenos ataques.
No entanto move-se mais rápido do que as outras unidades(infantaria) para apoios rápidos.

Muito incompleto e muita coisa e melhorar.
;)
 

DeletedUser

Guest
bem me parecia teu.Eu propio nao uso aldeias especializadas e ja dei cab de jogadorescol aldeias especislizadas.
 

DeletedUser

Guest
Gostei muito do tutorial e só tenho uma dúvida:




Qual a unidade que defende melhor os arietes? Os espadachins e os arqueiros?

Foi o que percebi pelo que citei.. Desculpem se fiz uma pergunta muito noob..

EDIT: uma das razões também pelas quais é estupidez usar catapultas na destruição da muralha é porque as catapultas atacam no fim do combate.. ;)

Tanto arqueiros como espadachins têm uma DG de 50, logo são igualmente eficazes contra os arietes. Pelo contrário, a DG dos lanceiros é de apenas 15, logo é muito menos efetiva contra os arietes (podes comfirmar com o simulador).
Quanto as catapultas, se nao estou em erro eu digo isso no tuto, se nao vou corrigir já :p


A defesa mais utilizada não é que colocaste, mas sim a 0:1:1
ou então 10k arcos + CP.

No ataque não consideras a CP porque?!
a meu ver é a unidade mais util e mais completa do jogo.
se usares um ataque baseado, em CP, consegues defender pequenos ataques.
No entanto move-se mais rápido do que as outras unidades(infantaria) para apoios rápidos.

Muito incompleto e muita coisa e melhorar.

A configuração de defesa mais utilizada é a 1:1:1, por jogadores experientes (não estou a contar com os noobs, porque esses fazem aldeias mistas). Como tu achas que a mais utilizada é a 0:1:1 então acho que precisas de rever os teus conceitos sobre o jogo, já que não incluir lanceiros numa defesa de infantaria não tem lógica nenhuma. Posso dar-te já 2 razões pra não usar essa defesa:
- Tempo de recrutamento mais elevado que qualquer uma da outras
- Baixa defesa contra cavalaria devido à ausência de lanceiros
Uma defesa só de arqueiros com CP, outra estupidez pelas razões indicadas acima.

Quanto à CP, eu quando tinha 3/4 mese de jogo disto tambem atacava com ela... realmente é muito bom, é a unidade mais cara, e que ocupa mais população no jogo, é realmente muito util ter muitas CP's nos ataque... e sabes, experimenta fazer aldeias com 4000 barbaros, 4000 lanceiros, 500AC e 1000 CL's... é muito bom mesmo :D

Quanto ás contas que eu fiz, aquela que aparece em %, só os mais esclarecidos entendem que aquilo se refere ao poder de ataque. Por exemplo, num ataque com barbaros, conta a DG da unidade, num ataque com AC com a DA da unidade de defesa, e por aí vai... Daí eu fiz as contas em comparação de acordo com as unidades de ataque. Por exemplo, quando o barbaro ataca conta a DG da unidade de defesa, logo pegando num espadachim, por exemplo, quem te 50 de DG, ao ser atacado pelo barbaro que tem uma força de ataque de 40, faz com que cada espadachim, sem contabilizar muralha, sorte, etc mate 1,25 barbaros, o que em percentagem dá 125%. Se quiseres eu faço um desenho, é que assim é um pouco dificil de entender. :)

Se achas o tutorial fraco e incompleto, apresenta um melhor, desde que fundamentes o que digas e comeces a melhorar a matematica e a usar mais o simulador e menos o senso comum.

Aos outros, o meu obrigado, podem seguir tudo o que está aqui que não se vao arrepender.. eu sigo, e comforme pode observar pelo meu stats no br não há jogador que resista, tudo o que aparece à frente morre :p
 

DeletedUser

Guest
Desculpem se a pergunta é de noob,mas alguem me explica essa coisa do
3:1:2
1:1:0
4:2:1

xD

o que é que isso significa?

Um abraço
 

DeletedUser

Guest
Desculpem se a pergunta é de noob,mas alguem me explica essa coisa do
3:1:2
1:1:0
4:2:1

xD

o que é que isso significa?

Um abraço


É uma proporção. Em defesa considera-se a seguinte ordem:
1º - lanceiro
2º - espadachim
3º - arqueiro
4º - CP

Logo isto aqui assim, por exemplo:
1:2:3:1
Significa que na tua aldeia a proporção vai ser de 1 lanceiro para 2 espadachins para 3 arqueiros para 1 CP.
ou esta: 1:2:2
Significa que por cada lanceiro que fazes tens de fazer 2 espadachins e 2 arqueiros

No ataque é igual, funciona tudo como uma proporção.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Topo