Acho importante tambem diferenciar diferentes tipos de "skill" como lhe chamam. Dizem e bem que nos dias de hoje quase toda a gente sabe conceitos fundamentais, ditas mecânicas de jogo, como snipar, backtime, entre outros. Isso é um tipo de skill, mais relacionado com fazer jogadas invidivuais. Mas é importante referir também que ha outro tipo de skill, na minha opinião mais importante, que é tomada de decisão (geralmente lido como decision making em ingles): a capacidade de um jogador ver todas as opçoes que tem e saber qual a melhor escolha. Devo dar já rush à academia ou ainda é cedo? Devo evoluir minas? Devo fazer mais tropas? Hm, tendo em conta a minha situaçao, é melhor conquistar 1 aldeia de 3K mil pontos, ou estarei melhor a conquistar duas de 1K?
Na minha opinião isso é mais importante que tudo: gastar recursos da maneira mais eficiente possível, gastar tropas da maneira mais eficiente possível e tomar sempre a decisão que leva a um melhor futuro da conta do jogador. Claro que PP's e tempo têm sem duvida um papel enorme, mas cada jogador deve ter a skill de se adaptar e saber a melhor estratégia segundo a sua situação.
Eu sou um jogador que não tem muito tempo para cá estar, nem gasto 1€ neste jogo há uns 7/8 anos, já nem sei bem. Como tal no último mundo que joguei (67) foquei-me em fazer defesa, conquistar bárbaras em mar azul, e apoiar os jogadores que mais precisavam e que tinham mais disponibilidade que eu para serem úteis na guerra. Não fiquei com grande classificaçao de pontos (posição 61 neste momento), mas fiquei em 5º lugar do OD apoiante do mundo e apesar da minha falta de tempo não me senti inútil e sinto que fui uma parte que levou a minha tribo a vencer o mundo. Podem dizer que não tenho skill por ter sido jogador para bárbaras e de mar azul, mas teria sido melhor tentar fazer um jogo normal onde estaria muito mais susceptivel a perder aldeias, quando em vez disso podia deixar o trabalho da guerra para quem tem capacidade disso e ajudá-los no seu trabalho com o seu apoio?
O que quero dizer com isto é: existem diferentes estratégias e estilos de jogo, e no fundo cada um está a fazer o que acredita ser melhor para si ou para a sua tribo, tenham mais ou menos tempo, gastem mais ou menos pp's. O importante é que sejam capazes de identificar as vossas melhores opções e tomar o rumo que vos dá mais probabilidades de sair vitoriosos de um mundo.
Em relação a "só tem skill quem tem tempo para o jogo, e que dura muito tempo", isso não é de todo verdade. Podes ter dois grandes jogadores, excelentes jogadores até, que sejam inimigos e calhem um ao é do outro. Se um deles conquistar o outro não tira mérito do que foi conquistado, pois continua a ser bom jogador, simplesmente neste caso perdeu, como há de ganhar noutras situações.